quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dor após os exercícios



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Dor após os exercícios.

Quem já não sentiu dor depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia uma atividade física? A dor é inevitável tanto para iniciantes como para atletas, mas o importante é saber até que ponto ela é considerada normal ou se está se tornando maléfica.

Se você é iniciante, se está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade irá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto porque o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços.

No sistema muscular, irá ocorrer microrrupturas nos grupos musculares solicitados durante o exercício e acúmulo de ácido láctico, gerando no organismo um processo de defesa que leva a um processo inflamatório. Além da parte muscular, você também irá sentir novas adaptações em outros sistemas como o metabólico, o cardiovascular, etc.

Se você fizer o mesmo treino por um determinado período (em média de 2 a 3 meses) o seu organismo irá se adaptar a intensidade do exercício feito e esta dor irá desaparecer aos poucos.

Mas sempre que você fizer exercícios físicos ou atividades físicas diferentes ou aumentar a intensidade dos exercícios que já está fazendo ou ainda ficar um tempo sem fazer os exercícios e voltar aos mesmos proporcionando novos estímulos ao corpo, esta dor aparecerá.

Os treinos mais intensos darão maior probabilidade a que isto aconteça, por isso os atletas também aprendem a conviver com a dor e evitar lesões. Não é que seja preciso sentir dor para fazer exercícios, e que estes surtam efeito, aliás, se você sente dor durante o exercício é sinal de que está forçando além do que deve ou que já é hora de parar e diminuir o ritmo ou a intensidade do exercício.

Agora tudo depende do seu objetivo. Se você quer melhorar a sua performance, aumentar a massa muscular e melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório deverá trabalhar com limites e treinos mais intensos podendo causar estas dores musculares nos dias seguintes ao exercício executado.

Se você treinou e sentiu dor no dia seguinte, procure treinar outros grupos musculares ou fazer atividades com menor intensidade para não piorar a situação. Por isso é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios e conhecer exatamente o seu nível de condicionamento, trabalhando de forma adequada com a intensidade certa que possa lhe proporcionar melhora no rendimento sem causar lesões, respeitando o seu limite.

Fazer compressas de gelo, que é um processo antiinflamatório, pode ajudar a diminuir a inflamação nos músculos. Faça pelo menos 2x por dia por 10 minutos.

Algumas pessoas precisam tomar um antiinflamatório, mas nestes casos é essencial que um médico faça a prescrição do melhor medicamento para você.

Não esqueça de fazer muito alongamento antes e depois dos exercícios, pois estes também ajudam a relaxar a musculatura depois do esforço.

Respeite o período de repouso não treinando o mesmo grupo muscular em dias seguidos ou alternando atividades intensas com atividades moderadas em dias seguidos.

Se estiver com muita dor não treine. Descanse!

Veja também:

Melhores produtos de Fitness. Clique

Os Beneficios da natação



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Os Beneficios da natação.


A natação é uma técnica antiga em que muitas pessoas desconhecem todos os benefícios que ela oferece.

Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê, ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias.

É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.

Quem nada chega a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora.

Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro.

E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia.

Saiba um pouco mais sobre os estilos e seus benefícios:

Peito / Clássico. Os músculos mais exigidos nesse estilo são os peitorais e aqueles localizados na parte anterior da perna, entre o pé e o joelho (flexores tipiais).

Costas. Trabalha os músculos das costas, barriga, bumbum, peito e parte anterior das coxas.

Borboleta. É ótimo para fortalecer ombros e braços e exige uma ótima coordenação entre pernas e braços.
Crawl. Ajuda na definição muscular das costas e braços.

É um estilo que permite que você nade por um longo período de tempo e com rapidez, favorecendo para quem quer emagrecer.


Como se faz uma caminhada



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como se faz uma caminhada.

O exercício de caminhada não significa simplesmente sair andando por aí. Ele tem regras básicas que devem ser observadas para que os benefícios cardiovasculares sejam alcançados:

A frequência mínima é de três vezes por semana, intercalando-se os dias. Deve-se escolher locais pouco poluídos e os melhores horários são antes das 10 horas e depois das 17 horas para se evitar os efeitos indesejáveis dos raios solares mais fortes.

Prefira pisos macios quando possível, use roupas folgadas e de cores claras, use tênis leve, macio e apropriado, dispense roupas sintéticas. Tenha postura ereta com certa retração do abdômen, mantenha os braços descontraídos e em movimentos rítmicos. Distância inicial de 1500 metros em 15 minutos. A progressão pode ser pela distância, pelo tempo ou por ambos.

Dê passos largos, mas não acelerados. Permitem-se conversas amenas e despreocupadas, tudo isto sem perder a postura e o ritmo. Não há necessidade de aquecimento prévio, manter a frequência cardíaca alvo de 70% a 80% da FCM. Somente passe da caminhada para corrida, quando o condicionamento físico estiver bom, o que pode ser verificado empiricamente pelo fato de as caminhadas já estarem sendo realizadas com facilidade, sem cansaço, e sempre sob supervisão e ou controle médico.

DICAS PARA UMA CAMINHADA SEM PREOCUPAÇÕES:

Para fazer uma caminha com qualidade é sempre bom praticar em lugares agradáveis e saudáveis, como por exemplo, um espaço ao ar livre com árvores, longe de poluição, barulho e tumulto. Vestir roupas leves que facilitem a transpiração e não prendam o corpo.

Se você não mora perto de algum parque, ou não é sócio de algum clube que disponha de tal ambiente, poderá também caminhar em calçadas, mas deve ter muita atenção, pois calçadas podem ter buracos e você pode se machucar.

Ao caminhar em uma calçada é bom escolher um local que não tenha muito movimento nas ruas, pois o monóxido de carbono emitido pelos escapamentos dos carros é prejudicial à saúde, e não queremos isso, já que estamos buscando através da caminha uma vida mais saudável.

IMPORTANTE:

Antes de qualquer coisa é necessário que você saiba a sua freqüência cardíaca, pois a intensidade do exercício a ser realizado deve ter como limite 60% a 70% dessa freqüência.

Para não correr o risco de sofrer alguma lesão ou distensão é essencial fazer alongamento antes e depois do exercício físico.

COMO SABER SE ESTOU TENDO BENEFICÍOS?

Repita isso após algumas semanas. Se depois desse período a freqüência cardíaca estiver mais baixa, provavelmente os benefícios já devem estar ocorrendo.

COMO CAMINHAR

O método mais correto para caminhar é olhando para a linha do horizonte, com os braços livres de qualquer peso, a musculatura abdominal e glútea devem estar contraídas, e nunca caminhar com tornozeleiras, pois estas podem prejudicar a coluna vertebral.

Livrar-se das tensões psicológicas, depressão e angústia, que faz com que a pessoa ande com o mundo nas costas.

BENEFÍCIOS:

A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como:

Melhor estabilidade articular;
Aumento de massa óssea;
Aumento do colesterol HDL (bom colesterol);
Aumento da taxa de hormônio do crescimento;
Diminuição da freqüência cardíaca de repouso;
Diminuição da pressão arterial;
Melhor utilização da insulina;
Controle da obesidade;
Diminuição do risco de varizes;
Diminuição do risco de derrame cerebral;
Diminuição do risco de arteriosclerose;
Diminuição do risco de dor lombar;
Aumento da força;
Aumento da flexibilidade;
Aumento da resistência aeróbica;
Aumento da resistência anaeróbica;
Facilitação da correção de vícios posturais;
Aceleração da recuperação de várias cirurgias;
Melhora da qualidade do período gestacional;
Facilitação do parto normal;
Facilitação da mecânica respiratória;
Favorecimento do controle da osteoporose;
Aumento da eficiência do sistema imunológico;
Estímulo da otimização do crescimento;
Diminuição do estresse psicológico.


Hidroginástica: a moda saudável



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Hidroginástica: a moda saudável.

Hidroginástica para emagrecer e manter a boa forma 
 
A prática da hidroginástica virou moda entre homens e mulheres no Brasil. Cansadas dos desgastantes exercícios das academias, muitas pessoas acharam na hidroginástica a combinação perfeita de condicionamento físico e relaxamento mental.

Por ser uma atividade física praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui cerca de 90%, eliminando o impacto muscular e das articulações. Por isso, a hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico.

Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la. Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.

A hidroginástica é indicada também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.

Segundo o médico ortopedista Roniel Tadeu de Faria, esse exercício físico é comprovadamente benéfico para a pressão sangüínea, melhorando a função cardiovascular, tonificando os músculos, dinamizando a flexibilidade das articulações e diminuindo as gorduras corporais e o stress.

"A hidroginástica tem um resultado fisiologicamente melhor que o da academia porque é mais saudável", compara o médico. Apesar de ter um gasto calórico de 260 a 400 kcal por hora, a hidroginástica sozinha não emagrece. A associação de atividade física mais dieta alimentar é a fórmula mais certa para o emagrecimento.

Se nas aulas, o aluno perde energia, ele não deve repor tudo o que foi gasto nos exercícios comendo guloseimas. A seleção dos alimentos é fundamental.

HIDROTERAPIA

A Hidroginástica superou os limites do esporte e hoje é um recurso terapêutico para tratar problemas ortopédicos e neurológicos. Chamado de hidroterapia, esse tratamento tem possibilitado a reabilitação de muitas pessoas. Na Univap – Universidade do Vale do Paraíba – a hidroterapia é praticada por cerca de 100 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Acompanhados por fisioterapeutas, os pacientes realizam exercícios específicos em uma piscina de água aquecida e de profundidade móvel. Segundo as professoras do curso de fisioterapia, Luciana Cristina Steinle e Nadiely Silva Barros, a hidroterapia é diferente da hidroginástica porque não tem o objetivo de performance, o tratamento é individualizado e o objetivo é fazer com que o paciente consiga fazer movimentos que muitas vezes ele não consegue realizar fora da piscina.

Para Luciana, apesar de ter a filosofia da reabilitação física, os pacientes acabam sendo beneficiados psicologicamente, pois muitas patologias interferem no estado psicológico.

Fonte.

CLIQUE AQUI E VEJA ACESSÓRIOS PARA HIDROGINÁSTICA


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fisioterapeuta do Esporte



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Fisioterapeuta do Esporte.



O uso da fisioterapia vem crescendo a cada dia no esporte. Assim os atletas estão entendendo a importância dessa prática no seu rendimento.

Em geral, somente quando sentem dor ou já tem uma lesão é que os atletas procuram tratamento fisioterapêutico.  
Mas por que não procurar um acompanhamento profissional antes de acontecer a lesão? 

Hoje o esporte está muito elitista e específico, apresentando um risco cada vez maior do esportista contrair uma lesão, que na maioria dos casos poderia ser evitada através da atuação preventiva do fisioterapeuta.

A fisioterapia que por muitos anos foi tida apenas como uma ação curativa, passou a ter um papel decisivo até mesmo na melhora da performance dos atletas.  

O trabalho de prevenção realizado pelo fisioterapeuta deve ser diário e individual, pois cada atleta possui caracteristicas peculiares nos campos fisiológico e estrutural. 

O tratamento ideal deve incluir uma boa avaliação, propriocepção, fortalecimento muscular, programa de alongamento, e correção postural.


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Coselhos para prática de atividade física



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Coselhos para prática de atividade física.


1- O sedentarismo, hoje em dia, é considerado uma doença. Para não ser considerado sedentário, bastam 30 minutos de atividade física por dia, divididos em três períodos de 10 minutos. Ande 10 minutos para chegar ao trabalho e quando sai dele. Os outros 10 minutos podem ser feitos com tarefas domésticas : lavar vidros, lavar carro, andar no supermercado, jardinagem, etc. 

2- Não faça atividade física em jejum. Tome pelo menos um suco antes. 

3- Quando participar de algum jogo ou atividade física mais intensa, dê um intervalo de pelo menos 4 horas depois do almoço ou de 2 horas após um lanche. 

4- Exceto para as caminhadas, todas as outras formas de atividade física, exigem alongamentos prévios. 

5- Evite qualquer exercício estando sob efeito (mesmo que leve) de bebida alcoólica. 

6- A hidratação durante exercícios é obrigatória. Beba água ou líquido isotônico antes e depois. Se a atividade durar mais que 30 minutos, beba também durante o esforço. 

7- Em qualquer tipo de contusão ou dor pela prática de atividade física, aplique bolsa de gelo no local, o mais rápido possível, por 30 minutos. Em lesões dos dedos das mãos ou dos pés, esse tempo será de 10 minutos. 

8- Para sua segurança, use protetores indicados para cada esporte : boné para correr sob o sol, caneleira para futebol, tornozeleira se seus tornozelos tiveram problemas recentes, joelheira quando sentir dores nos joelhos, etc. 

9- Sempre que praticar esporte sob o sol, prefira roupas claras, brancas de preferência. Melhor que o tecido seja de algodão ou tecido misto, mas com algodão. 

10- Sua vestimenta – camisa, calção, meias – não pode apertar e deve permitir ampla liberdade de movimentos e boa ventilação. 

11- Nas atividades em dias frios, nunca use agasalhas de plástico, náilon ou tecidos emborrachados. Prefira agasalhos de algodão, mesmo que uns sobre outros e vá tirando-os conforme o corpo vai ficando aquecido. 

12- Se você não tiver bom condicionamento físico, não faça mais que uma atividade física por dia.

13- Use sempre tênis de boa qualidade, que permita ventilação, que tenha palmilha amortecedora e que não aperte. 

14- Evite procurar pessoas leigas quando tiver problemas de contusão. Sempre procure um médico