sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pilates com theraband



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Pilates com theraband.


Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de "mente sã e corpo são", Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.


Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas. Assim como aparelho, foram criadas outras adaptações como o uso de bola bobath e Thera Band, trazendo o pilates com a bola e o pilates com theraband.

O uso do Theraband é muito importante principalmente com o objetivo de resistência. Como cada cor de theraband ( ou qualquer outra faixa elástica) determina o grau de resistência a ser utilizada, o profissional e o executante pode mudar o grau do exercicio conforme evolução do exercício. 

Importante: Deve sempre ser ministradas por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

* Publieditorial
Texto fornecido pelo anunciante


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plataforma vibratória não emagrace



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Plataforma vibratória não emagrace.


Novo equipamento da moda no Brasil, a plataforma vibratória promete reduzir o tempo de um exercício de 60 para 12 a 15 minutos e ainda emagrecer, fortalecer os músculos e melhorar a capacidade cardiovascular. Apesar disto, não existem estudos que comprovem a eficácia do treinamento em superfícies oscilantes.

"A maioria dos estudos não mostrou maior eficiência em relação a um método convencional para ganho de massa ou perda de peso. Já o treinamento de flexibilidade feito após a exposição à vibração apresentou maior eficiência, assim como foram observadas melhoras na força e potência musculares em pessoas idosas ou com baixo nível de treinamento", conta Mauro Batista, do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da EEFE-USP, onde faz estudos com as plataformas.

A melhora na força em idosos também foi relatada por Marco Cardinale, um dos precursores em estudos de treinamentos sob vibração, segundo Rodrigo Ferraz, Coordenador preparação física Nutriaid.

"No Congresso Europeu de Ciências do Esporte, um dos melhores congressos sobre atividade física mundial, em 2008, Marco Cardinale mostrou dados que em pessoas sedentárias ou atletas não existe melhora alguma, tanto para força quanto para emagrecimento", explica Ferraz.

O equipamento também é usado para tratar pacientes com dores e limitações. "Apesar de muitos pacientes terem restrições, em doentes com dor crônica não há resultados notáveis em relação à redução peso", conta Marco leme, nutricionista do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.

A plataforma vibratória é utilizada há aproximadamente 20 anos nas academias da Europa e dos EUA. Ela proporciona vibração para os músculos enquanto a pessoa pratica atividade física. O equipamento simula os movimentos da caminhada e faz com que os músculos se contraiam.

Fonte: Uol Saúde


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atestados médicos para a prática desportiva terão mais detalhes



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Atestados médicos para a prática desportiva terão mais detalhes.


A fim de permitir uma melhor descrição sobre o praticante atividade física, mais informações terão que ser incluídas no atestado médico exigido em academias, clubes e competições a partir de agosto. As novas normas foram definidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Serão inseridos nos novos laudos as seguintes informações: o tipo, intensidade dos exercícios permitidos, as limitações da pessoa e indicação de exames para os interessados em praticar algum tipo de atividade física.

Na avaliação de especialistas em saúde incluindo o profissional de educação física, os atestados de hoje em dia são muito básicos e não atendem as especificidades de cada atividade física, uma vez que eles consideram que um praticante de ciclismo tem um tipo de treinamento completamente diferente de quem faz judô, por exemplo. O objetivo das novas normas é permitir um melhor planejamento por parte dos professores de educação física e dos médicos especializados em esporte. Além disso, o aumento no número de informações também pode colaborar no combate ao uso de atestados falsos.


terça-feira, 11 de maio de 2010

Evite a morte súbita no exercício



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Evite a morte súbita no exercício.


1- A morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte (MSEE) pode ser definida como a morte que ocorre de modo inesperado, instantaneamente ou não. Uma outra definição utilizada seria a da morte que ocorre de 6 a 24 horas após prática de uma atividade físico-desportiva

2- A MSEE, apesar de ser um evento que traz grande repercussão e comoção, especialmente quando ocorre em atletas competitivos, é um evento raro e não existem dados que indiquem que sua frequência esteja aumentando.

3- Abaixo dos 35 anos as cardiopatias congênitas estão mais frequentemente relacionadas à causa de MSEE.

4- A doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de gordura) é a causa mais frequente de MSEE acima de 35 anos.

5- A avaliação pré-participação (APP) sistemática e periódica é a estratégia mais eficiente para se prevenir a MSEE e, em seu nível mais básico (anamnese e exame físico), deve ser realizada, por médico com experiência na área, em todos os indivíduos que praticam exercício e esportes.

6- Essa avaliação é justificável do ponto de vista ético, médico e legal.

7- A realização de exames complementares depende das características do indivíduo avaliado (idade, nível de envolvimento na prática do exercício).

8- No esporte competitivo é altamente recomendável que o teste ergométrico seja realizado por todos os indivíduos.

9- O profissional médico mais habilitado para realizar uma adequada APP é o especialista em Medicina do Esporte.

10- Instituições que oferecem prática de exercícios e esportes (academias, clubes, escolas) e que organizam eventos esportivos (associações, federações, confederações) devem requerer um atestado médico, estabelecendo para qual tipo de atividade físico-desportiva o candidato está apto.Devem, ainda, estas instituições organizar e treinar seu pessoal para atendimento emergencial básico e quando recomendado (ambientes com mais de 2.500 frequentadores, programas especiais de exercícios para idosos ou para cardiopatas), ter um desfibrilador à disposição e um plano de contingência médica para o pronto transporte da vítima para um complexo hospitalar, quando necessário.

Fonte: Portal do Coração

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Recuperação ativa



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Recuperação ativa.


Para ter um melhor desempenho no pedal e obter o máximo de aproveitamento dos treinos, não há nada mais importante do que o repouso. É durante o tempo de descanso que recuperamos nossas energias e regeneramos nossa musculatura, tornando possível a próxima sessão de exercícios. Mas se engana quem pensa que descansar é o mesmo que ficar parado.

É comprovado cientificamente que se exercitar de forma leve durante o período de repouso ajuda na recuperação do atleta. É a chamada recuperação ativa, ou treino regenerativo, adotada por muitos esportistas e treinadores com o objetivo de diminuir e otimizar o tempo de descanso entre os treinos. De acordo com o coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da UFSCAR, Sérgio Perez, depois das provas e treinos nos quais o nível de lactato eleva-se bastante, a recuperação ativa facilita a remoção desse excedente de lactato mais do que o repouso.

"O objetivo principal, no período de recuperação, é oxidar este lactato, que resulta em água e gás carbônico, tirando a sensação de desconforto e de fadiga causada pelo exercício. A recuperação ativa acelera este processo, deixando o organismo pronto para a nova empreitada, ou seja, é necessário exercitar-se continuamente durante o período de recuperação", explica o professor de triathlon Leandro Abete, que recomenda que o treino regenerativo seja feito após treinos ou provas onde uma maior intensidade foi exigida e houve um grande acúmulo de ácido lático.

Mas, para fazer a prática dar certo, é importante ter em vista alguns detalhes que ajudarão o ciclista em seu descanso ativo. O primeiro passo é praticar a modalidade à qual já se está habituado, "pois assim há o envolvimento dos mesmos grupos musculares facilitando a recuperação", afirma Perez. No entanto, "buscar uma atividade para a qual não se tem um condicionamento específico poderá gerar mais desgaste, além de exercitar um grupo muscular diferenciado", previne o Leandro.

Em segundo lugar, Abete recomenda, para atletas amadores, fazer a recuperação ativa com intensidades entre 35% e 45% do VO2máx, um indicador que pode ser obtido através do teste ergoespirométrico e que indica a capacidade do corpo metabolizar o oxigênio captado durante o exercício. Porém, pessoas com um condicionamento mais desenvolvido podem fazer um esforço entre 55% e 65% do seu VO2máx. Perez, apoiado em estudos publicados sobre o assunto, indica que se adote "intensidades de 30% a 50% da carga máxima exigida durante a prova ou treino".

Por fim, e mais importante, é necessário respeitar o próprio condicionamento físico e não exceder os limites. Caso contrário, o atleta "poderá fazer o processo inverso, acumulando mais lactato, ou pode até mesmo caminhar para uma lesão", adverte o treinador.

Fonte: Prólogo



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Presentes para a sua mãe



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Presentes para a sua mãe.


Mãe é mãe. Essa frase, tão simples, mas altamente significativa. Então selecionamos alguns presentes, de diferentes preços, em forma de sugestão para presentar essa pessoa tão importante:

Ar Condicionado Split 9000 btus Frio P09F Electrolux


Porta Retrato Digital 6´´ com Rádio Relógio/Desp. - PolaroidPorta Retrato Digital

CD Iluminar
CD Iluminar Padre Fábio De Melo
Laloa Eau de Toilette Feminino 100mlLaloa Eau de Toilette Feminino 100ml  Via Paris
Tem outras opções como:
Livros, Dvds dentre outros.
veja no PORTAL DOS SONHOS DAS MÃES