segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fortalecimento dos músculos do quadril evita lesões



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Fortalecimento dos músculos do quadril evita lesões.


Nas academias, muita gente passa batido pelos exercícios que trabalham a musculatura do quadril e, às vezes, nem mesmo se lembra que ela precisa ser fortificada. Mas dedicar pelo menos um tempinho do treino a essa região pode fazer uma baita diferença quando o assunto é proteger o corpo. 

Formado pela união da pelve com o fêmur (osso da coxa), o quadril trata-se de umaarticulação que fornece um caminho para a transmissão de forças até os membros inferiores. "Quando os músculos desta região estão fracos, aumenta o risco de lesão nas articulações do joelho e tornozelo", explica o fisiologista e personal trainer Giuliano Mota, da Formula Academia, de São Paulo.

Essa, inclusive, foi uma das conclusões de um estudo recém-publicado na revista "Sports Health", realizado pela Universidade de Calgary, em Alberta, no Canadá, que apontou que a fraqueza muscular na região é um contribuinte para que corredores desenvolvam lesões  musculares nos joelhos e abaixo deles, ocasionando males como dor crônica, tendinite e dores na sola do pé. 

Tudo isso por que os músculos dos quadris são responsáveis pela estabilização da perna durante a corrida e, uma vez que estão enfraquecidos, tornam-se facilmente fatigados. Portanto, há menos controle da perna e o risco de se machucar cresce.

Os motivos para exercitar a região não param por aí. A se começar pela realização de movimentos naturais do corpo, como sentar, levantar, andar e saltar, que demandam uma musculatura tonificada e alongada para gerar mais flexibilidade e menos desconforto.

"Também existe uma relação direta de equilíbrio entre os músculos opostos do tronco e os da articulação do quadril para que se tenha uma boa postura. O fortalecimento muscular dessa área contribui diretamente para uma melhor estabilidade do corpo", afirma o personal trainer.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Geriatria x Esportes



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Geriatria x Esportes.


A idade aconselhada para que alguém procure um geriatra é aos 30 anos. A vida agitada leva as pessoas ao stress principalmente porque elas não conseguem externar o que se passa com elas. A somatização de problemas reflete no psíquico e no físico. A maioria das pessoas tem dificuldade para falar e não se dá bem com psicoterapias.

Na nova geriatria algumas técnicas usadas são a neurolinguística, máquinas como o Pinel Trainer e o Megabrain, além, é claro, do uso correto das vitaminas, tudo para retardar o envelhecimento.

Mentalização

O importante no uso desta teoria é a mentalização dos objetivos a serem alcançados e metas pré-determinadas para cada um deles. Se a pessoa escrever em um papel suas metas em tempo de curto, médio e longo prazo, ela cria uma conotação muito séria para o cérebro, pois significa compromisso. A assinatura também é importante.

Depois das metas escritas começa a fase do relaxamento. O importante é baixar a freqüência cerebral e enviar mensagens que, certamente serão obedecidas.

O nosso cérebro funciona em quatro tipos de ondas. As ondas Betas, que são as mais rápidas e indicam um estado de alerta; as ondas Alfa, quando a pessoa continua consciente, mas mais voltada para dentro de si mesma; as ondas Theta, que são semelhantes ao estado anestésico e as Delta, conseguidas pelos iogues que têm completo domínio de si mesmos.

O objetivo da neurolinguística é fazer com que as metas cheguem ao cérebro através das ondas Thetas, para isso já existe o aparelho Pineal Trainer. As metas são gravadas em uma fita e submetidas ao aparelho e, durante algumas sessões, as pessoas ficam ouvindo suas próprias mensagens.

As pessoas entram em uma espécie de sono no início, pois conseguem ficar alertas embora a freqüência cerebral tenha sido baixada. Neste estado, o cérebro aceita tudo como verdade e vai começar a trabalhar para que as metas sejam atingidas. Este tratamento dura em média três meses.

Megabrain

Já este aparelho constitui-se de um fone de ouvido e óculos. Nele há programas específicos para insônia, stress, angústia, depressão, criatividade e concentração. Normalmente, os pacientes se submetem a ele durante 30 a 45 minutos, dependendo do caso.

Este aparelho ativa o lado direito do cérebro, exatamente o lado mais sábio, que é o da intuição, da criatividade, do subjetivo. De olhos fechados sob os óculos, as pessoas apenas enxergam cores formas ritmadas. Não há dor nem choque.

Por fim, as vitaminas são essenciais para o retardamento do envelhecimento. Afinal, aos 20 anos de idade temos 20 bilhões de células cerebrais. A partir de então, perdemos, diariamente, 200 mil células. Acelerar ou retardar esse processo só depende de nós.

Benefícios da prática esportiva

Com a expectativa de vida do ser humano tem aumentado progressivamente,é conhecimento comum que para se atingir qualidade de vida mais saudável é necessário , entre outros aspectos, uma alimentação adequada às necessidades nutricionais individuais, equilíbrio emocional ante as pressões do dia-a-dia e a prática regular de atividade física.

A natação como a corrida e o ciclismo-pertence à família dos esportes de resistência, favorecendo a boa circulação sanguínea e o fortalecimento do coração, além de constituir excelente opção para quem deseja não só melhorar seu condicionamento físico, mas também relaxar, divertir e trabalhar novos estímulos emocionais e corporais.

Nadar é uma excelente terapia e, sem dúvida, um esporte que não impõe limitação de idade, aceitando de bebês a idosos. Certamente que a idade dos freqüentadores de um curso de natação, a disponibilidade de recursos e a formação profissional dos instrutores são o padrão e a descrição das atividades a serem executadas.

Circulação

A natação como qualquer outro exercício aeróbico traz muitos benefícios para a saúde. Para a circulação sanguínea, a água auxilia a volta do sangue ao coração (circulação de retorno) diminuindo os efeitos dainsuficiência vascular periférica.Isto constitui fator importante, principalmente para os adultos e idosos que, com o passar dos anos, têm a circulação de retorno deficitária.

No caso da respiração, o indivíduo, dentro de uma piscina sofre a ação da pressão hidrostática e, como conseqüência, ocorrerão alterações cardíacas, respiratórias e circulatórias. A exigência pulmonar é maior, dando ritmo à respiração e, conseqüentemente, levando ao fortalecimento da musculatura torácica. Esta exigência levará à melhor da função pulmonar.

A natação é ainda excelente para coluna vertebral, problemas ortopédicos e/ou posturais, pois fortalece o organismo como um todo e, sendo um esporte que utiliza o maior conjunto de massas musculares, torna nosso corpo mais saudável e resistente às doenças.

O fortalecimento das musculaturas anterior e posterior alivia a sobrecarga constante sobre a coluna vertebral, facilitando o relaxamento e auxiliando na correção de problemas posturais e/ou ortopédicos, sem sobrecarga. Tanto a natação propriamente dita como exercícios aquáticos propiciam ao indivíduo uma amplitude de movimentos que trarão melhora para seu tônus muscular. Melhor coordenação, flexibilidade, resistência física, melhora no equilíbrio, agilidade e na mobilidade articular são conseqüências consideráveis tanto em crianças como em idosos na prática regular da natação ou de exercícios aquáticos.

Fator que tem alcançado grande preocupação hoje em dia, os obesos podem encontrar na natação contribuição considerável, pois a prática desta provoca maior oxigenação e queima de calorias, auxiliando na redução de peso, levando ao aumento de massa magra e diminuição de massa gorda.

No caso de infecções, a natação provoca o aumento da oxigenação - que leva a uma melhora na vitalidade tanto durante a permanência na água como fora, e, como conseqüência, a resistência orgânica alcança um estágio mais elevado, diminuindo a predisposição a infecções.

Outro aspecto extremamente importante diz respeito a sociabilidade. Com a prática da natação, como qualquer outro esporte, o indivíduo estabelece uma relação com seu próprio corpo, adquirindo auto-estima e confiança. A prática de qualquer atividade esportiva proporciona a qualquer faixa etária, o desenvolvimento e resgate das habilidades que muitas vezes passam despercebidas. Além disso, é bom lembrar: Para a natação, bem como para outras atividades físicas, a freqüência e regularidade são importantes. Nadando diariamente é mais produtivo do que somente nos fins de semana.

Não perca tempo, elimine a vida sedentária, exercite-se, relaxe, caminhe regularmente e divirta-se. Em caso de dúvidas, procure um médico para avaliar a sua condição de saúde e dar o veredicto final para você iniciar de qualquer esporte. Afinal, viver bem é o que vale.

Fonte: Boa Suade - UOL


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os perigos do futebol no fim de semana



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Os perigos do futebol no fim de semana.



O futebol é o esporte mais popular do Brasil. Sendo assim, ele é muito praticado, principalmente pelos homens em sua hora de lazer e para se confraternizar com os amigos. O problema é que às vezes isso tem um preço. 

As principais lesões estão relacionadas a traumas por movimentos de rotação, principalmente nos membros inferiores. As fraturas, por exemplo, são lesões que levam à perda da continuidade óssea, sendo as mais comuns na tíbia (perna), no tornozelo e por estresse, esta última que ocorre principalmente nos pés, devido à repetição dos movimentos.

Além das fraturas, as entorses, as lesões nos tendões e os estiramentos musculares são frequentes. Entorses de tornozelo (lesões ligamentares), entorses de joelho (lesões de menisco e ligamentos) e o rompimento do tendão de Aquiles, também são rotineiros. É muito importante que o jogador use caneleiras, tornozeleiras, bermudas térmicas e chuteiras apropriadas para se prevenir. Então, jogar descalço nem pensar.
        
O correto seria os atletas amadores se exercitarem de três a quatro vezes por semana. Eles têm que entender que os profissionais passam por treinamentos específicos para se fortalecer. 

Por isso, o risco de um amador se machucar também é grande. E caso haja falta de ar, batedeira no peito, suor frio, tontura, desmaio, dor de cabeça e/ou dor abdominal persistente,  a pessoa deve parar a atividade física imediatamente e procurar um médico para que não aconteça algo pior.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dez dicas para fugir do sedentarismo no dia a dia



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Dez dicas para fugir do sedentarismo no dia a dia.

1. Não fique parado. Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.

2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco. Ou mais, se o preparo físico permitir (por favor, sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos).

3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.

4. Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).

5. Em shoppings, vá pela escada.

6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada.

7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).

8. Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.

9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).

10. Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha do Pará). Sua saúde agradecerá! 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Exercícios com boia espaguete fortalecem a musculatura



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios com boia espaguete fortalecem a musculatura.


Aproveite os dias de calor na piscina para aliar diversão e exercícios físicos. Você só vai precisar de disposição e daquelas boias tipo espaguete para começar.

"Os exercícios feitos com o espaguete melhoram nosso condicionamento cardiovascular e neurovascular, além de queimar cerca de 400 calorias em apenas uma hora de exercício com intensidade moderada", diz a personal trainer Martha Marcondes.

A atividade aquática é uma das mais completas, pois trabalhamos todos os grupos musculares e também a respiração. A modalidade, inclusive, é um ótimo exercício para os idosos. "Exercícios feitos na água não tem impacto, o que diminui os riscos de lesões musculares", aponta o personal trainer Flávio Bueno.  

Idosos na piscina - Foto Getty Images

Pés no chão e musculatura a toda
Exercícios com espaguetes feitos com os pés no chão, ou seja, sem boiar, costumam combinar movimentos com os braços e pernas, pois o aproveitamento é maior e não exige condicionamento físico muito elevado - ou seja, mesmo aqueles que não praticam exercícios com frequência podem fazer.

Existem diversos movimentos, e você pode combinar braços e pernas da forma que preferir.

Braços
Os movimentos com os braços trabalham a musculatura superior do nosso corpo, que são os braços, ombros, costas e peitoral. Eles podem ser feitos segurando o espaguete de duas formas:

1) Com as duas mãos, na largura dos ombros, mantendo os braços e mãos sempre dentro da água:
- Movimentar o espaguete para cima e para baixo.
- Iniciar o exercício com o espaguete junto ao corpo, um pouco abaixo do peito, e fazer movimento para frente e para trás, trazendo o espaguete para junto do corpo novamente.
- Fazer movimentos para a esquerda e para direita, rotacionando o tronco. 

Exercícios boia espaguete - Foto Getty Images

2) Com as duas mãos, pelas pontas, formando um arco.
As mãos ficam dentro da água e o arco, fora. Segundo Martha, os exercícios feitos dessa forma têm uma intensidade mais baixa, pois você movimenta uma massa menor da boia dentro da água.

- Fazer movimentos para frente e para trás
- Fazer movimentos circulares para frente
- Para a esquerda e para a direita, rotacionando o tronco
- Para cima e para baixo

Pernas
Enquanto as mãos seguram o espaguete e fazem os movimentos, suas pernas também devem trabalhar. Os movimentos trabalham os músculos da coxa, glúteos e abdômen, e devem ser feitos sempre alternando as pernas:

- Flexionar os joelhos levando o calcanhar até os glúteos
- Elevar os joelhos à frente, deixando-os na linha do quadril.
- Dar pequenos chutes
- Dar pulinhos, elevando uma perna para o lado
- Elevar a perna para frente, mantendo-a estendida

Espaguete suspensão - Foto Getty Images

Exercícios de suspensão
Os exercícios de suspensão são aqueles feitos com o espaguete em baixo dos braços, permitindo que a pessoa deixe as pernas livres, meio boiando.

"Por exigir mais do abdômen, que vai trabalhar para manter o corpo suspenso, recomenda-se fazer movimentos só com as pernas", diz Martha.

Porém, para aqueles que têm mais resistência e praticam atividade física com frequência, vale arriscar uma combinação. Nesse caso, Martha conta que os braços podem fazer um movimento estilo "nado cachorrinho", com o espaguete embaixo dos braços e virado para frente.

Você também pode praticar movimentos de pernas em suspensão:

- Bater as pernas, completamente dentro da água ou dando saltinhos para fora
- Abrir e fechar as pernas, fazendo um movimento estilo tesoura
- Pedalar na água, como se estivesse em uma bicicleta

Hora de relaxar!
Terminados os exercícios, nada como aproveitar a piscina para relaxar um pouco. Deite a cabeça no espaguete e aproveite para descansar a musculatura. 

Fonte: Minha Vida



Atividade física irregular pode causar infarto do miocárdio



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Atividade física irregular pode causar infarto do miocárdio.


Apesar de ser um mal que atinge, em sua maioria, pessoas acima dos 40 anos, o risco de infarto seguido de morte é maior entre jovens. Mulheres fumantes e que usam anticocepcionais correm maior risco

"Antes de iniciar qualquer atividade física, é primordial realizar uma rigorosa avaliação clínica com um cardiologista e definir o perfil que estabeleça um plano adequado para os exercícios físicos" O verão possibilita sair de casa com roupas mais leves, reunir os amigos para curtir uma agradável noite ou ir à praia aos fins de semana. É nesta época, também, que a preocupação com a estética corporal ganha destaque.

Dar um basta na preguiça, cortar as guloseimas apreciadas ao longo do ano e entrar para o mundo fitness é a preocupação da maioria das pessoas. Entretanto, correr atrás do "prejuízo" não requer apenas força de vontade e determinação, é preciso ter responsabilidade. De acordo com o cardiologista Dr. Dalmo Moreira, a prática de atividade física irregular pode causar infarto do miocárdio.

Pessoas inativas também se preocupam em mudar a rotina para perder aqueles quilinhos extras. Mas precisam lembrar que antes de ter um corpo bonito, é imprescindível descobrir como anda a vida do coração. "Quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. A consequência é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, causando o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca", alerta o Dr. Moreira. São esses fatores que provocam a sobrecarga no músculo cardíaco e podem ocasionar o infarto agudo do miocárdio.

Principais vítimas

Segundo o cardiologista, algumas pessoas estão mais suscetíveis ao problema, como os indivíduos acima dos 40 anos, fumantes, diabéticos, com hipertensão arterial e dislipidemias ou com histórico familiar de doença coronariana. "Com certeza, esse grupo de indivíduos já pode ter um grau de obstrução coronária e não sabe. Se realizar um esforço intenso, corre o risco de ter um infarto do miocárdio", afirma. Por essas razões, o médico orienta os iniciantes a visitarem o cardiologista com o objetivo de avaliar as condições clínicas e planejar um esforço físico que o sistema cardiovascular tolere.

Apesar de ser um mal que atinge, em sua maioria, pessoas acima dos 40 anos, o risco de infarto seguido de morte é maior entre os jovens. Nessa faixa etária o coração ainda não possibilita grande variedade de alternativas contra uma artéria obstruída. "No momento em que há um bloqueio, a circulação colateral do coração mantém um fluxo de sangue opcional. Nos jovens, a circulação é bem menor", explica o Dr. Moreira.

Seguidas as devidas precauções, o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração. Dentre muitos benefícios, controla a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Na opinião do Dr. Moreira, é muito benéfico, sim, desde que se respeite às limitações de cada um. "Aconselho as atividades físicas a todas as pessoas. Mas antes de qualquer atitude, é primordial realizar uma rigorosa avaliação clínica com um cardiologista e definir o perfil que estabeleça um plano adequado para os exercícios físicos", define.

Precauções antes de iniciar a prática de atividade física

· Procurar um cardiologista para avaliar as condições clínicas e físicas

· Realizar exame de sangue para verificar colesterol e suas frações: glicemia e triglicérides

· Tirar um hemograma completo

· Acima dos 35 anos, realizar eletrocardiograma, teste de esforço e um ecocardiograma

Benefícios dos exercícios regulares

· Hipertensos crônicos podem ter seus níveis pressóricos controlados de maneira mais eficaz

· Melhora os índices de glicemia (por isso os exercícios são indicados aos diabéticos)

· Acentuada queda dos níveis de colesterol e triglicérides do sangue

· O indivíduo condicionado pelo esporte regular tem menor freqüência cardíaca, pouco consumo de oxigênio pelo coração e baixo desgaste do músculo cardíaco

· Melhora o aproveitamento do oxigênio pelos músculos dos membros, fazendo com que seja extraído e utilizado de maneira mais racional pela musculatura periférica

· Libera endorfinas que se acumulam na circulação e no sistema nervoso, causando sensação de bem-estar

· Perda de peso

· Maior quantidade de mitocôndrias nos músculos – corpúsculos intracelulares responsáveis pela produção de energia das células de todo o corpo

Mulheres X infarto

O estrógeno protege o sistema cardiovascular contra a hipertensão arterial e reduz o risco de doença coronariana. Durante a menopausa, este hormônio atinge níveis plasmáticos muito baixos e a proteção exercida por ele deixa de existir. Por essa razão, o índice de infarto no sexo feminino até os 50 anos, em média, é muito menor. Após essa faixa etária, o número de casos entre homens e mulheres é compatível. Fumantes e consumidoras de pílulas anticoncepcionais correm maior risco de sofrer infarto.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Corrida como condicionamento físico



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Corrida como condicionamento físico.


Vamos começar o ano com uma dica de livro de um colega professor de Educação Física.  Esse livro, Corrida como Condicionamento Físico, tem alguns programas de condicionamento e que pelo preço que custa, vale a pena adquirir.  Veja abaixo as características dele:

Corrida Como Condicionamento Físico

  • Corrida Como Condicionamento Físico oferece desde programas de treinamento iniciais até protocolos de treinamento para corredores avançados, detalhados por um dos treinadores americanos mais respeitados. Juntamente com o co-autor Joe Henderson, Dick Brown descreve as bases para o treinamento em corridas que o auxiliarão a melhorar o condicionamento físico, manter o bem-estar e a disposição, recuperar-se de alguma lesão, ou prepará-lo para as próximas corridas. 

  • Corrida como Condicionamento Físico apresenta seis programas de treinamento que compreendem os elementos principais de condicionamento físico para iniciantes, para recuperação e para manutenção de programas de corrida da milha à maratona. Páginas para registro facilitarão a anotação de planos e resultados.

  • Não importa quais sejam seus objetivos na prática de corrida ou seu condicionamento físico. Você encontrará, neste livro, um programa adequado para atingi-los. Este livro de treinamento poderá ser utilizado inúmeras vezes ao longo de uma vida de exercícios com corridas de distância.

  • Editora: Roca
  • Autor: RICHARD L. BROWN & JOE HENDERSON
  • ISBN: 8572415858
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2005
  • Edição: 2
  • Número de páginas: 156
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
  • Complemento: Nenhuma

 


sábado, 1 de janeiro de 2011

Kashima Antlers conquista a Copa do Imperador



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Kashima Antlers conquista a Copa do Imperador.

Fellype Gabriel comemora gol do Kashima Antlers

Com direito a um gol do brasileiro Fellype Gabriel, ex-Flamengo, o Kashima Antlers derrotou por 2 a 1 o Shimizu S-Pulse na madrugada do dia 31 para o dia 1º e conquistou o título da Copa do Imperador do Japão.

A vitória do Kashima, cujo técnico é o ex-corintiano Oswaldo de Oliveira, no Estádio Olímpico de Tóquio começou a ser construída aos 26 minutos. Após cruzamento de Ogasawara, Fellype Gabriel, de cabeça, abriu o placar.

No segundo tempo, o norueguês Frode Johnsen empatou aos 14. No entanto, Takuya Nozawa, aos 32, em cobrança de falta, garantiu o quarto caneco do Kashima na história do torneio (os outros foram em 1997, 2000 e 2007) que é disputado desde 1921 e que garante uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia.

O técnico Oswaldo de Oliveira disse que o título da Copa do Imperador, segundo torneio mais importante do Japão e disputado no formato mata-mata, foi bom para recuperar o moral do time que perdeu o título da última J-League para o Nagoya Grampus.

- Meus jogadores fizeram um grande trabalho - afirmou.