segunda-feira, 21 de março de 2011

Exercícios físicos ajudam no combate à cefaleia tensional



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios físicos ajudam no combate à cefaleia tensional.


A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Especialistas estimam que quase 90% das mulheres e aproximadamente 70% dos homens sofreram ou sofrerão dela em algum momento de suas vidas.

Ao contrário da enxaqueca, que na maior parte das vezes surge durante a adolescência, a cefaleia tensional geralmente começa na vida adulta.

A causa exata da cefaleia tensional é ainda desconhecida. Há muito tempo se acreditou que elas eram causadas por tensão muscular ao redor da cabeça e pescoço. No entanto, embora a tensão muscular possa estar envolvida, há muitas formas de cefaleia tensional e alguns cientistas acreditam que não há uma única causa para este tipo de dor de cabeça.  

Pacientes com queixa de dores de cabeça frequentes, também apresentam graus variados de depressão, ansiedade e preocupação.

Em muitos casos, os pesquisadores descobriram que pacientes com queixa de dores de cabeça frequentes, também apresentam graus variados de depressão, ansiedade e preocupação. O nome "cefaleia tensional", portanto, pode ser dito para descrever uma resposta do organismo às tensões e pressões emocionais, ao invés de apenas tensão muscular excessiva e consequente constrição das artérias do couro cabeludo, como já foi amplamente presumida.

O bruxismo (ranger os dentes), também propicia a cefaleia tensional, por provocar uma contração crônica do músculo temporal. Outras causas incluem: a fadiga ocular, má postura, cansaço, uso de álcool, fumo excessivo, uso excessivo de cafeína, sinusite, congestão nasal, esforço excessivo, resfriados e gripes.

Geralmente, ela começa no período da tarde ou da noite de um dia estressante. Com duração entre uma e seis horas. Ela costuma se apresentar como uma dor de cabeça com pressão na base do crânio ou em uma "faixa" , de intensidade leve a moderada, com uma sensação de tensão nos ombros e na parte traseira do pescoço. 

Ao contrário da enxaqueca, a dor tende a ser de ambos os lados da cabeça e não é agravada pela atividade de rotina. Ao contrário da enxaqueca, habitualmente, não existem outros sintomas. Apesar destas diferenças, é sabido que as pessoas com cefaleia tensional regular, muitas vezes, têm enxaqueca coexistente.

E como podemos combatê-la?

O exercício físico regular, técnicas de controle do estresse, acupuntura, shiatsu, pilates, alimentação equilibrada e fazer pausas regulares das telas de computador e do trabalho são algumas maneiras de ajudar a reduzir a cefaleia tensional.

No entanto, se as dores de cabeça se tornarem mais intensas ou se estiver fazendo uso de analgésicos regularmente, é hora de consultar um médico. 



quarta-feira, 16 de março de 2011

Musculação para Hipertensos



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Musculação para Hipertensos.


A Sociedade Brasileira de Cardiologia e os órgãos competentes internacionais recomendam que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercícios físicos regulares, desde que submetidos a uma avaliação clínica prévia. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, com frequência de 3 a 5 vezes por semana e em sessões de 30 a 60 minutos de duração.

Diversos estudos vêm comprovando os benefícios da atividade física para o tratamento da hipertensão, não só otreinamento aeróbio (caminhada, corrida, natação etc), como também o treinamento resistido .Esses exercícios caracterizam-se pela contração do músculo contra uma resistência externa, e são comumente denominados exercícios de musculação.

A prática de musculação com hipertensos deve ser cuidadosamente controlada, sendo que as principais recomendações expostas na literatura científica apontam para a não realização de exercícios isométricos e de alta intensidade, que visam à melhora da força e a hipertrofia muscular. A contra-indicação destes tipos de exercícios se deve aos efeitos de aumento súbito e imediato da pressão arterial, o que em pessoas com hipertensão podem gerar lesões e até mesmo rompimento de vasos sangüíneos. Devemos trabalharutilizando cargas leves a moderadas e controlando a respiração durante o movimento, assim teremos uma diminuição da pressão arterial em repouso, o que coloca a prática de exercícios contra resistência como uma aliada no tratamento dessa doença.

É necessario medir a pressão arterial antes de começar a sua rotina de exercicios , para averiguar se os valores estao controlados. O monitoramento periódico propicia uma avaliação mais adequada da eficácia dessa atividade.

Após a musculação procure fazer uma sessão de 10 a 15 minutos de alongamento, pois além da melhora da postura, ajudam a oxigenar a musculatura, trazendo um relaxamento e uma sensação de bem estar.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Musculação Para Hipertensos por Alessandro Martinez 




Exercícios diminuem vontade de fumar maconha



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios diminuem vontade de fumar maconha.


Um estudo realizado por pesquisadores americanos mostrou que praticar exercícios diminui a vontade de fumar maconha e, consequentemente, o uso da substância.

Os cientistas, do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, avaliaram 12 participantes – oito mulheres e quatro homens -, que foram escolhidos porque eram usuários de maconha e não queriam fazer tratamento para parar de fumar.

Após algumas sessões de corrida em esteira - 10 a 30 minutos diários por duas semanas -, a fissura (desejo de fumar) e o uso da maconha caíram pela metade entre os voluntários.

Segundo um dos autores do estudo, Peter Martin, diretor do Centro de Toxicodependência da universidade, a redução começou logo após uma semana de exercícios.

- Não é possível tratar o vício em maconha com medicamentos, o que torna esse problema ainda maior. Esse é o primeiro estudo a mostrar que as atividades físicas podem reduzir o uso da substância em pessoas que não querem parar de fumar.

Para o co-autor do estudo, Mac Buchowski, diretor do Laboratório de Balanço Energético da universidade, novos estudos irão ampliar o conhecimento sobre o papel da atividade física na saúde.

- Abrimos uma porta para avaliar os exercícios como forma de prevenção e tratamento do vício em maconha. Um hábito que parece inocente (fumar maconha) pode, na verdade, se tornar uma doença que precisa de tratamento.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Exercícios aeróbicos aumentam a resistência do corpo



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios aeróbicos aumentam a resistência do corpo.

Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar ou realizar outras atividades aeróbicas é essencial para garantir boa forma e saúde. Esses exercícios aceleram o metabolismo contribuindo para o emagrecimento e melhoram o condicionamento físico, fazendo com que ações cotidianas como subir escadas, correr até o banco e carregar sacolas de supermercado sejam realizadas com menos esforço. Além disso, diminuem a chance de doenças cardiovasculares e aumentam a expectativa de vida. Por isso, pessoas de todas as idades devem incluir exercícios aeróbicos em seus treinos levando em consideração, claro, seu preparo físico. 

Exercícios aeróbicos aumentam resistência para atividades do dia a dia - Foto: Getty Images



Antes de começar qualquer tipo de atividade, porém, o professor da academia Bio Ritmo Alécio Sales recomenda procurar um médico para realizar uma avaliação física e um profissional de educação física para obter uma orientação sobre as opções mais adequadas para você e os limites que deve respeitar. Providenciar roupas confortáveis para a prática de exercícios e uma garrafa de água para manter o corpo hidratado também são essenciais. 

O personal trainer Júnior Brandão garante que 30 minutos de exercícios três vezes por semana são suficientes para que os resultados sejam notados a partir dos primeiros 45 dias. Segundo ele, iniciantes devem procurar mesclar modalidades, até para não perderem a motivação por acharem que a atividade está monótona. Assim, aliar dois dias de caminhada com um de pedalada, por exemplo, é perfeito.

O ideal é que a pessoa escolha os exercícios de acordo com seu gosto pessoal. Caso contrário, a baixa motivacional pode aparecer também. Porém, se o intuito é emagrecer o quanto antes, vale observar a quantidade de calorias gastas em diferentes atividades. 

Exercícios aeróbicos aumentam resistência para atividades do dia a dia - Foto: Getty Images

Confira as dez modalidades com os maiores gastos calóricos por hora no ranking elaborado pelos médicos do Instituto BR Esportes Marcelo Ortiz e Carlos Polazzo:

1. Corrida: 900 calorias
2. Andar de bicicleta: 840 calorias
3. Tênis: 800 calorias
4. Futebol: 780 calorias
5. Boxe: 660 calorias
6. Musculação: 720 calorias
7. Remar: 600 calorias
8. Natação: 540 calorias
9. Basquete: 480 calorias
10. Vôlei: 420 calorias

Na academia, existem outras opções, como bicicleta ergométrica, transport, esteira e escada rolante. Segundo Sales, sendo regulados corretamente, esses aparelhos são indicados para todos os níveis de condicionamento físico. 

A orientação do professor é que iniciantes usem intensidade leve ou moderada por um período de 20 a 45 minutos. "Um frequentador assíduo pode adotar qualquer método de corrida, por exemplo, o fartlek, em que a intensidade varia a qualquer momento, desenvolvendo capacidade aeróbica e anaeróbica por conta da variação de velocidade", explica.

Além de ter orientação profissional é essencial respeitar as suas limitações. Portanto, caso note que algo não está bem no seu corpo, diminua a carga e a velocidade lentamente até voltar ao normal. Passar dos limites pode causar dores, luxações, estiramentos e até lesões mais graves.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Importância da Flexibilidade



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Importância da Flexibilidade.

Ter flexibilidade é algo essencial para a nossa vida porque está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia, mas o que é ter flexibilidade afinal? Nada mais é do que a capacidade de mexer certas articulações com apropriada amplitude do movimento.
E como conseguir flexibilidade? Pode ser através de exercícios específicos de alongamento muscular em qualquer região do corpo, seja no pescoço, ombros ou até no pulso.

Por que é importante ter flexibilidade?

- Porque proporciona o aumento da qualidade dos movimentos;
- melhora a postura corporal;
- Melhora a quantidade de movimentos;
- Previne cardiopatias e outras doenças;
- Produz sensação de rejuvenescimento;

- Diminui os riscos de lesões;
- Melhora as funções respiratórias;
- Retarda a aparição da fadiga e ajuda na recuperação mais rápida.

Quais fatores influenciam na flexibilidade?

Sexo: geralmente as mulheres apresentam maior flexibilidade devido aos tecidos serem menos densos;

Idade: quanto mais idade menor a amplitude dos movimentos. Se iniciado treinamentos desde criança, maiores possibilidades terão de atingir maiores amplitudes;

Hora do dia: pela manhã, ao acordar, o corpo apresenta maior resistência aos movimentos de maior amplitude;

Temperatura: com o calor há um relaxamento da musculatura e assim o aumento da flexibilidade, inversamente há uma redução da elasticidade muscular no frio;

Individualidade biológica: pessoas de idade e sexo iguais podem apresentar graus de flexibilidade diferentes.

Veja as dicas para que tudo saia perfeito na hora de fazer seus alongamentos:

- não tenha pressa;
- respeite sempre seus limites;
- faça aquecimento antes, assim o corpo ficará mais alongado;
- relaxe os músculos para poder alongá-los;
- a dor é um alerta que seu organismo lhe manda;
- a respiração deve se manter normal, não bloqueando o ar durante as posições;
- observe as modificações que vão ocorrendo na medida em que você incorpora essa prática em sua vida.

"O caminho para uma boa flexibilidade corporal é a realização de alongamentos específicos diários, melhorando assim a qualidade de vida."