quinta-feira, 30 de junho de 2011

Qual a melhor atividade física pra perder peso?



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Qual a melhor atividade física pra perder peso?.

Corrida

- Vantagens: trata-se de um trabalho aeróbico, que utiliza a gordura como fonte de energia. Segundo o professor de Educação Física Saluf Lula Nascimento, de São Paulo, nos primeiros 20 minutos depois de iniciada a atividade a pessoa já começa a queimar calorias. Entre 30 e 40 minutos, essa queima se potencializa mais 10% e após 50 minutos, mais 20%.

- Outros benefícios: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.

- Cuidados e contra-indicações: realize um check-up antes, utilize tênis com bom amortecimento, corra sempre com roupas leves e nunca esqueça de se hidratar. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para avisar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.

- Gasto calórico: entre 500 e 700 calorias.

Ashtanga Yoga

- Vantagens: enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica as posturas são feitas em sequências. “O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a frequência cardíaca lá em cima”, declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.

- Outros benefícios: aumenta o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.

- Cuidados e contra-indicações: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.

- Gasto calórico: 1.000 calorias.

Bicicleta ergométrica

- Vantagens: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, consequentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.

- Outros benefícios: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.

- Cuidados e contra-indicações: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.

- Gasto calórico: entre 600 e 800 calorias.

Natação

- Vantagens: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.

- Outros benefícios: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.

- Cuidados e contra-indicações: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.

- Gasto calórico: entre 700 e 800 calorias.

Boxe

- Vantagens: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.

- Outros benefícios: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas.

- Cuidados e contra-indicações: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.

- Gasto calórico: entre 400 e 1.000 calorias.

Musculação

- Vantagens: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico. O programa de resistência de força – realizado com cargas leves e muitas repetições – diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima.

- Outros benefícios: ajuda no contorno corporal e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.


- Cuidados e contra-indicações: controle as cargas, a amplitude e a velocidade de execução dos movimentos para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com altas cargas.

- Gasto calórico: 500 a 600 calorias.

Caminhada

- Vantagens: para que haja eliminação de gordura, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 15 minutos, numa frequência cardíaca que fique em torno de 55% a 70% da máxima, que é obtida subtraindo a sua idade de 220.

- Outros benefícios: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, mas não produz a mesma hipertrofia da musculação. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse.

- Cuidados e contra-indicações: caminhe em terrenos regulares sem buracos e, de preferência, pela manhã, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.

- Gasto calórico: de 300 a 400 calorias.

Capoeira

- Vantagens: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior.

- Outros benefícios: a pessoa ganha flexibilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.

- Cuidados e contra-indicações: o professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva lembra que a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve evitar essa atividade.

- Gasto calórico: em torno de 800 calorias.

Hidroginástica


- Vantagens: é uma atividade sem impacto, da qual não existe ação da gravidade, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações.

- Outros benefícios: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória.

- Cuidados e contra-indicações: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.

- Gasto calórico: 500 calorias.

Fonte



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Benefícios e contra-indicações do treinamento na plataforma vibratória



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios e contra-indicações do treinamento na plataforma vibratória.

http://www.fitnessboutique.pt/product_images/pro_wellness_user.jpg

Ao contrário do que muitos imaginam a plataforma vibratória não é uma novidade. Na verdade, esta tecnologia foi usada no início dos anos 60 para reabilitar os astronautas que sofreram perdas ósseas e musculares decorrentes da falta de gravidade no espaço. Os pesquisadores descobriram que a vibração estimula a formação óssea e promove um ganho de força muscular significativo devido à maior atividade neuromotora e ao maior recrutamento das fibras musculares.

Atualmente, no site de busca de artigos científicos (pubmed) mais importante encontram-se disponíveis mais de 800 pesquisas científicas para verificar diferentes efeitos da plataforma vibratória sobre o corpo humano. De acordo com estes estudos, os principais benefícios da plataforma vibratória são:

- Redução da retenção de líquido (drenagem linfática) já na 1ª sessão.
- Redução de edema e melhoria da celulite.
- Ganho de força e tônus muscular
- Auxilia na redução da gordura corporal.
- Prevenção ou melhora da osteopenia∕osteoporose em função do aumento da densidade mineral óssea.
- Melhoria da flexibilidade.
- Melhoria da circulação sanguínea.
- Melhoria da pele pelo aumento na produção de colágeno.
- Redução de dores.
- Performance esportiva: tem sido utilizado esportes como o automobilismo, lutas, basquete, futebol americano e outros.

Porém, como toda atividade física, o treinamento em plataformas vibratórias apresenta algumas contra-indicações. São elas:

- Contra-indicações absolutas: processos inflamatórios, uso de marcapasso, trombose aguda, quadro pós-operatório, gravidez e osteoporose em estágio avançado.

- Contra-indicações relativas: enxaqueca, discopatia, crise de hérnia, doenças cardiovasculares não-controladas, uso recente de DIU, pinos ou placas de metal, pedras nos rins e próteses ortopédicas.

A vibração pode ser benéfica ou altamente prejudicial caso não seja utilizada da maneira correta. Dessa forma, para alcançar os resultados e garantir a segurança do aluno, máquinas de boa-qualidade e um profissional qualificado são essenciais. O profissional que trabalha com plataforma vibratória deve realizar um curso específico para entender o funcionamento da vibração e seus efeitos sobre o corpo. Por isso, não coloque sua integridade física em risco. Procure um profissional qualificado!

domingo, 19 de junho de 2011

Benefícios indicações e contra indicações do Pilates de solo



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios indicações e contra indicações do Pilates de solo.

É ótimo para quem precisa melhorar a postura e a respiração. Embora pareça ser um exercício novo, o Mat Pilates é conhecido há 83 anos. Esse método visa um condicionamento físico integral, promovendo realinhamento postural e melhora da respiração, resultando em corpo harmonioso e sadio, além de melhor desempenho nas atividades físicas para seus praticantes. O exercício deve ser executado em solo forrado com EVA ou tatame.

Para quem prefere evitar o agitado ambiente das academias o método é ideal, permitindo um corpo malhado, sem puxar ferro e sem o barulho das músicas altas. O fortalecimento do abdômen é um dos alvos fundamentais exclusivos do pilates, essa região do corpo precisa ser ativada para que, a coluna seja protegida durante os movimentos e a respiração seja realizada de maneira gradativa.O Mat Pilates zela pela qualidade do que pela quantidade de repetições.

Há uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal. A base do método é feito nos aparelhos. Esse centro de força permanece contraído durante todo o tempo, dando sustentação para a movimentação solta, fluída, das pernas e braços.

Um dos grandes princípios é o alinhamento do centro e a respiração, isto é, alinhamento dos três pontos da coluna vertebral, isso é feito sempre respeitando sempre as curvas fisiológicas.

Os principais benefícios são:

- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio;
- Estimula a consciência corporal global;
- Melhora a respiração;
- Corrige a postura;
- Alivia o estresse físico e mental
- Tonifica e fortalece integralmente o corpo.


Indicações:

- Praticantes de qualquer atividade física;
- Indivíduos sedentários;
- Pessoas com estresse e dores nas costas;
- Sem restrições, para pessoas que tenham mais de 14 anos.
- Contra indicações:
- Pessoas que não tenham autorização médica para realizar atividades físicas ou indivíduos hipertensos, sem controle com medicamentos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cuidados em exercícios para gestantes



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Cuidados em exercícios para gestantes.

O tema já foi tratado anteriormente sob a ótica da gestante sedentária, agora vamos avaliar as recomendações básicas da prática de exercícios físicos na gravidez de acordo com as recomendações de uma entidade reconhecida internacionalmente, a ACOG (The American College of Obstetrician na Gynecologists - Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia).

Vamos lembrar que o objetivo da atividade física durante a gravidez é o de manter a boa forma física e preparar a gestante para o parto.

No exercício físico devemos considerar os seguintes pontos: a intensidade, duração, freqüência e modo de execução do exercício e desenvolvimento do programa da atividade física e suas finalidades.

O guia da ACOG é válido para gravidez e pós- parto e as recomendações são as seguintes:

- Faça exercícios leves, regularmente de três a cinco vezes por semana.

- Evite movimentos de balanço e faça sempre exercícios sobre uma superfície macia que não ofereça impacto ou choque, aos pés e articulações.

- Faça aquecimento pelo menos dez minutos antes de iniciar suas atividades.

- Evite fazer exercícios onde o quadril e pernas fiquem acima do nível do peito, evitando com isso que o fluxo do sangue seja conduzido muito bruscamente para a cabeça.

- Controle sua freqüência cardíaca durante o tempo todo, ela deve estar entre 50 e 70% da sua freqüência cardíaca máxima*¹, para a sua segurança e de seu bebê.

- Ao levantar do chão, faça-o suavemente para evitar a hipotensão (queda brusca da tensão arterial).

- Mulheres sedentárias devem começar mais lentamente do que as mulheres acostumadas a se exercitarem.

- Qualquer sintoma anormal ou diferente, pare imediatamente a atividade física e procure seu obstetra.

Indicações somente para as grávidas:

- O ritmo da batida do coração não deve exceder 140 batidas por minuto.

- Atividades físicas estressantes não devem exceder 15 minutos.

- Exercícios não devem ser executados na posição supina (de barriga para baixo) após o quarto mês de gestação.

- Exercícios que envolvam prender a respiração devem ser evitados.

- A ingestão de calorias deve ser adequada para encontrar, não somente a energia necessária para a gestação, mas também por causa da execução dos exercícios.

- A temperatura maternal não deve exceder 38oC.

Contra-indicações para exercícios durante a gravidez:

- Antes de iniciar qualquer atividade física, a mulher deve ser examinada por um médico obstetra, para saber quais os exercícios que deve evitar e quais são as atividades contra-indicadas para o seu caso.

- Mulheres com contra-indicações absolutas não devem se exercitar.

- Todas as mulheres devem consultar o seu médico de confiança pessoal.

- O exercício físico pode ser benéfico para a gestante durante a gravidez e também para o feto, quando executado com segurança.

*¹(FCMAX = 220 - idade em anos)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Esporte é uma boa contra o Alcool



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Esporte é uma boa contra o Alcool.

A prática de atividades físicas ou iniciação esportiva quando começam na infância ou adolescência se tornam um hábito saudável, que, invariavelmente, se reflete em ações que trazem importantes benefícios à saúde reflete-se ao longo da vida.

Um estudo norueguês, divulgado pela organização não-governamental CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, aponta que a participação de jovens em atividades esportivas pode atuar na prevenção do consumo nocivo de bebidas alcoólicas na vida adulta. No entanto, os pesquisadores ressaltam que alguns fatores podem influenciar esta relação, como a rede social do adolescente, a segregação por idade e o tipo de esporte praticado.

A pesquisa foi realizada com mais de três mil estudantes noruegueses com idades entre 13 e 19 anos, avaliados e acompanhados até chegarem na idade adulta.

Durante o estudo, foi avaliado como o uso de álcool variava conforme o tipo de esporte praticado (coletivo ou individual), habilidades necessárias à sua execução (resistência, força ou técnica) e nível de competição.

No início do estudo, 50,7% dos jovens estavam envolvidos com prática esportiva. Aqueles que não participavam de atividades esportivas apresentaram maior frequência de episódios de embriaguez, relação que se inverteu nos últimos dois períodos de avaliação.

Influência positiva

Em relação às habilidades necessárias à execução da prática esportiva, o estudo indicou que aqueles que praticavam esportes de resistência, como corrida ou natação, envolveram-se menos com bebidas alcoólicas quando comparados com praticantes de esportes de força e que exigem técnica, como musculação, boxe, ginástica ou artes marciais.

Uma das explicações para essa constatação é o fato das consequências do consumo de álcool interferir diretamente na capacidade física dos praticantes de esportes de resistência.

Outro resultado diz respeito ao tipo de esporte praticado. De acordo com a pesquisa, estudantes praticantes de esportes coletivos apresentaram maior envolvimento com o álcool, provavelmente devido à influência social desse tipo de esporte na vida do estudante, facilitando a sua aquisição e ampliando as oportunidades de consumo.

Desta forma, os autores ressaltam que, antes de generalizar a influência positiva da prática esportiva na prevenção do consumo de álcool, é necessário considerar as características individuais do sujeito e do tipo de esporte praticado.

Assim, para o médico do esporte Antonio Carlos Soares Pessoa, apenas o fahttp://www.blogger.com/img/blank.gifto de um adolescente praticar esportes não garantirá que ele fique longe de problemas com álcool ou drogas. "Muitos exemplos de atletas famosos, comprovam essa tese", garante o especialista.

Ao contrário, dependendo do caso, as atividades físicas e a prática de esportes podem ser bons auxiliares na prevenção e na resolução de problemas relacionados ao alcoolismo.

Afinal, a prática de esportes requer certo preparo físico, alimentação saudável, assim como hábitos regrados. "Os jovens praticantes de modalidades esportivas tendem a evitar o uso de substâncias justamente porque optarem pela manutenção de um desenvolvimento corporal e mental sadio", completa.

Fonte

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tênis e seus beneficios para a saúde



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Tênis e seus beneficios para a saúde.

O tênis é uma das atividades físicas mais completas e exige muito esforço e dedicação do atleta. Por isso, e aproveitando que esta terça-feira, 9 de junho, é o Dia Mundial do Tenista, decidimos homenagear esse esporte que, além de trazer uma série de benefícios para a saúde e para a mente, também é opção para quem quer entrar em forma.

Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o treino, o atleta trabalha todo o corpo. 'O tênis é uma atividade que possibilita elevado gasto calórico ao mesmo tempo em que trabalha força muscular. Portanto, além de auxiliar na perda de peso, ele exige um grande esforço das pernas para se locomover, do abdômen para sustentação e dos braços, ombros e costas para os movimentos com a raquete', explica do professor Marcos César, do Leme Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Ganhe massa muscular

Foi graças ao tênis que a estudante Laura Ercolin, 22 anos, conseguiu desenvolver músculos e transformar seu corpo. 'Como eu sou bem alta e sempre fui magrinha, tinha muita dificuldade para ganhar massa muscular. Pratico o esporte há sete anos e, desde então, ganhei músculos principalmente nas pernas e nos braços', conta Laura, que também passou a correr, para ganhar mais resistência, e a fazer musculação, para garantir fortalecimento muscular.

O professor Marcos César explica que, apesar de o tênis ser considerado um exercício bastante completo, ele deve ser aliado a outras atividades para proporcionar melhores resultados para o corpo. 'É importante que a pessoa concilie o tênis com alguma outra atividade aeróbica, como esteira ou bicicleta, pelo menos duas vezes por semana, e com a musculação, para auxiliar no ganho de massa muscular. Além disso, o fortalecimento muscular aliado ao alongamento vai prevenir lesões', aconselha o professor.

Detone calorias

O tênis também é opção para quem quer perder peso. Segundo Marcos César, uma hora de treino pode queimar entre 200 e 500 calorias, dependendo da categoria do atleta. Foi isso o que motivou a psicóloga Anamaria Soares, 26 anos, a começar a praticar o esporte. Dois anos de sedentarismo renderam a ela nove quilos extras e, para recuperar a boa forma, Anamaria resolveu fazer dieta e começar a jogar tênis. Foi tiro e queda! 'Consegui emagrecer 11 quilos em apenas quatro meses', comemora.

Atualmente, Anamaria continua se dedicando ao esporte, mas apenas com o objetivo de não voltar a engordar. 'Não preciso mais de dieta. Mesmo assim, jogo tênis três vezes por semana para manter o meu peso. Acredito que se parasse com o esporte, engordaria novamente, pois teve uma época em que precisei dar uma parada por dois meses e percebi uma diferença na silhueta', conta.

Ganhos para a saúde

Além de ajudar a emagrecer e desenvolver músculos, o tênis traz uma série de benefícios para a saúde. Segundo o professor Marcos César, o esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz os riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, ajuda na prevenção da osteoporose e auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão.

Além disso, trata-se de uma atividade bastante intensa e que exige rápidos movimentos, melhorando a coordenação motora e os reflexos de quem a pratica. E o melhor disso tudo é que qualquer um pode praticar o esporte: 'Não há contraindicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar tênis, desde que respeitando os seus limites', esclarece Marcos César.

Mesmo assim, é importante ter certo preparo físico, afinal nesse esporte não tem moleza: 'O tênis é um esporte de explosão, que nos faz gastar muita energia. Após uma aula ou uma partida fico bastante cansada, saio suada e às vezes com dor nos braços e nas pernas', conta a estudante Laura Ercolin. Mesmo assim, o prazer é tanto que ela não quer parar. 'Apesar do cansaço, sempre quando uma partida termina sinto vontade de jogar outra. Jogar tênis é uma delícia!'.

Anamaria Soares também acredita que o fator decisivo para ela ter atingido a boa forma foi ter achado uma atividade física que considera prazerosa: 'Eu amo jogar tênis, realmente me encontrei nesse esporte. E não há nada melhor do que uma atividade que nos proporcione prazer, pois isso faz um bem enorme para o corpo e para a alma'.

Fonte: Bemleve.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Evite a desisdratação



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Evite a desisdratação.

Especialmente no verão, manter-se hidratado é fundamental para ir longe nos treinos. "Em ambientes quentes, um grau de desidratação de 2% já provoca queda do desempenho", afirma Robert Kenefick, fisiologista do Research Institute of Environmental Medicine, do Exército americano. E não basta ter líquidos a mão, é preciso saber quando e como cada um deve ser utilizado. Com base em diversos estudos recentes sobre o tema, elaboramos estratégias para você fazer dos líquidos aliados da sua corrida.

ANTECIPE A HIDRATAÇÃO E GANHE VELOCIDADE

POR QUÊ

Em um estudo de abril de 2010 da revista científica Journal of Athtletic Training, corredores que estavam desidratados no início de uma prova de 12 km, num dia em que fazia perto de 27 °C, terminaram o percurso em ritmo aproximadamente 2min30 mais lento comparado a quando começaram a correr bem hidratados. A desidratação diminui o volume sanguíneo, que, por sua vez, reduz a capacidade do organismo de transmitir calor e acaba forçando o coração a bater mais rapidamente. Assim, o corpo tem mais dificuldade para responder ao esforço.

BEBA

Uma a duas horas antes da corrida, beba de 250 a 500 ml de líquido (1 a 2 copos). Bebidas esportivas, água e chá gelado são boas opções, segundo a nutricionista Cassie Dimmick. Mas, se você não tiver se programado com antecedência, tome pelo menos 125 a 250 ml de líquido, 15 a 30 minutos antes do treino.
ESCOLHA BEBIDAS GELADAS NOS LONGÕES

POR QUÊ

Em um estudo de 2008 da revista Medicine & Science in Sports & Exercises, ciclistas que haviam consumido bebidas frias antes e durante o treino fizeram quase 12 minutos mais de exercício quando comparados aos que haviam consumido bebidas quentes. E, em um estudo de 2010, corredores que haviam consumido uma raspadinha correram 10 minutos mais, comparados a quando consumiram uma bebida fria. Em ambos os casos, a bebida mais gelada diminuiu a temperatura do corpo e a percepção de esforço. E os atletas se exercitaram por mais tempo.

BEBA

Em um dia quente, antes de sair para correr, tome uma raspadinha feita com gelo moído e sua bebida esportiva predileta. E, para manter sua bebida gelada durante a corrida, encha meia garrafa e deixe congelar; depois, complete a garrafa com mais bebida e vá correr. Se contar com uma equipe de apoio, espalhe ao longo do trajeto garrafas em recipientes térmicos (cooler).
SIGA O PLANO

POR QUÊ

Em um estudo publicado em julho de 2009 no Journal of Sports Sciences, ciclistas que seguiram um plano de hidratação durante os treinos — inclusive com a marcação exata do tempo e do volume de líquido consumido — aumentaram a frequência do consumo de líquidos e beberam mais na metade do treino. "O planejamento ajuda as pessoas a se lembrarem da quantidade de líquido que precisam consumir e de quando devem fazer isso", afirma o autor principal do artigo, Martin Hagger, da University of Nottingham, do Reino Unido.

BEBA

Observe sua sede durante as corridas e anote com que frequência você ingeriu líquidos e em que quantidade. Reveja suas anotações para fazer um planejamento. Ajuste seu cronômetro para apitar a cada 15 minutos, assim você vai se lembrar de avaliar sua sede. "Beber pequenas quantidades de líquido em intervalos regulares pode ajudar você a absorver a bebida de modo mais eficaz e evitar a sensação de estômago estufado", diz Cassie.
DÊ SÓ UM GOLINHO

POR QUÊ

Você não está com vontade de beber quase 4 litros de bebida esportiva? Então não faça isso. Em um estudo de 2010 da revista Medicine & Science in Sports & Exercise, corredores que usaram uma solução de carboidratos como enxaguatório bucal pouco antes do início e a cada 15 minutos, durante uma corrida de uma hora na esteira, foram mais velozes e conseguiram correr 200 metros mais, comparados aos atletas que usaram um placebo. "Os carboidratos ativam o centro de recompensa no cérebro", afirma Ian Rollo, um dos autores do estudo. O cérebro sente a entrada de energia "que pode diminuir a percepção do esforço", segundo Rollo.

BEBA

Em corridas mais curtas, para ter os benefícios de uma bebida esportiva, mas evitar as calorias extras, bochechar e cuspir a bebida pode ser a solução. E essa é uma boa opção para corredores que ficam enjoados ao ingerirem muito açúcar de uma só vez. Entretanto, em corridas de mais de uma hora de duração, escolha algo que você consiga beber.