quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dança é uma atividade física?



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Dança é uma atividade física?.

Dançar faz bem?

Atualmente existem muitas informações sobre os benefícios que os exercícios podem oferecer para nosso organismo, onde seus resultados positivos fortalecem a saúde física e mental do indivíduo. Os profissionais de saúde alertam que para conseguir aumentar a longevidade e qualidade de vida, certamente não existe combinação mais eficaz do que uma alimentação equilibrada em conjunto com atividades físicas regulares. O mais preocupante, é que mesmo diante de tanta informação e comprovação destes estudos, muitas pessoas não adotem os exercícios alegando falta de vontade para se exercitar.

Diante deste desafio, surge uma ótima alternativa para estas pessoas. Estamos falando da dança, isto mesmo! A dança é uma excelente alternativa para quem não se atrai pelas atividades convencionais. Dançar geralmente é algo que as pessoas fazem sem imaginar e conhecer os benefícios ligados ao exercício físico. Vamos aproveitar essa dica e destacar detalhadamente como a dança e exercício físico estão unidos em prol da saúde melhor.

Dança faz bem pra saúde?
Dança de salão, sapateado, forró, axé, zumba, ballet, street dance, fast dance, jazz, dança do ventre, e várias outras! Podemos dizer que a quantidade e variações destas modalidades são tão grandes que nem é possível listar todas. O importante a se destacar é que existe um ponto em comum, todos estes estilos fazem super bem à saúde!

Agora vamos falar dos benefícios que podem ser adquiridos com a prática frequente da dança: aprimorar a coordenação motora, melhorar o condicionamento físico, aumentar a flexibilidade, estimular a adaptação ao ritmo, entre outros.

Dança ajuda a emagrecer?
Nos benefícios citados acima não falamos sobre a perda de peso, pois esta fantástica vantagem deve ser destacada separadamente! Claro que variando de pessoa pra pessoa, além dos próprios estilos, tudo dependerá da frequência e intensidade, mas podemos afirmar que unida a uma boa alimentação, a dança é um exercício que pode sim te fazer ficar contente com o resultado na balança.

Veja alguns exemplos de gasto calórico:

Ballet – Queima 225 kcal por hora
Zumba – Queima 300 kcal por hora.
Como perder peso dançando?
Dançar emagrece?

Parece muito atraente não é mesmo? Mas é bom alertar que não é nada inteligente escolher o estilo de dança pelo seu gasto calórico, uma vez que se você não sentir prazer e atração ao praticar aquela dança, certamente você não vai conseguir ter frequência. Para auxiliar nesta escolha, experimente alguns estilos. Caso não seja possível, tente seguir seus gostos pessoais e afinidade com o ritmo. Se a escolha seguir esta ideia, a chance de permanência e satisfação nas aulas será muito maior.

O mais atrativo da dança, é que ela talvez seja o exercício mais democrático e flexível. Havendo vários ritmos e coreografias a serem explorados, todo mundo poderá investir nesta atividade, nem que seja pra aprender o famoso dois pra lá, dois pra cá.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

6 Alongamentos para melhorar dor na coluna



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre 6 Alongamentos para melhorar dor na coluna.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNdyAcfSRXmSdgF5rtDvOfGPWRYpyb7Dce-c9FZ-xNmLb46BFSb08536VJ1t9uEO4KiaUriHvTdoeyE-wY50BUERiXCvuIb7rxKbaZZ9InXvfaL-dcjlzyd-sJ19iYIR22suQ_bkEY1yxK/s1600/alongamento+(1).jpg
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Uma coluna com boa flexibilidade diminui o risco de lesão, principalmente para quem pratica alguma atividade física.

Abaixo faremos 6 exemplos de alongamentos para musculatura que influi na coluna coluna vertebral:

1) Deitada com os pés apoiados no chão e a coluna lombar encostada no apoio. Entrelaçar os dedos e levar os braços esticados em direção oposta ao corpo. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.

2) Em pé mantendo os pés ligeiramente afastados e joelhos soltos, solte o corpo para frente sem tensões. Sinta o alongamento dos músculos posteriores da perna e coluna. Mantenha o alongamento por 15 segundos e volte à posição inicial, endireitando o corpo de baixo para cima, sendo a cabeça a última parte a se endireitar.

3) Em pé, quadril encaixado, joelhos soltos, leve os braços estendidos para cima. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.

4) A partir da posição inicial do exercício anterior, incline o corpo para um lado. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Faça o mesmo para o outro lado.

5) Deitada com as pernas flexionadas e com os pés apoiados no chão. Certifique-se que a coluna lombar esteja totalmente encostada no apoio. Com o auxílio de uma toalha em volta de um pé, estique uma das pernas de forma que a coxa fique em ângulo reto com o quadril. Os músculos do pescoço e ombros devem permanecer relaxados. Sinta o alongamento dos músculos posteriores da coxa e da barriga da perna. Mantenha o alongamento por 15 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna.

6) Incline o corpo e apóie os braços sobre uma mesa, mantendo o quadril fletido, joelhos soltos e a região lombar reta. Estenda os joelhos suavemente. Certifique-se que sua coluna esteja reta, pois este exercício mal feito poderá afetar a sua coluna. Mantenha o alongamento por 20 segundos e relaxe, levantando o corpo lentamente, de forma que a cabeça seja a última a se endireitar.