quarta-feira, 23 de maio de 2018

Como se preparar para os exercícios nas estações mais frias



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como se preparar para os exercícios nas estações mais frias.

 

No inverno, é comum que esportistas fiquem menos dispostos à prática de exercícios; ideal é se preparar e manter a motivação mesmo longe do calor
Na prática de atividade física, a sazonalidade é um elemento importante: é muito comum que próximo ao verão as pessoas busquem "entrar em forma", já que é a estação em que os corpos ficam mais à mostra, enquanto no inverno ocorre o oposto. Mas é sempre importante lembrar que a estética não é o único sentido da prática esportiva e de atividades físicas.

Manter-se em movimento traz inúmeros benefícios para saúde que já são bem conhecidos, mas também é importante lembrar que manter a regularidade nas práticas corporais possibilita a manutenção das conquistas de condicionamento e de saúde por todo o ano.

No inverno, vale a pena considerar a prática de atividades em ambiente fechado, ou ainda o investimento em roupas que permitam a proteção ao frio. Caso sua opção seja por atividades ao ar livre nas baixas temperaturas, é importante cobrir e proteger o corpo do frio, mesmo que a atividade seja intensa e cause suor.

Nesse sentido, roupas compridas, luvas e toucas são recomendadas. Caso o frio esteja muito extremo, é fundamental cobrir o nariz e a boca, para que o ar inspirado não esteja tão frio que exponha as vias aéreas às infecções.

Outro cuidado fundamental é com a hidratação: embora no inverno não sintamos tanta sede quanto no verão, o consumo de água deve sempre acontecer, mesmo que não haja sede. O cuidado deve ser maior se as atividades físicas estão sendo realizadas com proteção térmica e gerando uma sudorese maior.

No caso da alimentação, tende a existir um gasto calórico maior, pois o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura ideal.

Entretanto, isso não significa que a alimentação balanceada deva ser descartada. Assim, de forma semelhante ao consumo de líquidos, devemos manter o consumo de frutas e verduras, sem exagerar no consumo de alimentos ricos em gordura, mesmo que eles pareçam ainda mais irresistíveis nos dias frios.



terça-feira, 8 de maio de 2018

5 motivos para praticar atividade física diariamente



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre 5 motivos para praticar atividade física diariamente.


Lidar com o cansaço do cotidiano é difícil. Porém, não dá mais para colocar a prática de uma atividade física para escanteio. A importância da atividade física para a saúde e para a qualidade de vida é enorme — e isso pode ser visto por meio dos benefícios que a prática traz.

Quer saber quais são? Continue a leitura e veja cinco motivos para começar a se exercitar — além de entender o que é preciso fazer antes de começar uma atividade. Confira:

1. Aumenta a disposição

Essa é a primeira mudança que um novo praticante de atividades físicas vai perceber: o aumento significativo da disposição durante as tarefas rotineiras. Ou seja, quem praticar exercícios físicos acorda mais disposto e não se cansar facilmente ao longo do dia.

E o melhor: para conseguir essa energia, não é preciso passar horas na academia. Comece com algo simples e que não leve o seu corpo ao extremo. Um alongamento seguido de uma caminhada ou de uma corrida leve durante meia hora por dia já é o bastante para perceber o resultado!

2. Melhora o condicionamento

Além de queimar gordura, quem se exercita regularmente começa a notar uma definição gradual dos músculos trabalhados. Isso, é claro, com uma bateria de exercícios mais puxados e direcionados, como as aulas de spinning para a definição das pernas ou o levantamento de halteres para os braços.

Vale salientar, também, que há uma melhora no condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios. Assim, fica mais fácil se concentrar nas tarefas do dia a dia — e a produtividade no trabalho e nos estudos aumenta consideravelmente.

3. Previne doenças

Muitas pessoas relacionam diretamente algumas doenças, como a diabetes e o aumento de colesterol, à obesidade. No entanto, mesmo uma pessoa magra não está imune a esses problemas. Isso acontece, pois essas doenças estão associadas ao sedentarismo — e não ao peso.

Agora, se você não suporta a ideia de frequentar uma academia, considere, então, começar a praticar um esporte — seja futebol, vôlei ou natação, por exemplo. O importante é se movimentar!

4. Fortalece o organismo

A importância da atividade física também diz respeito ao fortalecimento do nosso organismo.

Além de deixar tendões e ligamentos mais flexíveis e a musculatura mais forte, é possível perceber, também, o fortalecimento no funcionamento do coração, do sistema respiratório e da imunidade.

5. Contribui para o bom humor

Quando você se exercita, há a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Isso não somente ajuda a combater a ansiedade e a depressão, como contribui para a melhora do nosso humor — e esse é um benefício que não pode ser ignorado.

Que a atividade física é capaz de trazer muitas vantagens, isso já deu para notar, certo? No entanto, é preciso salientar a importância de realizar uma avaliação médica antes de começar a praticar qualquer exercício.

Além de avaliar o sistema cardiovascular, o exame médico é capaz de detectar patologias que possam dificultar ou interferir na realização das atividades — seja um problema de natureza óssea, muscular ou respiratória.