quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Benefícios da prática de exercícios físicos para crianças



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios da prática de exercícios físicos para crianças.




Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.

Ao praticarmos atividades físicas, queimamos a gordura que está em excesso no nosso corpo, e ao mesmo tempo melhoramos a nossa pressão arterial. Além disso, com exercícios físicos, o nosso corpo fica mais preparado e consegue driblar muitas doenças.

Muito se questiona que exercício físico para a criança é prejudicial, porém a atividade física pode ser uma brincadeira ativa na qual a criança se movimenta brincando. Brincar de pega-pega, pular amarelinha, pedalar, jogar bola, nadar e pular corda são algumas das alternativas para as quais as crianças podem ser direcionadas, de acordo com suas preferências. Os benefícios são diversos, como o exposto abaixo:

  • Estimula o Crescimento e Desenvolvimento
  • Melhora Postura e Equilíbrio
  • Fortalece Ossos, Músculos e Articulações
  • Tem Domínio do Corpo
  • Autoestima Elevada
  • Socialização
  • Promove a Saúde
  • Minimiza a Obesidade e Depressão
  • Minimiza Doenças relacionadas ao Sedentarismo

Devemos ressaltar que toda atividade, brincadeira ou exercício, deve entreter e ser do gosto da criança, para que seja algo prazeroso. E assim seja aproveitada a atividade física na infância.

O uso de aparelhos eletrônicos deve ter horários pré-estabelecidos, limitados a duas horas diárias (somados TV, computador e videogame). A eficácia de videogames ativos como exercício ainda é controversa.

Tão nocivo quanto o sedentarismo, é o outro extremo conhecido como ¨síndrome de overtraining¨. Buscando melhorar a performance, muitos adolescentes, às vezes incentivados  pelos próprios pais, excedem sua capacidade física em supertreinamentos e ficam sujeitos  a  lesões  e  estresse emocional.

Além de praticar atividades físicas, a criança também deve se alimentar bem. Uma boa alimentação inclui muitas verduras, legumes e frutas em seu cardápio. É bom que alimentos muito gordurosos, refrigerantes e doces sejam evitados.


terça-feira, 8 de setembro de 2020

Treinamento Funcional e a melhora no sistema cardiorrespiratório



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Treinamento Funcional e a melhora no sistema cardiorrespiratório.




O treinamento funcional envolve movimentos específicos para o desenvolvimento das atividades da vida diária do indivíduo. Sendo assim, esta metodologia de treino possibilita a todos os públicos o bom condicionamento das capacidades físicas, tornando-se possível, assim, atingir a excelência no desempenho.

Coloque uma pessoa sedentária para andar num ritmo mais acelerado na esteira. Nem precisa ser uma corrida, só uma caminhada mesmo. Agora, marque 10 minutos e veja como ela se comporta.


Mesmo que a princípio a pessoa não tenha problema algum para caminhar, ela vai ficando cansada e logo estará com a respiração pesada, suando e chegando à exaustão. Indivíduos assim têm pouca resistência cardiorrespiratória. Essa é uma falta extremamente comum nos tempos atuais, quando o sedentarismo é um estilo de vida generalizado.

Qualquer um que queira ter uma vida longa e saudável deve investir em treinamentos que melhorem seu sistema cardiorrespiratório. A prática de atividades físicas para esse fim é um meio comprovado de diminuir a incidência de doenças cardiovasculares, que também estão entre as causas de óbito mais frequentes.

Nesse sentido, o Treinamento Funcional utiliza movimentos que exigem uma boa respiração para serem bem executados. Ainda, os exercícios que se utilizam nas aulas são em sua maioria multiarticulares, envolvendo grande volume de massa muscular, o que aumenta a demanda metabólica.

Além disso, todos os exercícios promovem uma melhoria do que conhecemos como resistência física, que nada mais é que a capacidade cardiorrespiratória. Para aguentar uma quantidade moderada ou alta de exercício, não basta que o aluno tenha força muscular. Por isso, muitos instrutores de musculação incluem exercícios aeróbicos em sua aula.

O Treinamento Funcional, por sua vez, não tem a necessidade de exercícios aeróbicos, já que seus movimentos também servem para melhorar a capacidade respiratória por sua característica de exercícios complexos, grandes massas musculares envolvidas, atividades em alta intensidade e intervalos curtos.

Em princípio, qualquer pessoa sadia e com idade adequada pode fazer o treinamento funcional, mas pessoas que já praticam esportes ou atividades físicas se adaptam melhor a ele. Antes de se submeter ao Treinamento Funcional, o praticante deve consultar um médico e informar ao instrutor qualquer restrição ou problema de saúde que tenha e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.

Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional deve obedecer ao histórico de cada praticante.

Gostou do texto? Dá uma compartilhada para fortalecer meu trabalho!