quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Exercícios de Pilates indicados na Artrose de Quadril



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios de Pilates indicados na Artrose de Quadril.



O Pilates no Tratamento da Artrose de Quadril tem como objetivo melhora da flexibilidade, no alongamento e na força muscular, reeducação postural e treino do equilíbrio, culminando no retorno às atividades de vida diárias e na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Exercícios para a fase inicial da artrose de quadril: se diagnosticada a artrose de quadril precocemente, o programa de tratamento tem como objetivo retardar a evolução da doença, reduzir a perda de mobilidade e força muscular.

Além de restaurar as amplitudes de movimentos e a força muscular já perdidos, prevenir o aparecimento de deformidades, e controlar o quadro álgico. Enfatizar exercícios de fortalecimento, alongamento e equilíbrio de quadril.

Exercícios para a fase crônica da artrose de quadril: nesta fase o quadro doloroso e a perda de funcionalidade estão mais acentuados, comprometendo a marcha e afetando grande parte das amplitudes de movimento.

O objetivo do Pilates nesta fase é inicialmente liberar a articulação por meio de exercícios passivos e ativo assistidos e trabalhar a flexibilidade e o alongamento de toda musculatura envolvida no quadril.

Em seguida, é possível inserir lentamente exercícios isométricos – que irão permitir o fortalecimento da musculatura sem aumentar o processo inflamatório e sem o desgaste do osso subcondral.

De acordo com a resposta ao tratamento pode-se inserir exercícios de fortalecimento em geral, sempre cuidando com as amplitudes de movimento, respeitando a contração concêntrica e excêntrica e evitando movimentos bruscos.

Treino de equilíbrio e propriocepção também são muito importantes para restauração da marcha.

Exercícios para o pós-operatório de artrose de quadril: o tratamento na fase pós-operatória visa o retorno precoce da função, por meio da restauração da amplitude de movimento força e flexibilidade do quadril.

Side Kicks – inner thigh lifts

Objetivo: fortalecimento de adutores de quadril e estabilização de quadril.

Posição inicial: paciente em decúbito lateral, cabeça apoiada no membro superior do lado do decúbito, outro membro superior apoiado a frente do corpo.O membro inferior contralateral ao decúbito deve estar com quadril abduzido e joelho flexionados com o pé apoiado no solo.

Movimento: paciente deve realizar a adução do membro inferior do lado do decúbito, seguido de movimento de circundução, retornando à posição inicial.

Double Straitgh Stretch

Objetivo: fortalecimento de abdominais, flexores de quadril, e alongamento de cadeia posterior.

Posição inicial: paciente em decúbito dorsal, com ombros abduzidos, cotovelos flexionados e mãos apoiadas atrás da cabeça.Quadril flexionado a 90° e joelhos estendidos.

Movimento: paciente deve realizar a flexão de coluna, elevando a cabeça do solo, enquanto estende o quadril em direção ao solo, mantendo a coluna lombar em posição neutra. Retornar à posição inicial.

Stretches back

Objetivo: alongamento de quadríceps e iliopsoas.

Posição inicial: paciente em pé, um dos membros inferiores deve estar apoiado sobre o barrel com o quadril em hiperextensão e joelho estendido. Segure-se com as mãos na barra a frente.

Movimento: paciente deve realizar flexão do joelho do membro inferior de apoio associado à hiperextensão da coluna, retornando à posição inicial.

Alongamento de Pelvitrocanterianos

Objetivo: alongamento de pelvitrocanterianos e ciático.

Posição inicial: paciente em frente ao Barrel, um membro inferior sobre o Barrel com quadril em rotação externa e flexionado. Membros superiores ao lado do corpo.

Movimento: paciente deve realizar a flexão da coluna, flexionando os ombros a frente, retornando à posição inicial.

Leg Extension

Objetivo: fortalecimento de glúteos, isquiotibiais e paravertebrais.

Posição inicial: paciente em decúbito ventral sobre o Barrel, , segurando a barra a frente.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de quadril, retornando à posição inicial.

Front Splits

Objetivo: fortalecimento de glúteo máximo, alongamento de flexores de quadril, e alongamento de isquiotibiais contralateral.

Posição inicial: paciente em pé ao lado do Reformer, com um membro inferior apoiado no Reformer tendo quadril em hiperextensão e joelho semifletido,. Membros superiores apoiados na barra frontal do Reformer.

Movimento: paciente deve realizar a hiperextensão do quadril e extensão do joelho apoiados no Reformer, enquanto flexiona o joelho e o quadril do membro inferior de apoio. Retornar à posição inicial.

Hip Stretch

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, glúteos e tensor da fáscia lata; e alongamento de adutores.

Posição inicial: paciente no Cadilac em decúbito lateral, membro inferior contralateral ao apoio com o pé apoiado na barra móvel, tendo quadril abduzido e quadril joelho flexionados..

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, associada à extensão e adução do quadril, elevando a barra móvel. Retornar à posição inicial.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Alongamento beneficia pessoas sedentárias e atletas



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Alongamento beneficia pessoas sedentárias e atletas.

5 alongamentos para terminar um bom treino – Observador

Nossos músculos são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados. Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode desenvolver estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados não haverá amplitude normal de movimentos nem uma boa circulação sanguínea, além de causar desconforto e até dores. Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com frequência e de maneira correta.

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a sua flexibilidade. Esse resultado é possível porque o alongamento aumenta a temperatura da musculatura e produz pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

A queixa mais frequente de sedentários e atletas é justamente a perda da flexibilidade, provocando, principalmente, dores lombares. Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo lesões musculares.

É importante alongar adequadamente a musculatura antes e também depois de qualquer atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências físicas, protegendo e melhorando o desempenho. Ao despertar, no trabalho, durante viagens prolongadas, no trabalho, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, podemos realizar atividades de alongamento para trazer o bem estar.

Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.

Os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente e, quando feitos de maneiras adequadas, ainda traz os seguintes benefícios para o corpo:

- Reduzem as lesões;
- Reduzem o risco de tendinite;
- Relaxam o corpo;
- Ativam a circulação;
- Deixam o corpo mais solto e leve;
- Corrigem a postura;
- Aumentam a agilidade;
- Aumentam o raciocínio;
- Beneficiam a coordenação;
- Preparam o corpo para atividades físicas;
- Melhoram a respiração;
- Facilitam a oxigenação sanguínea;
- Ativam a circulação.

Publicado em 06/03/15 e revisado em 22/10/20