sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Benefícios da Hidroginástica para saúde de Idosos



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios da Hidroginástica para saúde de Idosos.




A chegada da melhor idade pede cuidados especiais com a saúde, e isso envolve alimentação, prática de esportes, lazer e até mesmo uma vida social ativa.

Sendo assim, separamos 5 benefícios que a prática da hidroginástica pode trazer para essa fase da vida.

1. Aumenta a flexibilidade

Os exercícios aeróbicos realizados dentro da piscina são capazes de trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, fazendo com que o aumento da flexibilidade seja notado em um curto espaço de tempo.

Além disso, os ligamentos também acompanham esse processo e acabam se soltando com mais facilidade, levando ao aumento da flexibilidade nos idosos.

2. Melhora o equilíbrio

Com o avanço da idade é natural que o equilíbrio se torne cada vez mais instável, fazendo com que as quedas sejam um dos principais riscos aos idosos. Portanto, os exercícios praticados durante as aulas de hidroginástica são capazes de amenizar este problema, visto que movimentam os braços e pernas ao mesmo tempo.

3. Ajuda a manter a saúde do coração

Durante a prática de atividades físicas a tendência é que o fluxo sanguíneo aumente, elevando a saúde cardiológica. Além disso, o aumento da circulação sanguínea é responsável pela melhora de oxigenação no organismo, evitando o entupimento de veias e outros problemas relacionados ao coração.

4. Combate o estresse

Ao se exercitar o corpo produz e libera hormônios necessários para o controle e combate ao estresse, mal humor e irritabilidade. Além disso, a endorfina e a serotonina também são capazes de combater a depressão.

5. Melhora a qualidade do sono

Após o gasto de energia causado pela prática de exercícios, a sensação de cansaço e bem-estar podem ser responsáveis por uma boa noite de sono.

A hidroginástica traz benefícios para a saúde numa perspectiva global aos praticantes e que a grande maioria destes, busca esta prática por motivos de saúde através de indicação médica ou por estar sentindo os benefícios no seu cotidiano.

Os profissionais de Educação Física podem intervir nessa realidade buscando conscientizar-se da relevância do desenvolvimento de pesquisas para fundamentar sua prática profissional em análises científicas deste fenômeno.

Para profissionais que querem dar (melhorar) aulas de Hidroginástica, tenho uma dica bem legal que é o curso HIDROGINÁSTICA 3.0. Esse curso online que vem numa versão e vai te fazer um professor de Hidroginástica mesmo que nunca tenha trabalhado com isso. Clique aqui e saiba mais!



sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Vantagens do Treinamento Suspenso



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Vantagens do Treinamento Suspenso.




A fita de suspensão  é um equipamento que permite que sejam realizados exercícios utilizando o peso do próprio corpo, resultando em maior resistência e aumento da força muscular, além de promover a consciência corporal e melhorar o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória.

O treino suspenso, que é o tipo de treino em que os exercícios são realizados com a fita, deve ser indicado por um profissional de educação física de acordo com o objetivo da pessoa e nível de treinamento, além de que o instrutor pode dar indicações para tornar o exercício mais intenso e ter mais benefícios.


Então, por se tratar de material desestabilizador, torna-se uma ferramenta que pode ser usada para aumentar os níveis de estabilização do tronco, gerando um ambiente que irá aumentar a atividade proprioceptiva e neuromuscular e, por conseguinte, as exigências de controle postural.

Devido ao fato de você poder modificar a resistência do exercício de forma instantânea, simplesmente ajustando a posição do corpo (braço de resistência da alavanca), os treinos em suspensão tornam-se seguros e eficazes para pessoas de qualquer nível de condicionamento.

Esse tipo de treinamento se diferencia dos tradicionais devido ao fato de que, as mãos ou os pés do praticante geralmente são apoiados por um único ponto de ancoragem, enquanto a extremidade oposta do corpo fica em contato com o chão.

Vantagens
  • Fortalecimento do Core
  • Aumento do condicionamento físico
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da consciência corporal
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento das articulações
  • Ganho de força e resistência muscular
Desvantagens
  • Por ser um exercício instável, pode ser complicado no início

O treino suspenso deve ser indicado por um profissional de educação física de acordo com o objetivo da pessoa e nível de treinamento, além de que o instrutor pode dar indicações para tornar o exercício mais intenso e ter mais benefícios.

Cursos e Ebooks sobre Treinamento Funcional




sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Como o Futsal ajuda na saúde do aluno



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como o Futsal ajuda na saúde do aluno.



A educação física escolar é pautada na construção do conhecimento científico, visando promover um estilo de vida saudável com reflexões acerca da cultura corporal (lutas, ginástica, esporte, dança, jogos, etc). Desse modo, dentre os conteúdos abordados, o futsal é um dos que mais sobressai, pela facilidade ao acesso de sua prática na escola.

Através do futsal e demais atividades físicas, trabalhada no ambiente escolar, obtêm-se melhorias em diversos aspectos como: o conhecimento, percepções espacial, corporal e temporal que os alunos passam a apresentar, e potencializando vários processos mentais, além de ter consciência capacidades físicas e motoras, e sempre trabalhadas em aulas de Educação Física, sempre tendo em mente a apreensão particular e grupal dos colegiais.

A atividade física, ou seja, a prática o futsal, ajuda no acréscimo do aluno e na diminuição de diversos riscos futuros, além de desempenhar importantes efeitos psicossociais. Diversas outras extensões positivas que ficam incluídas à atividade física satisfatória, dentre eles o acréscimo da massa magra, redução da gordura corporal, evolução dos níveis de eficaz cardiorrespiratória, de resistência muscular e força isométrica, além dos importantes efeitos de socialização.

As atividades físicas submetem amplos grupos musculares à boa saúde como: capacidade aeróbica, flexibilidade, Resistência Muscular Localizada e equilíbrio. Pessoas que praticam futebol possuem Resistência Muscular localizada e Aeróbica; os índices de massa corporal também são mais favoráveis à saúde física, pois estão mais distantes do sobrepeso.

Logo, o desenvolvimento da resistência muscular e o condicionamento cardiovascular são alguns benefícios de quem exercita o futsal.  Ele até instiga o raciocínio acelerado e aflige a cognição dos atletas. Quanta toda atividade física, a prática do futsal mesmo tem outros benefícios. Cresce e melhora o metabolismo, os sistemas cardíaco, respiratório e cardiovascular e ocasiona avanço à saúde quando postado de maneira correta e apropriada a cada faixa etária.

O esporte é uma maneira de mostrar para as crianças e adolescentes as adequadas ocasiões que o esporte e a vida podem proporcionar.

Para quem quer lidar com o Futsal na Escola, tenho um conteúdo bem legal. Conheça o curso Futsal Escolar do Rogério Voser. Este curso busca oferecer um referencial teórico sobre o processo de ensino/aprendizagem aplicado ao Futsal Escolar.

Além do material teórico, slides e books, são disponibilizados 70 vídeos com atividades práticas que podem ser aplicados em diferentes faixas etárias. Clique aqui e saiba mais!


segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Exercício Físico para a Fibromialgia



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercício Físico para a Fibromialgia.




A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dor generalizada em todo o corpo, além de aumentar a sensibilidade à dor. Uma vez que o desconforto causado pela doença se mantém por vários meses e, até, anos, pessoas que sofrem com fibromialgia também têm maior tendência para apresentar cansaço excessivo, problemas de sono e transtornos psicológicos.

O exercício físico é certamente uma das modalidades terapêuticas mais eficazes para o tratamento da fibromialgia. Quando realizados regularmente, melhoram a sensação de dor, melhoram o tônus muscular e os distúrbios do sono, devido à liberação de substâncias, em especial as endorfinas, que agem diretamente no sistema nervoso central (SNC), promovendo sensação de conforto e bem estar, entre outros.

Os exercícios devem ter início leve e a intensidade aumentada gradativamente. Eles devem ser bem planejados para que sejam bem tolerados desde o início, e para que o paciente mantenha a aderência durante a fisioterapia e não desista.

Os melhores exercícios são os da cinesioterapia, o qual compreende dois grandes objetivos da fisioterapia no tratamento da fibromialgia como o de exercitar os músculos doloridos com exercícios de alongamento e melhorar as condições cardiovasculares com exercícios aeróbicos. Os exercícios físicos de baixa intensidade são considerados mais eficazes na diminuição do impacto da síndrome e na qualidade de vida em paciente com fibromialgia.

Condicionamento cardiorrespiratório

Estudos realizados demonstram que os exercícios aeróbicos, também chamados de condicionamento cardiorrespiratório têm um importante papel no tratamento, pois estimulam a liberação de neurotransmissores relacionados ao humor como a serotonina e a norepinefrina.

Alongamento muscular

Os exercícios de alongamento muscular na fibromialgia permite a recuperação do comprimento muscular funcional, possibilitando alívio de tensões, realinhamento da postura e melhora na amplitude, além de liberdade e consciência de movimento. Porém, embora bastante empregados na rotina clínica fisioterapêutica, por serem de fácil execução e tolerabilidade, parece não existir um consenso sobre o tipo, a frequência e a intensidade de alongamentos mais adequados para o tratamento de pacientes com FM.

Fortalecimento muscular

Os exercícios de fortalecimento são importantes para promover ganho de força e resistência muscular aos portadores de fibromialgia, auxiliando na diminuição da dor e da sensação de fadiga. Entretanto, fique atento à escolha do repertório de exercícios.

É importante evitar que o seu aluno sinta dor muscular pós exercício. Nesse caso, evite exercícios excêntricos e mudanças muito bruscas nos estímulos dados. Lembre-se sempre que seu aluno já convive com dor constante e não será benéfico que sinta dores relacionadas ao exercício também.