terça-feira, 28 de dezembro de 2021

A dieta e a exercício físico na manutenção da saúde óssea



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre A dieta e a exercício físico na manutenção da saúde óssea.


13 Exercícios físicos para iniciantes: saia do sedentarismo hoje



É de consenso entre os profissionais da saúde que atividade física e alimentação balanceada são a fórmula do sucesso para quem procura mais saúde e qualidade de vida. Para a manutenção da saúde óssea são necessários vitaminas e minerais específicos que constituem a massa óssea e auxiliam no fortalecimento dos ossos.

Alguns nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas D e K exercem efeito significativo no desenvolvimento da massa óssea e, portanto, devem estar presentes na dieta em quantidades adequadas. O cálcio, o fósforo e o magnésio são fundamentais para a mineralização óssea, a qual acontece ao longo da vida e em ciclos.1,2

O primeiro ciclo, denominado pico de massa óssea, ocorre até aproximadamente 28 anos de idade e é o momento em que há maior formação do tecido ósseo. Assim, com a ingestão adequada desses minerais na infância e na adolescência, é possível reduzir o risco de fraturas com o avançar da idade.1,3 A recomendação de ingestão diária de cálcio é de 1.000 mg; de fósforo é de 700 mg e de magnésio é de 240mg para crianças, 300mg para adolescentes, 320mg para mulheres e 400mg para homens.4,5,6 Depois, o segundo ciclo é a consolidação do tecido ósseo e, por último, acontece o ciclo de perda de massa óssea, quando os ossos passam a enfraquecer devido à idade e quando os minerais consumidos durante o primeiro ciclo podem fazer a diferença.1,3

A vitamina D estimula a absorção de cálcio, regula o metabolismo do fósforo, além de auxiliar na formação e maturação do tecido ósseo. A ingestão diária recomendada é de 600 UI por dia e sua absorção é favorecida com a exposição da pele ao sol.3,4,7 Já a vitamina K, atua como facilitador da ação de proteínas que participam do processo de mineralização óssea. Para as mulheres, o ideal é consumir 90 microgramas por dia e, para os homens, o ideal é 120 microgramas por dia.6,7

Assim, para atingir as recomendações de ingestão, é necessário estar atento aos alimentos que tem maior quantidade de cada nutriente. O cálcio está presente no leite e derivados e nas bebidas à base de soja enriquecidas; o fósforo em carnes e oleaginosas; o magnésio em hortaliças e frutas; a vitamina D em peixes e a vitamina K em vegetais verde-escuros.

Ter uma alimentação balanceada em conjunto com a prática de atividade física duplica os benefícios para a saúde óssea. Principalmente os exercícios físicos de força e de médio impacto, que contribuem para manter e melhorar a densidade mineral e evitar a perda de massa óssea no processo de envelhecimento.8,9,10,11 Além destas vantagens , a atividade física também melhora a força, a massa muscular e a flexibilidade das articulações.11 A ingestão inadequada de nutrientes que participam da saúde óssea associado ao sedentarismo podem antecipar o aparecimento de certas doenças comuns apenas ao envelhecimento, como osteoporose e osteomalácia, que deixam o osso poroso e geram fraturas.

Dessa forma, praticantes de atividade física que possuem alimentação balanceada e com consumo adequado de nutrientes apresentam melhora da saúde óssea. A adoção desses hábitos de vida saudáveis é importante não apenas para os ossos, mas também para a melhora da saúde de todo o organismo e a consequente prevenção de doenças.


Fonte: Portal da Educação Física

 

Publicado em 08/09/15 e revisado em 28/12/21

 



terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Benefícios de um bom condicionamento físico



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios de um bom condicionamento físico.





A busca por um bom condicionamento físico deve ser contínua, sendo promovida ao longo dos anos para a obtenção de uma condição de vida saudável. Estar bem condicionado fisicamente não demanda atividade física intensa, desgastante ou exercícios monótonos. Para obter um bom condicionamento físico,você precisa apenas manter periodicidade na prática de exercícios.

Veja os benefícios de se manter um bom condicionamento físico:

  • Diminuição da frequência cardíaca em repouso (quando a pessoa está em descanso, sentada no trabalho, almoçando, etc.) Por exemplo, se uma pessoa tinha a frequência cardíaca de 90 batidas por minutos, e após começar atividade física a frequência reduzir para 70, imagine a economia de batidas do coração no final de 24 horas, de 365 dias ou pelo resto da sua vida.
  • Diminuição da pressão arterial: a pressão diminui por causa da melhoria no fluxo sanguíneo e na contração do coração. Ocorre também um melhor retorno venoso.
  • Diminuição da resistência periférica: os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos, limpos de gordura, facilitando a circulação do sangue.
  • Diminuição da taxa de colesterol e gordura: os exercícios usam gordura como fonte de energia, diminuindo assim o peso corporal de gordura e o colesterol.
  • Aumenta a contratibilidade do coração: o coração passa a se contrair melhor e a distribuir melhor o sangue para o corpo.
  • Aumenta o número de mitocôndrias: as mitocôndrias são as estruturas dentro das nossas células que usam o oxigênio para transformar os nutrientes em energia para o corpo.


Exercícios Físicos combatem insônia, depressão e problemas cardíacos



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos combatem insônia, depressão e problemas cardíacos.

 Exercício físico e saúde: entenda a relação entre os dois - Inove Nutrition

Além de emagrecer, o exercício físico melhora a qualidade de vida em vários aspectos: autoestima, melhora do sono e da respiração, por exemplo. A atividade física também pode ser um remédio para depressão, diabetes, colesterol alto, insônia e osteoporose.
 
Não existe uma regra de quanto tempo de atividade física é preciso fazer para haver benefícios. Isso depende muito da intensidade, frequência e duração da atividade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é fazer cinco vezes por semana, 30 minutos de atividade leve a moderada.

A atividade física pode ajudar na depressão, porque quando fazemos exercício, o corpo libera serotonina e outros hormônios de prazer, modulando o humor.

O exercício também diminui a resistência à insulina porque os músculos passam a usar melhor a glicose do sangue, o que é bom para o diabético.

Quem tem osteoporose sente os benefícios da atividade física porque ela aumenta a deposição de cálcio nos ossos, podendo reverter a osteoporose para osteopenia.

O exercício também é uma forma de tratar as doenças do coração. Entretanto, o paciente não deve esquecer de tomar o remédio. A atividade física previne também os fatores de risco da doença cardíaca, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Antes de iniciar a atividade física é importante fazer uma avaliação médica. Os exercícios melhoram a circulação e pressão arterial, o batimento cardíaco e a musculatura. No cardíaco, ela alivia o trabalho do coração, melhora a qualidade de vida, aumenta a capacidade de se exercitar, diminui o cansaço, melhora o sono e diminui a chance de um novo infarto.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Como incorporar exercícios físicos na sua rotina?



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como incorporar exercícios físicos na sua rotina?.


Onodera Academia | O que acontece com o seu corpo durante exercício físico  é impressionante


Os exercícios físicos podem ser definidas como qualquer movimento corporal que implique em um gasto de energia, por isso, ser uma pessoa fisicamente ativa não implica em ser um frequentador de uma academia de ginástica ou ser praticante de um determinado esporte. Os benefícios da prática regular dos exercícios físicos são inúmeros, tanto na esfera orgânica como mental.

Redução da pressão arterial, melhora dos níveis do colesterol e de suas frações, diminuição da glicemia (taxas de açúcar no sangue) e do peso corporal, são alguns dos benefícios observados. Uma diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, além de uma melhora da auto-estima e dos sintomas depressivos, são consequências observadas na esfera psíquica de quem pratica regularmente atividades físicas.

Dicas para incorporar os exercícios físicos à rotina cotidiana:

- Procure se organizar para realizar uma caminhada de pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana. O ideal é totalizar 150 minutos de atividades físicas semanais.

- Caminhe ou pedale ao invés de dirigir, sempre que possível, inclusive para ir à escola ou ao trabalho.

- Suba as escadas ao invés de utilizar o elevador.

- Procure descer do ônibus alguns pontos antes. Finalize o trajeto até o seu destino final caminhando.

- Estacione em vagas mais distantes, de modo a caminhar o restante do percurso.

- Invista em algum equipamento de ginástica, como um esteira ou bicicleta ergométrica, para realizar atividades físicas em sua casa. Que tal assistir o jornal ou o seu programa de TV predileto caminhando ou pedalando?

- Muitas pessoas conseguem obter regularidade em suas atividades física realizado-as pela manhã, antes de iniciar as demais atividades do dia.

- Procure realizar a maior parte das atividades domésticas, como limpeza, lavagem do carro, regar as plantas ou cuidar do jardim.



Exercícios podem reverter efeitos do estresse no entupimento de artérias



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios podem reverter efeitos do estresse no entupimento de artérias.


Blog - 3 exercícios físicos fáceis para fazer em casa | Onodera Estética

Esse texto foi publicado em 25/04/12 mas a revisão dele aconteceu porque acredito que a prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir o entupimento das artérias, ao combater os efeitos do estresse na formação de placas de gordura. Essa foi a conclusão de um estudo apresentado   no Congresso de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Europeia de Cardiologia. Em testes com ratos propensos geneticamente a ter aterosclerose, os cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, observaram que "o estresse induz a expressão de moléculas de adesão nas placas ateroscleróticas", mas os exercícios podem combater esse efeito. 

No estudo, os pesquisadores induziram aterosclerose nos roedores com uma dieta rica em gordura, e provocaram estresse comportamental nos animais com o teste de esconder bolinhas de gude. E alguns camundongos foram selecionados para fazerem exercícios - 45 minutos de natação, três vezes por semana - por oito semanas, enquanto outros ficaram sedentários.

Com as análises, os especialistas observaram que placas com acúmulo de células produtoras da molécula de adesão celular - que favorecia a aterosclerose - foram induzidas em ratos estressados. Entretanto, a expressão dessa molécula foi suprimida nos animais que realizavam exercícios físicos. Além disso, a atividade reduziu a produção superóxida - associada a inflamações - nas paredes da artéria aorta, em comparação com os ratos sedentários. 
 
Baseados nos resultados, os pesquisadores destacaram que a prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir aterosclerose induzida por uma dieta rica em gordura associada ao estresse e à ansiedade. "O estresse comportamental induz a expressão da molécula de adesão nas placas ateroscleróticas em ratos deficientes de apolipoproteína E. O treinamento com exercícios pode estabilizar as placas instáveis induzidas pelo comportamento de estresse neste modelo animal", concluíram os autores.

Fonte: Heart Failure Congress 2010. Abstract 1417.


quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Atenção com a dor durante o exercício físico



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Atenção com a dor durante o exercício físico.

Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva tem  inscrições abertas | SEGS - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti,  Educação


A frase "Sem dor, sem ganho" que ficou imortalizada entre os praticantes de atividade física pode encobrir um grande risco à saúde. Isso porque muitas pessoas acreditam que sentir dores no corpo durante ou após se exercitar é normal e até significa ganho muscular, mas isso nem sempre é verdade. 

Pode até ser normal sentir algum desconforto durante o exercício de alta intensidade, devido às exigências do corpo para que seja realizada esta tarefa. O tecido muscular, quando exigido próximo a sua capacidade máxima de gerar força, responde dolorosamente. Outro exemplo são os tendões, que estabilizam tornozelo, joelho e quadril, e podem ficar doloridos durante a prática da corrida pela exigência de estabilizar as forças aplicadas nessas articulações.

Outra forma comum de dor é a muscular, que acontece geralmente um dia após o esforço físico. Ainda não temos evidências cientificas que nos permita concluir se é ou não necessário sentir dor para ganhar massa. Mas podemos dizer que quando ela é causada pelo treinamento, é uma evidência de que o músculo foi ativado, aumentando as chances de gerar um bom resultado no desenvolvimento muscular.

Porém, é preciso estar alerta para as dores intensas, que são a forma do corpo “avisar” que está em seu limite. Quando causada por exageros na carga de treinamento, ela pode até indicar uma possível lesão.

Ao sentir um desconforto, é importante procurar um profissional para saber a origem da dor. O profissional de educação física saberá se a dor é normal e passageira, pois ele terá todo controle da prescrição dos exercícios, sabendo se ela é recorrente para aquele tipo de prática. Nesse caso, pode-se aguardar a melhora por um tempo, antes de encaminhar ao médico. Nas atividades que não são acompanhadas por um especialista, um profissional de saúde deve ser consultado sempre que houver desconforto.

As lesões e incômodos geralmente são causados quando os praticantes de atividade física querem ir além dos limites do corpo ou iniciam um treino sem um alongamento adequado. Portanto, é importante sempre ficar atento a esses dois fatores, que podem causar problemas mais sérios. Para não ocorrer a dor indesejada, é fundamental um bom controle da carga de treinamento, ou seja, uma condução das progressões a serem realizadas. Somente o profissional poderá prescrever com precisão os exercícios e suas progressões, visando o maior ganho possível e o menor risco de lesão.,
 


segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Tecido Adiposo e Exercício Físico



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Tecido Adiposo e Exercício Físico.

 Atividade física: como se preparar para os exercícios nas estações mais  frias - Bem Paraná


O tecido adiposo é um tecido formado por células gordas. Devido às influências hormonais, os homens têm maior tendência para acumular um excesso de gordura à volta da cintura, enquanto as mulheres têm uma maior tendência em armazenar gordura numa camada fina por baixo da pele e em zonas como as ancas e músculos. Quanto maior o excesso de gordura acumulado, especialmente à volta da cintura, maior o risco de se desenvolver um problema de saúde.

O nível de atividade física de um indivíduo é calculado fazendo um rácio entre o gasto energético total e o gasto energético em repouso, no decurso de um dia (24 horas). Quanto mais ativo é um indivíduo maior é o seu nível de atividade física. Abaixo de 1,49, considera-se que o nível de atividade é baixo; um nível de atividade física de aproximadamente 1,5 é médio e acima de 1,9 o indivíduo tem um nível de atividade física elevado.

A prática de uma atividade física intensa tem uma relação clara com a manutenção de um peso estável 1,2. Considera-se intenso qualquer tipo de exercício que eleve a frequência cardíaca e respiratória (falta de ar) e que requeira um esforço considerável. Alguns exemplos de atividades físicas vigorosas são: corrida, andar de bicicleta (rapidamente), praticar aeróbica, e desportos competitivos como o futebol, o hóquei e o voleibol.

As crianças e adolescentes que realizam uma importante atividade física apresentam níveis de gordura corporal inferiores aos que não praticam. Segundo alguns estudos, as crianças europeias com 9 e 10 anos de idade que praticam uma atividade física intensa, durante mais de 40 minutos por dia, têm um menor nível de gordura corporal do que as crianças que apenas praticam exercício físico intenso entre 10 a 18 minutos por dia.

Os estudos sugerem que se necessita de um nível de atividade física de cerca de 1,8 para minimizar qualquer ganho de peso. Este nível corresponde a uma atividade física moderada, como o estar de pé ou caminhar, como as donas de casa, vendedores, empregados de mesa, mecânicos e comerciantes. Para equiparar esta situação com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 30 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana, a maior parte dos indivíduos necessita de incluir alguma atividade física extra no seu dia-a-dia. As pessoas que praticam uma actividade física intensa têm um nível de atividade mais elevado porque gastam mais energia.

Pelo contrário, está comprovado que níveis de atividade física baixos e médios estão relacionados de forma significativa com o aumento da gordura corporal, tanto nos homens como nas mulheres. Assim, um indivíduo pode precisar de 60 a 90 minutos de caminhada (ritmo acelerado), ou uma quantidade equivalente de atividade por dia, de modo a gastar a quantidade de energia necessária para manter o seu peso estável . Contudo, reduzir o consumo de calorias também pode ajudar a manter o equilíbrio energético, não tendo no entanto os efeitos benéficos para a saúde que estão associados à actividade física.


terça-feira, 9 de novembro de 2021

Exercícios Físicos ajudando a prevenir a Osteoporose



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos ajudando a prevenir a Osteoporose.

 


A osteoporose é uma doença que merece atenção especial, pois se tornou um problema de saúde pública mundial, devido ao envelhecimento populacional.

A osteoporose é dada pela perda de massa óssea. A massa óssea está em constante formação durante as fases da vida, na infância, na adolescência e até aos 35 anos, onde é alcançado o pico de massa óssea, a partir daí começa a iniciar uma queda, que gira em torno de aproximadamente 1,5% ao ano.  Evitar que essa queda seja acentuada é um dos objetivos do exercício físico para idosos.

O exercício físico pode ser classificado como "movimento corporal planeado, estruturado e repetitivo executado para melhorar ou manter um ou mais componentes da boa forma física

O exercício físico  proporciona inúmeros benefícios para a saúde da pessoa idosa, que pode sofrer de osteoporose.

Melhoria da força e da massa muscular;
Aumento na flexibilidade articular;
Aumento do VO2 máximo;
Melhor controle da glicemia;
Redução do peso corporal;
Melhoria na pressão arterial;
Melhoria no equilíbrio;
Menor dependência para atividades do dia-a-dia;

É importante ter em mente que o exercício físico trará dois benefícios fundamentais para o idoso que pode sofrer com osteoporose: aumenta a força do osso e diminui o risco de queda, co o fortalecimento dos músculos.

Sabemos que o exercício físico é excelente para a Osteoporose mas cabe-nos salientar que o melhor remédio para a doença ainda continua sendo a prevenção.



sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Benefícios da Hidroginástica para saúde de Idosos



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios da Hidroginástica para saúde de Idosos.




A chegada da melhor idade pede cuidados especiais com a saúde, e isso envolve alimentação, prática de esportes, lazer e até mesmo uma vida social ativa.

Sendo assim, separamos 5 benefícios que a prática da hidroginástica pode trazer para essa fase da vida.

1. Aumenta a flexibilidade

Os exercícios aeróbicos realizados dentro da piscina são capazes de trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, fazendo com que o aumento da flexibilidade seja notado em um curto espaço de tempo.

Além disso, os ligamentos também acompanham esse processo e acabam se soltando com mais facilidade, levando ao aumento da flexibilidade nos idosos.

2. Melhora o equilíbrio

Com o avanço da idade é natural que o equilíbrio se torne cada vez mais instável, fazendo com que as quedas sejam um dos principais riscos aos idosos. Portanto, os exercícios praticados durante as aulas de hidroginástica são capazes de amenizar este problema, visto que movimentam os braços e pernas ao mesmo tempo.

3. Ajuda a manter a saúde do coração

Durante a prática de atividades físicas a tendência é que o fluxo sanguíneo aumente, elevando a saúde cardiológica. Além disso, o aumento da circulação sanguínea é responsável pela melhora de oxigenação no organismo, evitando o entupimento de veias e outros problemas relacionados ao coração.

4. Combate o estresse

Ao se exercitar o corpo produz e libera hormônios necessários para o controle e combate ao estresse, mal humor e irritabilidade. Além disso, a endorfina e a serotonina também são capazes de combater a depressão.

5. Melhora a qualidade do sono

Após o gasto de energia causado pela prática de exercícios, a sensação de cansaço e bem-estar podem ser responsáveis por uma boa noite de sono.

A hidroginástica traz benefícios para a saúde numa perspectiva global aos praticantes e que a grande maioria destes, busca esta prática por motivos de saúde através de indicação médica ou por estar sentindo os benefícios no seu cotidiano.

Os profissionais de Educação Física podem intervir nessa realidade buscando conscientizar-se da relevância do desenvolvimento de pesquisas para fundamentar sua prática profissional em análises científicas deste fenômeno.

Para profissionais que querem dar (melhorar) aulas de Hidroginástica, tenho uma dica bem legal que é o curso HIDROGINÁSTICA 3.0. Esse curso online que vem numa versão e vai te fazer um professor de Hidroginástica mesmo que nunca tenha trabalhado com isso. Clique aqui e saiba mais!



sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Vantagens do Treinamento Suspenso



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Vantagens do Treinamento Suspenso.




A fita de suspensão  é um equipamento que permite que sejam realizados exercícios utilizando o peso do próprio corpo, resultando em maior resistência e aumento da força muscular, além de promover a consciência corporal e melhorar o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória.

O treino suspenso, que é o tipo de treino em que os exercícios são realizados com a fita, deve ser indicado por um profissional de educação física de acordo com o objetivo da pessoa e nível de treinamento, além de que o instrutor pode dar indicações para tornar o exercício mais intenso e ter mais benefícios.


Então, por se tratar de material desestabilizador, torna-se uma ferramenta que pode ser usada para aumentar os níveis de estabilização do tronco, gerando um ambiente que irá aumentar a atividade proprioceptiva e neuromuscular e, por conseguinte, as exigências de controle postural.

Devido ao fato de você poder modificar a resistência do exercício de forma instantânea, simplesmente ajustando a posição do corpo (braço de resistência da alavanca), os treinos em suspensão tornam-se seguros e eficazes para pessoas de qualquer nível de condicionamento.

Esse tipo de treinamento se diferencia dos tradicionais devido ao fato de que, as mãos ou os pés do praticante geralmente são apoiados por um único ponto de ancoragem, enquanto a extremidade oposta do corpo fica em contato com o chão.

Vantagens
  • Fortalecimento do Core
  • Aumento do condicionamento físico
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da consciência corporal
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento das articulações
  • Ganho de força e resistência muscular
Desvantagens
  • Por ser um exercício instável, pode ser complicado no início

O treino suspenso deve ser indicado por um profissional de educação física de acordo com o objetivo da pessoa e nível de treinamento, além de que o instrutor pode dar indicações para tornar o exercício mais intenso e ter mais benefícios.

Cursos e Ebooks sobre Treinamento Funcional




sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Como o Futsal ajuda na saúde do aluno



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como o Futsal ajuda na saúde do aluno.



A educação física escolar é pautada na construção do conhecimento científico, visando promover um estilo de vida saudável com reflexões acerca da cultura corporal (lutas, ginástica, esporte, dança, jogos, etc). Desse modo, dentre os conteúdos abordados, o futsal é um dos que mais sobressai, pela facilidade ao acesso de sua prática na escola.

Através do futsal e demais atividades físicas, trabalhada no ambiente escolar, obtêm-se melhorias em diversos aspectos como: o conhecimento, percepções espacial, corporal e temporal que os alunos passam a apresentar, e potencializando vários processos mentais, além de ter consciência capacidades físicas e motoras, e sempre trabalhadas em aulas de Educação Física, sempre tendo em mente a apreensão particular e grupal dos colegiais.

A atividade física, ou seja, a prática o futsal, ajuda no acréscimo do aluno e na diminuição de diversos riscos futuros, além de desempenhar importantes efeitos psicossociais. Diversas outras extensões positivas que ficam incluídas à atividade física satisfatória, dentre eles o acréscimo da massa magra, redução da gordura corporal, evolução dos níveis de eficaz cardiorrespiratória, de resistência muscular e força isométrica, além dos importantes efeitos de socialização.

As atividades físicas submetem amplos grupos musculares à boa saúde como: capacidade aeróbica, flexibilidade, Resistência Muscular Localizada e equilíbrio. Pessoas que praticam futebol possuem Resistência Muscular localizada e Aeróbica; os índices de massa corporal também são mais favoráveis à saúde física, pois estão mais distantes do sobrepeso.

Logo, o desenvolvimento da resistência muscular e o condicionamento cardiovascular são alguns benefícios de quem exercita o futsal.  Ele até instiga o raciocínio acelerado e aflige a cognição dos atletas. Quanta toda atividade física, a prática do futsal mesmo tem outros benefícios. Cresce e melhora o metabolismo, os sistemas cardíaco, respiratório e cardiovascular e ocasiona avanço à saúde quando postado de maneira correta e apropriada a cada faixa etária.

O esporte é uma maneira de mostrar para as crianças e adolescentes as adequadas ocasiões que o esporte e a vida podem proporcionar.

Para quem quer lidar com o Futsal na Escola, tenho um conteúdo bem legal. Conheça o curso Futsal Escolar do Rogério Voser. Este curso busca oferecer um referencial teórico sobre o processo de ensino/aprendizagem aplicado ao Futsal Escolar.

Além do material teórico, slides e books, são disponibilizados 70 vídeos com atividades práticas que podem ser aplicados em diferentes faixas etárias. Clique aqui e saiba mais!


segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Exercício Físico para a Fibromialgia



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercício Físico para a Fibromialgia.




A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dor generalizada em todo o corpo, além de aumentar a sensibilidade à dor. Uma vez que o desconforto causado pela doença se mantém por vários meses e, até, anos, pessoas que sofrem com fibromialgia também têm maior tendência para apresentar cansaço excessivo, problemas de sono e transtornos psicológicos.

O exercício físico é certamente uma das modalidades terapêuticas mais eficazes para o tratamento da fibromialgia. Quando realizados regularmente, melhoram a sensação de dor, melhoram o tônus muscular e os distúrbios do sono, devido à liberação de substâncias, em especial as endorfinas, que agem diretamente no sistema nervoso central (SNC), promovendo sensação de conforto e bem estar, entre outros.

Os exercícios devem ter início leve e a intensidade aumentada gradativamente. Eles devem ser bem planejados para que sejam bem tolerados desde o início, e para que o paciente mantenha a aderência durante a fisioterapia e não desista.

Os melhores exercícios são os da cinesioterapia, o qual compreende dois grandes objetivos da fisioterapia no tratamento da fibromialgia como o de exercitar os músculos doloridos com exercícios de alongamento e melhorar as condições cardiovasculares com exercícios aeróbicos. Os exercícios físicos de baixa intensidade são considerados mais eficazes na diminuição do impacto da síndrome e na qualidade de vida em paciente com fibromialgia.

Condicionamento cardiorrespiratório

Estudos realizados demonstram que os exercícios aeróbicos, também chamados de condicionamento cardiorrespiratório têm um importante papel no tratamento, pois estimulam a liberação de neurotransmissores relacionados ao humor como a serotonina e a norepinefrina.

Alongamento muscular

Os exercícios de alongamento muscular na fibromialgia permite a recuperação do comprimento muscular funcional, possibilitando alívio de tensões, realinhamento da postura e melhora na amplitude, além de liberdade e consciência de movimento. Porém, embora bastante empregados na rotina clínica fisioterapêutica, por serem de fácil execução e tolerabilidade, parece não existir um consenso sobre o tipo, a frequência e a intensidade de alongamentos mais adequados para o tratamento de pacientes com FM.

Fortalecimento muscular

Os exercícios de fortalecimento são importantes para promover ganho de força e resistência muscular aos portadores de fibromialgia, auxiliando na diminuição da dor e da sensação de fadiga. Entretanto, fique atento à escolha do repertório de exercícios.

É importante evitar que o seu aluno sinta dor muscular pós exercício. Nesse caso, evite exercícios excêntricos e mudanças muito bruscas nos estímulos dados. Lembre-se sempre que seu aluno já convive com dor constante e não será benéfico que sinta dores relacionadas ao exercício também.


segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Exercícios Físicos melhoram a saúde do coração



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos melhoram a saúde do coração.




Não resta mais dúvidas que praticar exercícios aeróbicos e ter uma alimentação balanceada são as atitudes que você pode tomar para manter o coração saudável e ter uma vida mais longa.

Um treino aeróbico, como a corrida, também estimula a produção de novos vasos sanguíneos. Quanto mais vasos sanguíneos, mais fácil fica o fluxo de sangue e, consequentemente, melhor é a circulação.

Esse tipo de exercício também diminui e evita a inflamação nas artérias, reduzindo os níveis de gordura no sangue e o colesterol. Em termos práticos, fazer alguma atividade aeróbica como correr 30 minutos pelo menos três vezes por semana ajuda a manter as artérias flexíveis, garantindo um bom fluxo sanguíneo, a pressão arterial adequada e reduzindo os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Entre os benefícios fisiológicos dos exercícios aeróbicos estão ainda as melhorias na função muscular, na força e na capacidade do corpo de absorver e usar oxigênio. E quanto maior a capacidade de transporte e uso de oxigênio, menos fadiga o corpo sente ao realizar as atividades diárias regulares.

Em pessoas com diabetes, a atividade física aeróbica melhora a capacidade do organismo de usar insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. O exercício faz com que os músculos queimem uma maior quantidade de açúcar vindo do sangue. Por consequência, o pâncreas precisa produzir menos insulina para manter o nível glicêmico sob controle. Um estudo de 2007 da Universidade de Michigan comprovou que uma única sessão de exercícios aeróbicos já melhora a sensibilidade à insulina.

A lista é grande e motivos não faltam para vencer o sedentarismo e seguir em busca de um coração saudável, mas é sempre bom consultar um especialista antes de começar a praticar qualquer modalidade de exercício. Um profissional habilitado terá condições de avaliar seu estado de saúde e recomendar a melhor atividade para suas necessidades, bem como intensidade e frequência.



segunda-feira, 12 de julho de 2021

Treinamento Funcional aumenta a capacidade funcional em Idosos



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Treinamento Funcional aumenta a capacidade funcional em Idosos.




A atividade física é um dos únicos meios da manutenção da saúde, da inserção desses indivíduos na socieda de; é o único meio para estabelecer uma sequência de vida saudável e tentar diminuir os efeitos causados pelo processo gradativo do envelhecimento e suas alterações no decorrer dos anos. Mas deve-se considerar um fator bem importante: a terceira idade necessita de uma atenção especial quanto à atividade física, pois cada indivíduo tem seu problema, sua limitação, sua realidade, assim, é preciso um método de treinamento específico fazendo com que todos consigam executá-lo da melhor maneira possível, respeitando a individualidade biológica.

O ideal seria começar a prática de algu ma atividade física mais cedo, para manter uma sequência e chegar à terceira idade com bons hábitos alimentares, com hábitos de praticar atividade física, enfim, com uma vida saudável

Diante disso, torna-se importante o desenvolvimento de um trabalho de treinamento funcional e core training que tem por objetivo trabalhar a funcionalidade e os músculos estabilizadores do corpo, o qual começa com exercícios leves e de fácil execução, e com o tempo e a evolução dos praticantes, os exercícios vão mudando e aumentando o grau de complexidade, trabalhando gradativamente, com o intuito de proporcionar uma vida mais saudável e independente.

O treinamento funcional core training busca fazer exercícios simples e eficientes que irão ajudar nas AVDs. Ao atravessar uma rua movimentada, o idoso deve prestar atenção em várias fontes de informações, veículos, pedestres ao seu redor, obstáculos como calçadas e buracos e, ainda, planejar a ação a ser executada.

O fato é que, com o processo de envelhecimento, o idoso requer um tempo maior para o processamento da informação sensorial e seu consequente planejamento de ação motora.

Como a capacidade funcional sofre alterações em razão do processo de envelhecimento humano, o treinamento de força funcional e core training procura adaptar como meio de treinamento situações ou movimentos reais que o idoso vivencia no seu dia a dia procurando estimular uma melhora na capacidade funcional. Também é importante lembrar que para ter uma vida saudável é preciso praticar atividade física e na terceira idade ela é imprescindível; o método de treinamento proposto proporciona um estilo de vida ativo e saudável visando um dia a dia mais simples, prático e saudável.

Para terminar, quero indicar bons materiais para você, caso decida se especializar em exercícios para idosos.

 O Curso é voltado para Profissionais da Educação física que buscam ampliar seus conhecimentos em Prescrição de Exercícios para Pessoas com mais de 60 anos. O Curso foi desenvolvido baseado em Evidências Científicas recentes e está dividido em 11 módulos. Clique aqui!

Este E-book serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Clique aqui



segunda-feira, 17 de maio de 2021

Estudo sugere que exercício aeróbico pode frear avanço do Alzheimer



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Estudo sugere que exercício aeróbico pode frear avanço do Alzheimer.



Pesquisa publicada no Journal of Alzheimer's Disease sinaliza que a intervenção pode reduzir de forma significativa o declínio cognitivo

Pesquisadores descobriram que exercício aeróbico pode frear o avanço do Alzheimer. A pesquisa foi publicada no formato de estudo piloto noJournalAlzheimer'sDiseasee sinaliza que esse exercício pode intervir na doença e prepara o terreno para estudos futuros que possam corroborar com a ideia inicial.

O estudo analisou se um grupo de idosos com o Alzheimer teria menos declínio cognitivo após seis meses de exercícios aeróbicos em comparação com o nível de declínio esperado sem esses exercícios.Os pesquisadores selecionaram headtopics.com

96 idosos com 66 anos ou mais, portadores da doença, e os dividiu em dois grupos. O primeiro grupo, com 64 pessoas, participou de aulas de ciclismo três vezes por semana por um período de seis meses. Já os 32 restantes participaram de aulas de alongamento e exercícios de amplitude de movimento.

Os pesquisadores seguiram monitorando a frequência cardíaca dos participantes em ambos os grupos. Além disso, o grupo do ciclismo foi incentivado a atingir de 50 a 75% da reserva da frequência cardíaca, ajudando ao mesmo tempo o outro grupo a manter menos de 20%.

Os resultados comprovaram que ambos os grupos apresentaram resultados significativamente melhores do que se tivessem continuado apenas o tratamento padrão. Para chegar a essa conclusão, foi usado um sistema de escala em que quanto maior o número, pior a cognição.

Após seis meses de exercícios ambos os grupos apresentaram números inferiores às expectativas previamente estabelecidas.SegundoFangYu, pesquisador da Universidade Estadual do Arizona e um dos responsáveis pelo estudo, a intervenção de exercícios aeróbicos reduziu de forma significativa o declínio cognitivo se comparado com o curso natural da doença. Porém, ainda não existem dados estatísticos que possam detectar diferenças entre os grupos. headtopics.com

Apesar das notícias animadoras, os pesquisadores deixaram claro que se trata de um estudo piloto e que ainda é muito cedo para afirmar algo, visto a quantidade de inconsistências no trabalho.Alzheimer

O Alzheimer é uma doença irreversível e progressiva que afeta as funções neurológicas do indivíduo. Nas formas mais brandas, afeta a capacidade de lembrar ou pensar em coisas específicas. Nas mais moderadas, podem afetar regiões do cérebro e prejudicar a linguagem, o raciocínio, o processamento sensorial e o pensamento consciente. Já nos estágios mais avançados, o paciente fica impossibilitado de realizar funções básicas, como comunicação e reconhecimento de pessoas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos (NIA, na sigla em inglês), a doença costuma aparecer por volta dos 65 anos de idade. Sem cura, o tratamento foca em medidas que possam retardar o avanço da doença e amenizar os seus sintomas. Enquanto os remédios são a principal forma de atenuação, novas evidências sugerem que o exercício aeróbico também podeser eficaz no retardamento dos sintomas.



quinta-feira, 15 de abril de 2021

Exercício contra a depressão infantil



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercício contra a depressão infantil.

5 Important Exercises for Children with Autism - AngelSense


Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados de que o índice de crianças entre seis e 12 anos diagnosticadas com depressão saltou de 4,5% para 8% na última década, muita gente ficou espantada. Ora, parece que a infância não combina com a tristeza profunda que caracteriza essa doença. Não é bem assim. Como se não bastasse o número ascendente de casos de bullying, tanto conflitos familiares como perdas traumáticas derrubam o ânimo dos pequenos.

Entre os adultos, já se sabe que a atividade física é grande aliada no combate ao quadro depressivo. Mas será que ela também seria útil para afastar o baixo astral entre a molecada? Foi esse o questionamento que motivou pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia a analisarem cerca de 700 voluntários mirins durante quatro anos.

Ao fim do período, eles concluíram que os exercícios protegeram os meninos e as meninas dos sintomas típicos da depressão. O benefício foi tão expressivo que os autores do estudo chegaram a compará-lo aos ganhos obtidos com intervenções psicossociais. Por enquanto, a teoria é que o esporte cria oportunidades para melhorar a autoestima, aumenta o convívio com outras pessoas e, de quebra, diminui o tempo dedicado às emoções negativas. Ou seja, serviria para prevenir e amenizar a condição.
 


quarta-feira, 14 de abril de 2021

Exercícios físicos é uma arma para enfrentar o câncer



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios físicos é uma arma para enfrentar o câncer.

 

Uma das perguntas mais frequentes no consultório é "o que posso fazer para ajudar a combater meu câncer?" A resposta nem sempre é simples, mas uma constante é o benefício de uma atividade física regular. Provavelmente, todo mundo já ouviu alguém dizer: "adoro a sensação depois que termino minha atividade física", "tenho muito mais disposição", "quando fico um dia sem exercícios, parece que meu corpo sente falta". São frases comuns na boca de quem pratica exercícios físicos regularmente. O simples fato de colocar o corpo para se mexer e movimentar-se, libera endorfinas e traz bem estar.

Benefícios

Qualquer um pode praticar atividade física, de maior ou menor intensidade. E isso vale também para indivíduos que estão em algum tipo de tratamento de saúde, como é o caso do câncer. Ao contrário do que se pensa, quem tem câncer pode e deve praticar atividades físicas. Isso ajuda a ter um condicionamento melhor, aprimorando o sistema cardiovascular, mantém a capacidade respiratória e ajuda a manter a massa muscular. Além disso, melhora a flexibilidade, a força e previne a osteoporose. São, portanto, inúmeros os benefícios.

Respeitar limites

Obviamente, é preciso respeitar a capacidade e os limites de cada paciente ao longo do tratamento, e sempre se recomenda que o início seja monitorado por um profissional da área. Porém, algum nível de atividade física é segura e altamente benéfica mesmo durante a fase ativa de radioterapia e quimioterapia, por exemplo. É importante lembrar também que, na fase de recuperação do câncer, a prática constante de exercícios promove o aumento da entrada de oxigênio no corpo, favorecendo a recuperação e ajudando a "limpar o organismo".

Os tratamentos oncológicos trazem consigo grandes mudanças nas vidas dos pacientes, mas apesar das dificuldades, ter uma atividade física prazerosa vai ajudar nessa caminhada, colaborando inclusive com a função imunológica do organismo, o que melhora a resistência para combater a doença. É benéfico também para os sintomas secundários, como fadiga, náuseas, dor e indisposição, muito comuns durante o tratamento, além de auxiliar no controle da depressão, do estresse e da ansiedade, que são comuns durante essa fase. Por mais paradoxal que possa parecer, um dos melhores remédios para o cansaço do tratamento é justamente a atividade física regular.

Os ganhos são imensos e é importante que as pessoas que têm câncer e enfrentam a doença, tenham isso claro. Muitas vezes, um dos melhores remédios é uma boa dose de atividade física, seja ela qual for.



terça-feira, 6 de abril de 2021

Exercícios para Idosos em época de Pandemia



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios para Idosos em época de Pandemia.




Não é segredo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o estilo de vida é um fator essencial para se ter uma boa saúde, especialmente nos idosos. Isso porque o impacto positivo da atividade física não é limitado apenas à saúde física, como melhora da postura e equilíbrio, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, neoplasias (cólon e de mama, dentre outras), mas também traz benefícios psicológicos, como melhora da autoestima, diminuição do risco de depressão, ansiedade e estresse.

Apesar de todos os benefícios da atividade física, o sedentarismo na população é comum e é ainda maior em idosos acima dos 65 anos, afetando 37,1% dos homens e 37,2% das mulheres nesta faixa etária, como mostra um estudo epidemiológico brasileiro e podemos supor que é ainda maior em tempos de pandemia como a atual. 

Com o envelhecimento, a mobilidade e força muscular acabam comprometidas e os exercícios são fundamentais para melhorar o sistema imunológico, tão falado no momento, a resistência, a coordenação motora, o equilíbrio e a disposição ao longo do dia. Além de melhorar a saúde cardiovascular, respiratória e diminuir o estresse nas articulações.

A epidemia do COVID-19 mudou a rotina de praticamente todo o planeta. E, particularmente, afetou a vida de centenas de milhões de idosos, que estão no principal grupo de risco do novo coronavírus, justamente pelas complicações advindas das características normais da idade avançada. Questões como a imunidade e o perigo maior quanto a doenças crônicas fazem com que o quadro de quem contrai o vírus se agrave. 

Alongamentos, caminhadas leves, mesmo que pelos cômodos da casa, além de atividades que fazem uso do próprio peso corporal e danças são recomendadas e essenciais. Além dos benefícios para o corpo físico, as atividades auxiliam também na redução da ansiedade durante esse momento de pandemia

Para finalizar, estamos enfrentando uma pandemia com o COVID-19,inúmeros idosos tiveram que parar suas atividades, há um guia de exercícios práticos, Exercícios para realizar com Idoso, para que um familiar possa realizar os exercícios. O Guia contém exercícios prescritos por Fisioterapeutas, especializado em Ortopedia e Traumatologia, Doutorando em Saúde. Clique aqui e saiba mais!




quinta-feira, 1 de abril de 2021

Quando o Personal Trainer Online é recomendado?



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Quando o Personal Trainer Online é recomendado?.



Todo mundo (ou quase todo mundo) sabe o que é um Personal Trainer. O modelo mais conhecido de personal trainer é aquele que te acompanha na academia para indicar os tipos de exercícios, garantir as posturas corretas, dar algumas dicas e responder eventuais dúvidas que você possa ter.

O mundo todo passou a consumir mais conteúdos digitais por conta das medidas de isolamento social para combate à COVID-19. Diante desse quadro, alguns profissionais tiveram que se adaptar a essa nova realidade e passaram a oferecer seus serviços pela internet, como é o caso dos personal trainers. Com as academias fechadas, muitos precisaram criar novas estratégias para atrair e fidelizar clientes. Apesar disso, eles garantem que a procura por consultoria e treinos on-line tem aumentado durante a pandemia.

Com isso, houve um aumento da procura por acompanhamento de um personal trainer online. Calma, isso não quer dizer que seja um robô ou aplicativo que substitua essa interação humana. Nada mais é do que um profissional que vai acompanhar o seu desenvolvimento à distância, via chamadas virtuais e mensagens de texto.

O personal trainer online é indicado para qualquer pessoa que deseja criar uma rotina de exercícios. Por meio do aplicativo, o profissional ajusta com frequência o treinamento e entra diretamente em contato com o aluno para responder as dúvidas e acompanhar o seu progresso. O grande diferencial é o seu preço, que o torna acessível para qualquer pessoa. Estando sempre disponível para um acompanhamento diário, permitindo uma melhor atenção ao aluno e constantes alterações de treinos.

Conteúdo Completo para Personal Trainer Digital

Esse serviço aumenta a motivação de quem não gosta de frequentar as academias tradicionais, onde a atenção aos alunos é escassa e há pouca personalização no treino. Com os gráficos de desempenho e o contato direto, o aluno conhece a sua evolução diária e pode solicitar mudanças na série de maneira fácil e ágil, sem perdas de tempo.

O serviço online também é ideal para quem tem uma programação muito intensa durante a semana e tem pouco tempo para fazer os seus exercícios. Com o planejamento individualizado das atividades, o personal pode encontrar maneiras de manter o planejamento nos intervalos disponíveis no dia.

Quer uma dica sensacional para atuar nessa área?

Pare de PERDER TEMPO gravando vídeos com qualidade baixa e com fundos aleatórios. Com esse combo de vídeos você pode comprar e personalizar com a sua Logo. Além dos + de 900 vídeos você vai receber uma planilha exclusiva para inserir os vídeos e utilizar como preferir.  🔝 Saiba mais

O Pack de vídeos para personal trainer online se trata de um ótimo investimento, correto? E o que você está esperando? Os melhores Profissionais que atuam no Mercado Fitness tomam decisões rapidamente.  Saiba mais



quinta-feira, 18 de março de 2021

Sedentarismo na pandemia está levando à piora de doenças crônicas



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Sedentarismo na pandemia está levando à piora de doenças crônicas.

Mesmo que não seja nas condições ideais, é fundamental manter a prática de atividades físicas — Foto: Istock Getty Images

Nesse momento difícil da pandemia de Covid-19, a maioria da população considera que suspender as atividades esportivas não fará falta. Esse é um erro de conceito que escutei até de esportistas regulares. Mas não, não podemos deixar para depois de jeito algum! Repito: de jeito algum devemos abandonar os exercícios, que devem ser feitos mesmo em condições não ideais, adaptados em casa ou em outro local sem aglomerar. 

O que temos visto é a piora das doenças crônicas como angina, hipertensão arterial descontrolada, obesidade e insuficiência cardíaca, diabetes e até arritmias. Doenças que, além da medicação, tinham nos exercícios físicos um braço importante do tratamento, curativo. A atividade física é importante na manutenção da saúde e da força física, que tanta diferença farão em quem for infectado pela Covid-19 ou outras viroses.

Insistimos nas recomendações médicas: cuidados higiênicos sanitários, uso de máscaras em todo lugar que formos, podendo apenas tirá-las em casa. E a única chance de bons resultados a longo prazo é a VACINAÇÃO! Mas qual vacina devo procurar? A que estiver sendo fornecida pelas autoridades. Querer escolher não é , neste momento , da nossa alçada.

Para os tratamentos médicos, seja em casa, seja internado numa enfermaria, seja mais grave e necessitando de UTI, os hospitais seguem atualmente novos protocolos, de acordo com a gravidade e diferentes dos tratamentos do ano passado. São protocolos, agora, muito mais eficientes. Por isso, recomenda-se seguir o que o médico prescrever, não vale a pena pressionar o profissional para prescrever outros medicamentos e tratamentos.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Exercícios Físicos e depressão de crianças e adolescentes



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos e depressão de crianças e adolescentes.




A depressão pode ter um impacto devastador na infância e adolescência, afetando o comportamento das crianças em casa, na escola, com os amigos e, no caso dos adolescentes, no trabalho. Até recentemente, a depressão infantil não era amplamente aceita como um distúrbio real. Conseqüentemente, apenas nos últimos vinte anos surgiram pesquisas científicas com os avanços significativos das neurociências, favorecendo melhor a compreensão de como as crianças passam pela depressão, por que se deprimem e como ajudá-las. Felizmente, desde o início da era de avaliação crítica da depressão infantil, foram obtidos grandes avanços rumo à compreensão desse distúrbio, de modo que se possa oferecer uma esperança real para crianças com depressão e para suas famílias

O exercício físico é imprescindível para a saúde do ser humano em todas as idades. É papel dos profissionais da área da saúde e, em particular, do profissional de Educação Física, dar a conhecer à população em geral, a importância da prática de atividades físicas para a manutenção e obtenção da saúde na totalidade de seu significado, ou seja, psicológico, corporal, espiritual, político e social. Benefícios do exercício físico para crianças e adolescentes:
  1. Controle de sintomas psicológicos como ansiedade e depressão;
  2. Maior sociabilidade e autoconfiança;
  3. Desenvolvimento de ossos, músculos e articulações;
  4. Estímulo a um sistema cardiorrespiratório saudável;
  5. Desenvolvimento da coordenação motora;
  6. Manutenção de um peso corporal saudável.
Estimular o brincar, transformar o tempo de sedentarismo em tempo de brincadeira é muito importante para a retomada da atividade física, seja nos ambientes escolares e também em casa. É de extrema importância a atuação de intervenções em saúde pública na infância e adolescência, pois promover a atividade física, mesmo que de leve intensidade, traz benefícios para a saúde mental, principalmente na prevenção da depressão

Para crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos
  • A atividade física nessa fase deve incluir jogos, recreação, esportes, educação física e exercícios planejados nos contextos da escola, família e clubes. Nesse momento de confinamento, em casa mesmo.
  • Devem gastar ao menos 180 minutos em vários tipos de atividades físicas em qualquer intensidade, das quais pelo menos 60 minutos de intensidade moderada a elevada, repartidas ao longo do dia; quanto mais, melhor, já que acréscimos de atividades físicas moderadas a vigorosas para além dos 60 minutos diários são um adicional para a saúde.
  • A maior parte das atividades deve ser aeróbica. Atividades como correr e pular são fundamentais para o crescimento de músculos e ossos.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Condicionamento Físico para a Saúde



Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Condicionamento Físico para a Saúde.




Independentemente do seu peso corporal atual, ter um bom condicionamento físico aumenta os níveis do HDL (High densitylipoprotein ou lipoproteína de alta densidade), também conhecido como bom colesterol, e diminui os triglicerídeos  associados a doenças cardíacas.

Os efeitos do condicionamento físico sobre os fatores de risco coronarianos são multifatoriais. Dados obtidos através de metanálises de estudos randomizados revelaram que a participação em programas de exercícios regulares é uma forma de intervenção eficaz na prevenção, tratamento e reabilitação da doença, objetivando não só interromper a progressão da aterosclerose como até mesmo a sua regressão 5.

Sabemos também que os exercícios físicos atuam na prevenção e tratamento da hipertensão e doenças circulatórias. Em indivíduos de meia idade, observou-se que a redução de 2 mmHg na pressão arterial proporciona uma diminuição direta de 4% na mortalidade por doença cardiovascular.

Além desse benefício, o bom condicionamento físico favorece outros mecanismos protetores para o praticante. A redução do peso corporal, da adiposidade visceral, da inflamação e a melhora na resposta endotelialatuam de maneira preventiva no surgimento de doenças relacionadas ao aparelho circulatório ou doenças cardíacas 6.

Um bom condicionamento físico ainda atua prevenindo o diabetes e beneficiando enormemente as pessoas já portadoras dessa doença. Diabéticos que se exercitam regularmente apresentam aumento da captação de glicose, diminuição da resistência à insulina, redução do colesterol ruim (LDL-c), aumento do colesterol bom (HDL-c) e a melhoria da eficiência cardíaca por meio da bradicardia de repouso.

Estes benefícios são decorrentes de modificações tais como o aumento do transporte de glicose na célula muscular e o aumento da sensibilidade da célula à ação da insulina. Lembrando que os principais fatores que atuam melhorando a taxa de captação da glicose são o aumento do aporte sanguíneo durante os exercícios, permitindo a disponibilidade da glicose para a musculatura, e o aumento da expressão do transportador de glicose (GLUT- 4) no músculo.

Outro benefício de um bom condicionamento físico é, sem dúvidas, a melhora da qualidade do sono. Pesquisadores do mundo todo têm voltado sua atenção para esse tema e muitos trabalhos foram feitos com o objetivo de desvendar como os exercícios atuam no padrão de sono de uma pessoa. Foram encontrados resultados positivos dos exercícios na melhora do sono e seus possíveis distúrbios.

Como começar? A caminhada sempre é uma boa dica. A caminhada é um exercício fácil de praticar e que não demanda muito além de um par de tênis confortáveis e um espaço para percorrer alguns quilômetros.

Quanto mais tempo você caminhar, mais vai acostumar seu organismo a esse tipo de exercício e, dessa maneira, aumentar a demanda de acordo com a progressão do seu condicionamento físico.

Exercite-se, de preferência, com a orientação de um bom profissional da Educação Física. Isso irá assegurar maior eficácia e segurança para você durante os treinos.

Para finalizar, indico um conteúdo Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular destinado para estudantes de Fisioterapia e Educação Física e tem como objetivo, aplicar os conceitos do sistema cardiovascular em diferentes situação do exercícios físico. Clique aqui e saiba mais!