Curta e Siga


Exercícios de Pilates indicados na Artrose de Quadril





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios de Pilates indicados na Artrose de Quadril.



O Pilates no Tratamento da Artrose de Quadril tem como objetivo melhora da flexibilidade, no alongamento e na força muscular, reeducação postural e treino do equilíbrio, culminando no retorno às atividades de vida diárias e na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Exercícios para a fase inicial da artrose de quadril: se diagnosticada a artrose de quadril precocemente, o programa de tratamento tem como objetivo retardar a evolução da doença, reduzir a perda de mobilidade e força muscular.

Além de restaurar as amplitudes de movimentos e a força muscular já perdidos, prevenir o aparecimento de deformidades, e controlar o quadro álgico. Enfatizar exercícios de fortalecimento, alongamento e equilíbrio de quadril.

Exercícios para a fase crônica da artrose de quadril: nesta fase o quadro doloroso e a perda de funcionalidade estão mais acentuados, comprometendo a marcha e afetando grande parte das amplitudes de movimento.

O objetivo do Pilates nesta fase é inicialmente liberar a articulação por meio de exercícios passivos e ativo assistidos e trabalhar a flexibilidade e o alongamento de toda musculatura envolvida no quadril.

Em seguida, é possível inserir lentamente exercícios isométricos – que irão permitir o fortalecimento da musculatura sem aumentar o processo inflamatório e sem o desgaste do osso subcondral.

De acordo com a resposta ao tratamento pode-se inserir exercícios de fortalecimento em geral, sempre cuidando com as amplitudes de movimento, respeitando a contração concêntrica e excêntrica e evitando movimentos bruscos.

Treino de equilíbrio e propriocepção também são muito importantes para restauração da marcha.

Exercícios para o pós-operatório de artrose de quadril: o tratamento na fase pós-operatória visa o retorno precoce da função, por meio da restauração da amplitude de movimento força e flexibilidade do quadril.

Side Kicks – inner thigh lifts

Objetivo: fortalecimento de adutores de quadril e estabilização de quadril.

Posição inicial: paciente em decúbito lateral, cabeça apoiada no membro superior do lado do decúbito, outro membro superior apoiado a frente do corpo.O membro inferior contralateral ao decúbito deve estar com quadril abduzido e joelho flexionados com o pé apoiado no solo.

Movimento: paciente deve realizar a adução do membro inferior do lado do decúbito, seguido de movimento de circundução, retornando à posição inicial.

Double Straitgh Stretch

Objetivo: fortalecimento de abdominais, flexores de quadril, e alongamento de cadeia posterior.

Posição inicial: paciente em decúbito dorsal, com ombros abduzidos, cotovelos flexionados e mãos apoiadas atrás da cabeça.Quadril flexionado a 90° e joelhos estendidos.

Movimento: paciente deve realizar a flexão de coluna, elevando a cabeça do solo, enquanto estende o quadril em direção ao solo, mantendo a coluna lombar em posição neutra. Retornar à posição inicial.

Stretches back

Objetivo: alongamento de quadríceps e iliopsoas.

Posição inicial: paciente em pé, um dos membros inferiores deve estar apoiado sobre o barrel com o quadril em hiperextensão e joelho estendido. Segure-se com as mãos na barra a frente.

Movimento: paciente deve realizar flexão do joelho do membro inferior de apoio associado à hiperextensão da coluna, retornando à posição inicial.

Alongamento de Pelvitrocanterianos

Objetivo: alongamento de pelvitrocanterianos e ciático.

Posição inicial: paciente em frente ao Barrel, um membro inferior sobre o Barrel com quadril em rotação externa e flexionado. Membros superiores ao lado do corpo.

Movimento: paciente deve realizar a flexão da coluna, flexionando os ombros a frente, retornando à posição inicial.

Leg Extension

Objetivo: fortalecimento de glúteos, isquiotibiais e paravertebrais.

Posição inicial: paciente em decúbito ventral sobre o Barrel, , segurando a barra a frente.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de quadril, retornando à posição inicial.

Front Splits

Objetivo: fortalecimento de glúteo máximo, alongamento de flexores de quadril, e alongamento de isquiotibiais contralateral.

Posição inicial: paciente em pé ao lado do Reformer, com um membro inferior apoiado no Reformer tendo quadril em hiperextensão e joelho semifletido,. Membros superiores apoiados na barra frontal do Reformer.

Movimento: paciente deve realizar a hiperextensão do quadril e extensão do joelho apoiados no Reformer, enquanto flexiona o joelho e o quadril do membro inferior de apoio. Retornar à posição inicial.

Hip Stretch

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, glúteos e tensor da fáscia lata; e alongamento de adutores.

Posição inicial: paciente no Cadilac em decúbito lateral, membro inferior contralateral ao apoio com o pé apoiado na barra móvel, tendo quadril abduzido e quadril joelho flexionados..

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, associada à extensão e adução do quadril, elevando a barra móvel. Retornar à posição inicial.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário