Curta e Siga


Sedentarismo na pandemia está levando à piora de doenças crônicas





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Sedentarismo na pandemia está levando à piora de doenças crônicas.

Mesmo que não seja nas condições ideais, é fundamental manter a prática de atividades físicas — Foto: Istock Getty Images

Nesse momento difícil da pandemia de Covid-19, a maioria da população considera que suspender as atividades esportivas não fará falta. Esse é um erro de conceito que escutei até de esportistas regulares. Mas não, não podemos deixar para depois de jeito algum! Repito: de jeito algum devemos abandonar os exercícios, que devem ser feitos mesmo em condições não ideais, adaptados em casa ou em outro local sem aglomerar. 

O que temos visto é a piora das doenças crônicas como angina, hipertensão arterial descontrolada, obesidade e insuficiência cardíaca, diabetes e até arritmias. Doenças que, além da medicação, tinham nos exercícios físicos um braço importante do tratamento, curativo. A atividade física é importante na manutenção da saúde e da força física, que tanta diferença farão em quem for infectado pela Covid-19 ou outras viroses.

Insistimos nas recomendações médicas: cuidados higiênicos sanitários, uso de máscaras em todo lugar que formos, podendo apenas tirá-las em casa. E a única chance de bons resultados a longo prazo é a VACINAÇÃO! Mas qual vacina devo procurar? A que estiver sendo fornecida pelas autoridades. Querer escolher não é , neste momento , da nossa alçada.

Para os tratamentos médicos, seja em casa, seja internado numa enfermaria, seja mais grave e necessitando de UTI, os hospitais seguem atualmente novos protocolos, de acordo com a gravidade e diferentes dos tratamentos do ano passado. São protocolos, agora, muito mais eficientes. Por isso, recomenda-se seguir o que o médico prescrever, não vale a pena pressionar o profissional para prescrever outros medicamentos e tratamentos.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário