Curta e Siga


Saiba mais sobre Tendinite no Pé





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Saiba mais sobre Tendinite no Pé.



O tendão é um tecido fibroso que faz a ligação entre ossos e músculos. Nos pés, o tendão de Aquiles liga o pé às panturrilhas, essencial para a movimentação dos pés. 

Porém, quando há sobrecarga na região, a força incide diretamente nos tendões, que não possuem estrutura para aguentar tamanha sobrecarga. E assim, os tendões inflamam. 

Dessa forma, é comum a tendinite no pé aparecer em indivíduos praticantes de corrida, por exemplo, que não possuem fortalecimento adequado de pernas e pés. É também comum a tendinite nos pés de indivíduos com sobrepeso, devido à constante sobrecarga na região. 

Portanto, o aumento de peso, bem como o esforço repetitivo dos pés, sem o adequado preparo muscular, podem gerar a tendinite no pé.

Os principais tendões na região do pé e tornozelo são: Aquiles (Tendão Calcâneo), Tendão Tibial Posterior, Tendão Tibial Anterior, Tendões Fibulares Extensores e Flexores dos Dedos e do Hálux. As lesões nesses tendões podem ser classificadas como: tendinites (inflamação do tendão), tendinoses (degeneração do tendão) e roturas parciais ou roturas totais, podendo estas serem agudas ou crônicas. Muitos fatores podem estar relacionados às patologias dos tendões, tais como doenças reumatológicas ou metabólicas, entretanto as alterações mecânicas são as principais responsáveis pelos danos causados a essas estruturas. Essas alterações mecânicas podem ocorrer a partir do uso exagerado ou inadequado dos tendões, como em sobrecargas devido a obesidade ou atividades esportivas sem orientações bem como uso de calçados impróprios. Entretanto elas também podem ser causadas por alterações no alinhamento dos membros, caso dos pés planos (pés chatos) e ou pés cav

Os sintomas mais comuns são dores, inchaço e crepitação (ruído no movimento do tendão inflamados). Além disso, existem casos em que pode haver dificuldade de movimentar a articulação.

Os tratamentos são variados, e dependem do tendão acometido, do tipo e gravidade da de lesão, bem como das alterações mecânicas associadas. Eles podem variar de imobilizações e analgesia, passando por tratamentos fisioterápicos, ondas de choque e infiltrações, podendo ser necessário até procedimentos cirúrgicos, como tenólises, transferências, osteotomias e artrodeses.

O tratamento conservador para as diversas tendinites, de maneira geral, pode envolver tratamentos fisioterapêuticos com a utilização de ultrassom local, corrente elétrica, exercícios, correção de gesto esportivo e fortalecimento.

A terapia por ondas de choque também pode ser um excelente adjuvante nesse tratamento.

Dominar o atendimento de fisioterapia em regiões corporais é o ponto de partida para um bom resultado do seu paciente.  Não deixe de assistir a apresentação do curso porque eu tenho certeza que é um conteúdo que vai te acrescentar para sua prática clínica.  Saiba mais sobre o Curso Fisioterapia do Pé e Tornozelo aqui


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário