Curta e Siga


Fisioterapia nos esportes





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Fisioterapia nos esportes.



--
Dra Daniela Souto
Email: danisouto@gmail.com
Msn: dani_souto@hotmail.com
http://www.chakalat.net
http://www.danielasouto.net

A área desportiva é, sem dúvida alguma, uma das especializações que mais crescem na área da fisioterapia. Hoje em dia, o esporte movimenta milhões de dólares e o cuidado com o atleta se tornou ferramenta de grande valia para clubes e agremiações.

Conseqüentemente, o investimento em profissionais altamente qualificados e especializados é inevitável. Atualmente, o fisioterapeuta da área desportiva deve ter conhecimento nas três áreas de atuação fisioterapêutica: primária, secundária e terciária.

Na fase primária, que envolve a prevenção de lesões, o fisioterapeuta deve ter conhecimento específico em Anatomia e Histologia Esportiva, Fisiologia do Exercício, bem como a Biomecânica e a Cinesiologia Desportiva, nas quais se estudam movimentos e forças atuantes nas estruturas osteomioarticulares do corpo humano; além de conhecimentos básicos de Farmacologia e Nutrição Esportiva, os quais são essenciais para conseguir identificar fatores que possam contribuir para trabalho preventivo.

O estudo das principais lesões esportivas e suas respectivas etiologias se torna imprescindível, tanto para um trabalho na fase primária, como na secundária, a qual atua no tratamento das afecções esportivas. Na fase terciária, objetiva-se a manutenção da performance atlética e a prevenção de recidivas de lesões. O uso de técnicas adequadas, aprimoramento tecnológico e a busca de conhecimentos científicos aliados à prática clínica devem ser os objetivos do fisioterapeuta atuante na área desportiva.

Assim sendo, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Desportiva da Unimep (um dos mais antigos, em funcionamento desde 1986) permanece como excelência no meio desportivo atual. A cada ano, são incorporados à sua grade curricular módulos importantes que suprem a necessidade do fisioterapeuta que ingressará em exigente e competitivo mercado de trabalho.

Nosso corpo docente é dotado de renomados professores, todos mestres ou doutores na área específica de cada módulo. Também como diferencial em nosso curso, o discente tem a oportunidade de estágio prático em Fisioterapia Desportiva, além de atuar no atendimento a atletas nos jogos regionais e abertos, por meio de um convênio firmado entre a Unimep e a Prefeitura Municipal de Piracicaba.

[vb]Sérgio Henrique Borin[/b] é coordenador do Curso de Especialização em Fisioterapia Desportiva da Unimep. E-mail: atendimentopos@unimep.br.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário