Curta e Siga


A criança, o calor e o esporte





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre A criança, o calor e o esporte.


O esporte é altamente favorável ao bom desenvolvimento físico e emocional das crianças. A sua prática contudo exige alguns cuidados indispensáveis. Desde a vestimenta, passando pela alimentação e a exposição solar. O esporte praticado sob sol inclemente poderá acarretar uma hipertermia corporal com graves conseqüências para a saúde da criança.
A elevação da temperatura corporal nessas condições chamamos de hipertermia. Essa hipertermia é classificada em vários níveis de gravidade.

SINCOPE – Surge cefaléia(dor de cabeça), fraqueza(a criança perde parcialmente as forças), taquicardia( o coração bate muito rápido), hipotensão arterial(queda da pressão sangüínea), perda passageira da consciência(desmaio, desfalecimento). Nestes casos deveremos retirar a criança do ambiente com excesso de calor, mantê-la deitada elevando os seus pés, e oferecermos água e saias(soluções eletrolíticas ou mesmo uma mistura de sal ao suco de laranja) para serem ingeridos por via oral.
Poderá apresentar uma Segunda manifestação que são as CAIMBRAS que atingem as pernas, braços e são comumente dolorosas. Quando o quadro é acrescido das cãibras. Usaremos as medidas prescritas anteriormente e muitas vezes somos obrigados a usar infusões venosas(a essa altura sob controle médico). Quando o quadro se agrava, ele é acrescido de EXAUSTÃO, com fadiga, vômitos, sudorese intensa, confusão mental. Nesses casos haverá necessidade de fazermos um resfriamento do corpo e essa criança deverá ficar em repouso por um a dois dias. Finalmente a manifestação mais grave que é o CHOQUE, que apresenta temperaturas acima de 40 graus podendo atingir 41, presença de choque seguido de coma, pele muito quente e convulsões. Esta última eventualidade necessita de tratamento em unidade de tratamento intensivo. Mas sempre é melhor prevenir. Ao notarmos uma elevação térmica importante, deveremos interromper a atividade física, colocar a criança em um local frio, promover o resfriamento de seu corpo com imersão em água fria, compressas de gelo, ventiladores e ar refrigerado. Nunca esquecer de repor água e sais.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário