Curta e Siga


A prática esportiva previne doenças?





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre A prática esportiva previne doenças?.

Mariah Simonato

É sempre muito importante praticar atividades físicas: seja para a formação social, para se livrar de vícios, seja para o desenvolvimento do corpo e mente, estimulando o raciocínio e reduzindo a ansiedade e estresse. E na prevenção de doenças, a prática física também é válida?

Exercícios simples, feitos regularmente, como pedalar ou caminhar, melhoram a eficiência do coração, pulmão e do sistema circulatório, permitindo ao corpo uma maior circulação de oxigênio e proporcionando uma maior resistência ao organismo. "Várias doenças já foram discriminadas como sendo prevenidas pela prática constante de atividades físicas. Por isso, é sempre válido prescrever exercícios", diz o professor de educação física Sérgio Orofino.

Sérgio Orofino defende que praticar atividades físicas pode combater a hipertensão arterial (pressão alta), a Diabetes do tipo 2 e, principalmente, as cardiopatias. "O hipertenso que pratica exercícios pode vir a deixar de fazer uso de medicamentos antidepressivos. O diabético pode reduzir a ingesta de insulina e as doenças do coração podem ser minimizadas e até evitadas com a prática física", fala Sérgio.

Para o professor Orofino, é importante que antes do indivíduo começar a se exercitar ele faça uma avaliação médica. Tal avaliação será importante para que o exercício adequado seja indicado. Além disso, é necessário que o indivíduo procure uma atividade da qual gosta, pois será mais fácil a sua adesão e dedicação a ela.

"A prática física, quando bem orientada, pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças", afirma Sérgio Orofino. "Mas é importante que você não possua nenhuma contra-indicação para os exercícios, uma vez que existem doenças para as quais não se recomenda as atividades físicas", alerta o professor.

Colaboração:
Sérgio Orofino
Professor de Ed. Física
Academia Vitória Sports
(27)3315-6511


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Um comentário:

  1. Oi,

    Hoje, o último dia do ano vim agradecer por suas visitas, seus comentários e por ter prestigiado o blog cuidando do corpo.
    Desejo muitas bençãos em sua vida, um ano cheio de saúde, paz, amor, comunhão, perseverança...academia, RA e muito dinheiro no bolso!!! kkk
    Feliz 2009!!!!!!!

    Vânia Almeida

    ResponderExcluir