Curta e Siga


Vantagens de alguns esportes





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Vantagens de alguns esportes.


Os esportes e suas vantagens

Confira abaixo alguns dos esportes e atividades físicas mais comuns no Brasil e os benefícios que cada um deles proporciona para a saúde:


Ciclismo - Fortalece os músculos do coração e das pernas, combatendo a flacidez. Ele também melhora a circulação sangüínea e auxilia na queima de calorias. Para quem está começando, 20 minutos, três vezes por semana é o suficiente. Quem quer perder peso, deve pedalar diariamente por pelo menos 40 minutos. A bicicleta deve ter o guidão alto para manter o tronco na vertical e o banco regulado na altura da extensão das pernas.


Natação - Considerado um dos exercícios mais completos, a natação aumenta a resistência cardiorrespiratória e enrijece, alonga e fortalece a musculatura do corpo. Qualquer pessoa pode praticar, e para quem tem asma, bronquite e problemas na coluna ela é ainda mais indicada.


Musculação - Ideal para quem quer aumentar, manter ou definir os músculos. Trabalha a postura corporal, reduz o risco de lesões e melhora a coordenação motora. Muito indicada para quem já passou dos 50 anos, pois ajuda a evitar a perda muscular que ocorre com mais intensidade a partir dessa idade.


Basquete - Por sua grande variedade de movimentos, o esporte trabalha vários músculos e desenvolve a concentração, a coordenação motora, a precisão e o domínio de espaço. Ajuda na perda de gordura e no ganho de massa muscular. O bacana é que ele pode ser praticado em praças e parques, além de clubes e escolas. Os sedentários devem começar muito devagar pois, por exigir movimentos rápidos e grande explosão física, o esporte pode causar distensões musculares.


Vôlei - Como o basquete, desenvolve a coordenação motora, aumenta a massa muscular (principalmente a das pernas) e a agilidade, melhorando o condicionamento físico. Comece devagar para não ter problemas de lesões.


Futebol - O esporte fortalece a musculatura das pernas e do tronco, mas em compensação quase não trabalha a dos braços, que deve receber exercícios complementares. Lesões no joelho, tornozelos, coxa e panturrilha e problemas na coluna são comuns em atletas de fim-de-semana, por isso é importante que o jogador faça condicionamento físico pelo menos três vezes por semana. Cuidado na hora de escolher o piso. Se for muito duro, pode acabar prejudicando a articulação do joelho.


Capoeira - Atividade lúdica que desenvolve a coordenação motora, o ritmo, a força, a elasticidade e o equilíbrio. Por ser um esporte muito completo, os efeitos físicos são sentidos rapidamente. Além disso, oferece condicionamento físico para o sistema cardiovascular e para todos os grupos musculares.


Hidroginástica - Aumenta a circulação sangüínea e a capacidade cardiorrespiratória. Tonifica e fortalece os principais grupos musculares. Além disso, melhora a flexibilidade e alivia o estresse.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário