Curta e Siga


Pilates e a importância do exercício físico orientado





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Pilates e a importância do exercício físico orientado.


Resultado de imagem para pilates



Mas o que significa esse termo? Exercício físico orientado é a forma correta de praticar qualquer tipo de atividade, desde uma simples caminhada até à pratica profissional do esporte.

Para iniciarmos qualquer tipo de exercício físico, devemos saber se o corpo está apto á tal pratica, isso porque cada tipo de exercício exige de forma diferente as estruturas do corpo, alguns sobrecarregam mais o sistema cardio-respiratório do que outros, por exemplo, e neste caso o praticante precisa ter certeza de que não possui um problema que possa ser agravado pela prática deste exercício.

Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é importante a pessoa saber como está o seu corpo, e para isso ela pode contar com a ajuda de profissionais da saúde capazes de diagnosticar qualquer anormalidade e até mesmo orientar qual o tipo de exercício mais benéfico para tal individuo.

Um exame médico é, sem dúvida, é o passo inicial para quem quer começar uma atividade física. As pessoas que já apresentam alguma limitação ou  problemas de saúde diagnosticados e que já estão em tratamento clínico, devem perguntar ao seu médico qual o tipo de atividade física ela pode praticar e buscar um local com profissionais capacitados, que poderão lhe orientar sobre a forma correta de realizar os exercícios e também criar metas para o seu plano de exercícios.

Para isso, o profissional da educação física é amplamente qualificado a fim de garantir o sucesso de qualquer plano de exercícios. Quando estiver na academia, certifique-se que o professor está sempre por perto, peça ajuda, faça perguntas, não faça o exercício se estiver na dúvida de que está certo ou não. Certifique-se que você está em uma postura correta para realizar os exercícios, tenha sempre em mãos a garrafinha de água, os líquidos eliminados através do exercício precisam ser repostos para o perfeito funcionamento do corpo!

Importantíssimo: o exercício está lhe causando dor? Não me refiro àquela dor após o exercício, esta é normal, principalmente durante as primeiras semanas, mas me refiro àquela dor nas costas durante um agachamento, por exemplo. Cito dor nas costas, a famosa "lombalgia", porque é a queixa mais comum entre meus pacientes praticantes de atividades físicas. Isso acontece por dois motivos básicos: 1) os exercícios estão sendo realizados de forma errada, vezes por falta de orientação profissional; 2) o tipo de exercício que a pessoa pratica não é o mais indicado para ela, tendo em vista que a maioria das pessoas apresentam algum tipo de alteração postural ou problema na coluna já instalado (mesmo que a pessoa não saiba disso).

Neste caso, o primeiro passo é buscar ajuda médica, como já foi dito. Uma forma de viabilizar a prática do exercício sem se prejudicar é buscar a orientação de um fisioterapeuta. Este profissional irá avaliar o seu problema, olhará os exames que possivelmente o médico lhe solicite, e irá lhe ajudar a realizar os exercícios de forma correta, responderá suas dúvidas e também lhe dirá qual tipo de exercício e/ou aparelho que você deve evitar e até mesmo restringir aqueles que são contra-indicados. O fisioterapeuta também poderá lhe ajudar a encontrar o tipo de atividade física mais indicada para o seu caso, em específico. 

Com o intuito de melhor atender às pessoas que estão em busca de melhorar sua saúde, os profissionais da educação física e da fisioterapia trabalham em conjunto para proporcionar condições adequadas para a realização da atividade física. Isto sim é a prática do exercício físico orientado!

por Fernanda Zunino  -  Mais informações acesse Revista Pilates


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário