Curta e Siga


Coselhos para prática de atividade física





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Coselhos para prática de atividade física.


1- O sedentarismo, hoje em dia, é considerado uma doença. Para não ser considerado sedentário, bastam 30 minutos de atividade física por dia, divididos em três períodos de 10 minutos. Ande 10 minutos para chegar ao trabalho e quando sai dele. Os outros 10 minutos podem ser feitos com tarefas domésticas : lavar vidros, lavar carro, andar no supermercado, jardinagem, etc. 

2- Não faça atividade física em jejum. Tome pelo menos um suco antes. 

3- Quando participar de algum jogo ou atividade física mais intensa, dê um intervalo de pelo menos 4 horas depois do almoço ou de 2 horas após um lanche. 

4- Exceto para as caminhadas, todas as outras formas de atividade física, exigem alongamentos prévios. 

5- Evite qualquer exercício estando sob efeito (mesmo que leve) de bebida alcoólica. 

6- A hidratação durante exercícios é obrigatória. Beba água ou líquido isotônico antes e depois. Se a atividade durar mais que 30 minutos, beba também durante o esforço. 

7- Em qualquer tipo de contusão ou dor pela prática de atividade física, aplique bolsa de gelo no local, o mais rápido possível, por 30 minutos. Em lesões dos dedos das mãos ou dos pés, esse tempo será de 10 minutos. 

8- Para sua segurança, use protetores indicados para cada esporte : boné para correr sob o sol, caneleira para futebol, tornozeleira se seus tornozelos tiveram problemas recentes, joelheira quando sentir dores nos joelhos, etc. 

9- Sempre que praticar esporte sob o sol, prefira roupas claras, brancas de preferência. Melhor que o tecido seja de algodão ou tecido misto, mas com algodão. 

10- Sua vestimenta – camisa, calção, meias – não pode apertar e deve permitir ampla liberdade de movimentos e boa ventilação. 

11- Nas atividades em dias frios, nunca use agasalhas de plástico, náilon ou tecidos emborrachados. Prefira agasalhos de algodão, mesmo que uns sobre outros e vá tirando-os conforme o corpo vai ficando aquecido. 

12- Se você não tiver bom condicionamento físico, não faça mais que uma atividade física por dia.

13- Use sempre tênis de boa qualidade, que permita ventilação, que tenha palmilha amortecedora e que não aperte. 

14- Evite procurar pessoas leigas quando tiver problemas de contusão. Sempre procure um médico

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário