Curta e Siga


Mania de corrida





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Mania de corrida.


Se há uma atividade que caiu no gosto da brasileira é a corrida. Pudera! Democrático, esse esporte pode ser realizado em qualquer lugar: na rua, na praia, na esteira ou no parque. É só calçar um bom tênis e dar a passada inicial para ver o corpo ficar mais bonito e, o melhor: blindado contra doenças. No entanto, por mais simples que pareça começar a correr, algumas dicas são superválidas para realmente aproveitar todos os benefícios que esse hobby pra lá de saudável proporciona. Confira!

Check-up e ajuda profissional

O primeiro passo antes de começar a correr é avaliar se está tudo em ordem com a saúde. Para isso, basta agendar consultas médicas – de preferência com um ortopedista e um cardiologista – e conferir com estes especialistas se você pode correr, qual a intensidade do exercício e se é necessário fazer algum exame complementar. Com o aval deles, aí sim é hora de tirar os tênis do fundo do armário.

O ideal, como em qualquer atividade, é contar com a orientação de treinadores profissionais. "Não adianta querer fazer o treino da amiga. É preciso respeitar o seu condicionamento físico", frisa Marcos Paulo Reis, coordenador da MPR Assessoria, de São Paulo (SP).

Mas, se não der para encaixar uma assessoria esportiva no orçamento, não precisa desistir do esporte. "O mais importante é ouvir os sinais do corpo, ou seja, se sentir algum tipo de desconforto, pare imediatamente. Procure também por livros e sites para iniciantes e converse sempre com amigas que correm. Assim, a atividade fica mais segura", recomenda o profissional.

Complemente o treino

Não há dúvida de que a corrida é um exercício completo. Afinal, fortalece o coração, ajuda a detonar os quilinhos extras, tonifica os músculos, melhora a circulação, etc. Ainda assim, é preciso turbinar o treinamento com outras modalidades, especialmente a musculação. "Com a musculatura fortalecida, as chances de lesões diminuem", explica Reis.

Vale lembrar que não é nada saudável sobrecarregar o corpo com sessões diárias e intensas de corrida. Por isso, o ideal é praticar o esporte três vezes na semana – com um dia de descanso entre um treino e outro. "Seguindo essas recomendações, em três meses dá para perceber a perda de medidas e a melhora do condicionamento físico", conta a treinadora Adriana Piacsek, da assessoria Treinamento para Mulheres, da capital paulista.

Sobe e desce hormonal

Para algumas mulheres, treinar durante a tensão pré-menstrual – aqueles famosos dias que antecedem a chegada do período – é uma missão impossível. "Alguns sintomas, como dores nos seios e inchaço, acabam interferindo no desempenho se forem muito intensos. Nesses casos, sugiro a prática de atividades mais leves, como hidroginástica ou ioga", comenta Adriana.

Mesmo quem não apresenta nenhum sintoma incômodo precisa ficar esperta com o ciclo menstrual. "Nos dias em que está menstruada, a mulher apresenta uma resistência menor por causa do sangramento. Por isso, recomenda-se diminuir a intensidade dos exercícios assim que a menstruação começa e cinco depois que termina", lembra Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte, de São Paulo.

Corredora consciente

É consenso entre os treinadores que a mulherada começa a correr para deixar o corpo sequinho e tonificado. Depois de um tempo, no entanto, os benefícios extras – como a melhora do sono, da autoestima e da disposição – fazem com que o esporte ganhe um papel de destaque na rotina alucinante que se leva atualmente. Independente do tempo de prática, é prudente prestar atenção a alguns cuidados essenciais para que a corrida seja sempre fonte de saúde e prazer.

  • Ouça seu corpo: nunca treine ofegante, com dor ou qualquer outro desconforto
  • Não corra todos os dias. O ideal é três vezes na semana, com 24 horas de intervalo entre um treinamento e outro
  • Nunca correu? Então comece caminhando. Depois de um tempo alterne a caminhada com um trote leve. O treino precisa ser progressivo
  • Faça uma refeição leve 1h30 antes de iniciar a atividade física
  • Hidrate-se sempre. A recomendação é ingerir 600 ml de água a cada hora de atividade
  • Busque um tênis adequado e confortável para praticar o esporte
  • Mulheres com seios grandes devem usar um ou dois tops com elástico
  • Prefira roupas com tecidos que deixam a pele respirar
  • Providencie um boné para proteger a cabeça e o rosto do sol
  • Pode correr em qualquer horário, mas o melhor é fugir dos períodos mais quentes
  • Anotou tudo? Então calce o tênis e divirta-se!


Fonte: IG


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário