Curta e Siga


A importância do descanso





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre A importância do descanso.


A maioria dos atletas sabe que fazer um bom descanso após o exercício é essencial para alto nível de desempenho, porém muitos deles sentem-se culpados quando têm um dia de folga. A recuperação do corpo entre os treinamento é importante para que o corpo de fortaleça e evite lesões.
Os dias de descanso são fundamentais para o desempenho esportivo por uma variedade de razões. Alguns são fisiológicos outros sãopsicológicos. O descanso é fisicamente necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer. Para os "atletas amaodores", esse descanso pode ajudar a manter um melhor equilíbrio entre a casa, no trabalho e os objetivos da aptidão.

No pior cenário, descanso e muito poucos dias de recuperação pode levar à síndrome de overtraining - condição difícil de recuperar.

O que acontece durante a recuperação?

Construindo o tempo de recuperação em qualquer programa de treinamento é importante porque este é o tempo que o corpo se adapta ao estresse do exercício e os efeitos reais. Essa recuperação também permite que o corpo possa repor os estoques de energia e reparar tecidos danificados. Exercício ou a qualquer outro trabalho físico provoca alterações no organismo, tais como a dissolução do tecido muscular e queda dos estoques de energia (glicogênio muscular).
O tempo de recuperação permite que estes fatores sejam reabastecidos e permite a reparação de tecidos. Sem tempo suficiente para reparar e reabastecer, o organismo continuará a "estressado" com o exercício intensivo. Os sintomas de overtraining muitas vezes ocorrem por falta de tempo de recuperação. Sinais de overtraining incluem uma sensação de mal-estar geral, lentidão, depressão, diminuição do desempenho esportivo e aumento do risco de lesão, entre outros.

Curto e recuperação a longo prazo

Tenha em mente que existem duas categorias de recuperação. Existe o imediato (curto prazo) que é a recuperação de uma sessão de treinamento particularmente intensa ou evento, e há a recuperação de longo prazo que precisa ser incluido na planilha de treinamento. Ambos são importantes para o excelente desempenho esportivo.

A recuperação a curto prazo, algumas vezes chamado de recuperação ativa, ocorre nas horas imediatamente após o exercício intenso. Recuperação ativa refere-se a exercícios de baixa intensidade após os treinos, quer durante a fase de resfriamento logo após um árduo esforço ou exercício, bem como durante o dia seguinte ao treino. Ambos os tipos de recuperação de ativos são ligados a benefícios de desempenho.

Outro foco importante de recuperação imediatamente após o exercício tem a ver com a reposição de reservas de energia e fluidos perdidos durante o exercício para otimizar a síntese de proteínas (o processo de aumentar o teor de proteína das células musculares, prevenindo lesões musculares e aumentando o tamanho do músculo), comendo ou bebendo algo pós-exercício.

Este é também o momento para tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos) se reparem para a remoção de produtos químicos que se acumulam como resultado da atividade celular durante o exercício.

Técnicas de recuperação de longo prazo referem-se aos que são construídos para um programa de treinamento sazonal, independente do periodo deste treinamento. A maioria dos horários de treinamento bem projetado irá incluir dias ou semanas de recuperação. Essa recuperação pode ser a razão atletas e treinadores alterarem seu programa de treinamento ao longo do ano, modificando tipos de exercícios, e fazendo as alterações em intensidade, tempo, distância e todas as outras variáveis do treinamento.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário