Curta e Siga


Evite a morte súbita no exercício





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Evite a morte súbita no exercício.


1- A morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte (MSEE) pode ser definida como a morte que ocorre de modo inesperado, instantaneamente ou não. Uma outra definição utilizada seria a da morte que ocorre de 6 a 24 horas após prática de uma atividade físico-desportiva

2- A MSEE, apesar de ser um evento que traz grande repercussão e comoção, especialmente quando ocorre em atletas competitivos, é um evento raro e não existem dados que indiquem que sua frequência esteja aumentando.

3- Abaixo dos 35 anos as cardiopatias congênitas estão mais frequentemente relacionadas à causa de MSEE.

4- A doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de gordura) é a causa mais frequente de MSEE acima de 35 anos.

5- A avaliação pré-participação (APP) sistemática e periódica é a estratégia mais eficiente para se prevenir a MSEE e, em seu nível mais básico (anamnese e exame físico), deve ser realizada, por médico com experiência na área, em todos os indivíduos que praticam exercício e esportes.

6- Essa avaliação é justificável do ponto de vista ético, médico e legal.

7- A realização de exames complementares depende das características do indivíduo avaliado (idade, nível de envolvimento na prática do exercício).

8- No esporte competitivo é altamente recomendável que o teste ergométrico seja realizado por todos os indivíduos.

9- O profissional médico mais habilitado para realizar uma adequada APP é o especialista em Medicina do Esporte.

10- Instituições que oferecem prática de exercícios e esportes (academias, clubes, escolas) e que organizam eventos esportivos (associações, federações, confederações) devem requerer um atestado médico, estabelecendo para qual tipo de atividade físico-desportiva o candidato está apto.Devem, ainda, estas instituições organizar e treinar seu pessoal para atendimento emergencial básico e quando recomendado (ambientes com mais de 2.500 frequentadores, programas especiais de exercícios para idosos ou para cardiopatas), ter um desfibrilador à disposição e um plano de contingência médica para o pronto transporte da vítima para um complexo hospitalar, quando necessário.

Fonte: Portal do Coração
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário