Curta e Siga


Como escolher tenis para atividade fisica





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como escolher tenis para atividade fisica.


Conheça seus pés

Procure saber se sua pisada é pronada ("para dentro"), supinada ("para fora") ou neutra. Algumas lojas especializadas em produtos esportivos fazem esse teste, que é bem rápido e simples. Essa informação é essencial na hora da compra do tênis. "Comprei um modelo para uma pisada que não era minha e, no segundo treino, já o passei para a frente", diz Maira Elian, de São Paulo. Às vezes, só depois de machucar o pé ou sofrer alguma lesão é que o corredor percebe que o tênis não é o correto para sua pisada.

Ouça opiniões

Antes de ir para as lojas, colha informações. "Leio revistas especializadas e converso com meus amigos para saber a avaliação deles sobre o tênis que usam. Só depois parto para a compra", diz Rosana Araújo, de Porto Alegre. Quanto mais você souber sobre os melhores modelos disponíveis, menores são as chances de você se arrepender depois.

Não se aventure

"Se não for de uma marca reconhecida, fica difícil. Como posso confiar, se não conheço bem a empresa?", diz Fábio Azevedo, de Natal. Tente colher informações sobre o fabricante. Às vezes, pagar um pouquinho mais caro pode valer a pena. "Não dá para economizar na qualidade do tênis. Ele pode prevenir uma lesão", afirma Michelli Lara, de Itaúna (MG). Mas também não quer dizer que só porque é caro é bom...

Cuidado com papo de vendedor

O vendedor pode ser muito simpático, legal e parecer saber tudo sobre corrida. No entanto, todo cuidado é pouco. Infelizmente, alguns se aproveitam da falta de experiência de alguns corredores para oferecer produtos mais caros. "Eu não costumo seguir papo de vendedor de jeito nenhum, eles são muito tendenciosos por causa do preço", diz Sylvia Brennand, de Maceió. Para saber se é só balela ou se o cara realmente está querendo ajudar, "faça algumas perguntas sobre corrida que você já sabe a resposta", afirma Gerrit Smit de São Paulo.

Beleza não é tudo

"No início, optei por um tênis bonito, até me lesionar e ficar um tempão parado, conta Julio Santos, de Santos (SP). Fabricantes revelam que muitos brasileiros escolhem seus tênis de acordo com a aparência. Mas de que adianta um tênis bonito se não oferece as características de que você precisa?" Acima de tudo, leve em consideração o conforto que proporciona", afirma Ivan Barroso, de Catalão (GO).

Trote na loja

No momento da compra, não podemos esquecer o principal: testar o tênis. Não adianta apenas ler nas revistas ou ouvir do vendedor os benefícios, como amortecimento e leveza. Sem calçar o tênis e senti-lo no seu pé, nada feito. Foi exatamente isso que Fernanda Collyer, de Niterói (RJ), fez. "Dava uns pulinhos, fazia alongamento e corria pela loja inteira", diz ela.

Conheça-o por dentro

"Passe a mão por dentro dele para descobrir possíveis defeitos", diz André Moraes, de São Paulo. Muitas vezes, a gente olha o design, sente o amortecimento, mas se esquece de observar se a costura está certa ou se a borracha não está soltando. Esses detalhes podem prejudicar seu desempenho no treino, pois podem ferir seu pé. "Um dos tênis que eu comprei tinha excesso de material no arco do pé direito, o que machucava muito enquanto eu corria", afirma André.

SportField - A Sua Loja Oficial De Esporte e Lazer

Escolha um para cada treino

"É bom ter três tênis diferentes: um para trote leve, outro para treinos específicos, como fortalecimento, e, por fim, um para as provas", diz Guilherme Marques, de São Paulo. Para evitar qualquer tipo de lesão, muitos corredores adotam essa tática, pois cada ocasião requer diferentes níveis de amortecimento. Claro que nenhum bolso aguenta tantos pares de tênis. Então "aproveite sua viagem — ou daquele seu amigo — ao exterior para comprar modelos por preço baixo", afirma Guilherme.

Compre o modelo anterior

É uma ótima forma de economizar sem abrir mão da qualidade. "Procuro estar atento às promoções e também aguardando lançamento de modelo novo para comprar o anterior", diz Wolfgang Gaase Junior, de Curitiba. Desse jeito, você garante um bom tênis sem ficar no vermelho.

Utilize a internet

Muitas vezes, o mesmo tênis possui preços diferentes na internet, lojas e pontas de estoque. Por isso, pesquise os valores antes de comprar. "Sempre que vou às lojas, experimento o tênis, anoto o modelo e a numeração e acesso sites para pesquisar o melhor preço", conta Rafael Bento, de Petrópolis (RJ). Na hora da compra virtual, é muito importante ter todos os dados em mãos, para evitar erros como encomendar um tênis maior que seu pé. Além dos custos reduzidos, "tem mais variedades de cores e não tem vendedor te aborrecendo", afirma Rafael.

Fonte: Runners Worlds



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário