Curta e Siga


Qual a melhor atividade física pra perder peso?





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Qual a melhor atividade física pra perder peso?.

Corrida

- Vantagens: trata-se de um trabalho aeróbico, que utiliza a gordura como fonte de energia. Segundo o professor de Educação Física Saluf Lula Nascimento, de São Paulo, nos primeiros 20 minutos depois de iniciada a atividade a pessoa já começa a queimar calorias. Entre 30 e 40 minutos, essa queima se potencializa mais 10% e após 50 minutos, mais 20%.

- Outros benefícios: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.

- Cuidados e contra-indicações: realize um check-up antes, utilize tênis com bom amortecimento, corra sempre com roupas leves e nunca esqueça de se hidratar. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para avisar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.

- Gasto calórico: entre 500 e 700 calorias.

Ashtanga Yoga

- Vantagens: enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica as posturas são feitas em sequências. “O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a frequência cardíaca lá em cima”, declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.

- Outros benefícios: aumenta o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.

- Cuidados e contra-indicações: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.

- Gasto calórico: 1.000 calorias.

Bicicleta ergométrica

- Vantagens: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, consequentemente, a gordura é utilizada como forma de combustível para o corpo.

- Outros benefícios: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.

- Cuidados e contra-indicações: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações.

- Gasto calórico: entre 600 e 800 calorias.

Natação

- Vantagens: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante.

- Outros benefícios: diminui a tensão muscular. Com isso, você ganha alongamento, maior capacidade respiratória e trabalha, especialmente, os músculos das costas, dos ombros e dos tríceps.

- Cuidados e contra-indicações: não é recomendado para pessoas com desvios posturais, que tenham, por exemplo, escoliose, porque o problema pode se agravar.

- Gasto calórico: entre 700 e 800 calorias.

Boxe

- Vantagens: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura.

- Outros benefícios: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas.

- Cuidados e contra-indicações: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas.

- Gasto calórico: entre 400 e 1.000 calorias.

Musculação

- Vantagens: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico. O programa de resistência de força – realizado com cargas leves e muitas repetições – diminui o percentual de gordura no tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima.

- Outros benefícios: ajuda no contorno corporal e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.


- Cuidados e contra-indicações: controle as cargas, a amplitude e a velocidade de execução dos movimentos para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com altas cargas.

- Gasto calórico: 500 a 600 calorias.

Caminhada

- Vantagens: para que haja eliminação de gordura, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 15 minutos, numa frequência cardíaca que fique em torno de 55% a 70% da máxima, que é obtida subtraindo a sua idade de 220.

- Outros benefícios: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, mas não produz a mesma hipertrofia da musculação. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse.

- Cuidados e contra-indicações: caminhe em terrenos regulares sem buracos e, de preferência, pela manhã, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.

- Gasto calórico: de 300 a 400 calorias.

Capoeira

- Vantagens: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior.

- Outros benefícios: a pessoa ganha flexibilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.

- Cuidados e contra-indicações: o professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva lembra que a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve evitar essa atividade.

- Gasto calórico: em torno de 800 calorias.

Hidroginástica


- Vantagens: é uma atividade sem impacto, da qual não existe ação da gravidade, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações.

- Outros benefícios: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória.

- Cuidados e contra-indicações: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.

- Gasto calórico: 500 calorias.

Fonte


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário