Curta e Siga


Esportes a serem praticados na praia





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Esportes a serem praticados na praia.

Antes de iniciar a atividade física na praia, ainda em casa, é importante comer algo leve e saudável. Se você for iniciar a atividade logo após o café da manhã, lembre-se de colocar na mesa uma porção de laticínios (leite, queijo ou iogurte), uma fruta (pode ser suco), pão integral ou uma caneca de cereais. Lembre-se também de se hidratar: tome água antes, durante e depois do exercício físico. No verão perdemos mais líquido, portanto, a reposição também deve ser maior.

A pele também requer muitos cuidados. Vinte minutos antes de sair de casa e se expor ao sol passe protetor solar. Repasse o produto a cada duas horas. Se o esporte permitir, você também deve levar para praia chapéu e óculos escuros.

Frescobol
O frescobol é um esporte tipicamente praiano. Geralmente ele é praticado por dois jogadores e se assemelha bastante ao tênis. O objetivo do jogo é manter a bolinha o máximo de tempo no ar utilizando apenas as raquetes.

É um ótimo exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos, exige bastante das articulações devido aos movimentos bruscos e trabalha, principalmente, coxas e panturrilhas, bem como os braços e ombros. Uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias.

Futebol
O esporte preferido dos brasileiros também pode ser praticado na beira da praia, seja em uma quadra na areia, quanto em uma rodinha com os amigos. Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Os riscos de lesões são grandes, portanto o exercício é mais indicado para quem não está sedentário. Uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.

Vôlei
O vôlei também pode ser praticado em uma quadra na areia ou em uma rodinha com os amigos. A atividade aumenta a agilidade e a massa muscular, principalmente das pernas. Uma hora de jogo gasta em torno de 400 calorias.

Futevôlei
O esporte é uma mistura de vôlei e futebol e é muito popular nas praias do Rio de Janeiro, mais precisamente, surgiu nas areias de Copacabana. Como um exercício intenso, o esporte trabalha os músculos da coxa, panturrilha, glúteos, quadríceps e abdome. Em uma hora de jogo gasta-se cerca de 500 calorias.

Taco
Jogar taco também é uma atividade que tem a cara do verão. A brincadeira, que pode parecer de criança, rende uma boa perda de calorias. Com o movimento dos braços, na tacada, e a corrida para buscar a bolinha (que deve ser a mais rápida possível) o jogo se torna um ótimo exercício físico. Cerca de 400 calorias podem ser perdidas em uma hora.

Caminhada
A caminhada é um ótimo exercício para todos os tipos de pessoas. Os horários mais indicados são começo da manhã e final da tarde, quando sol está mais baixo e a praia mais vazia. Além de estar se exercitando você vai poder contemplar as paisagens litorâneas.

Embora não tenha muitas contra indicações, não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias

Corrida
Correr melhora as condições cardiovasculares e é um ótimo exercício para perder peso rápido. O exercício trabalha, principalmente, os músculos das coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.

Yôga
Praticar yôga é por si só um exercício de relaxamento, se for praticado na praia, ao som do barulho das ondas e em meio as belezas naturais, o relaxamento pode ser ainda maior. A yôga ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, e melhorar a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.

Natação
A natação é um dos exercícios mais completos, pois trabalha diversas regiões do corpo. Também é muito importante para a saúde cardiovascular e quando bem praticado é um ótimo jeito de entrar em forma. Como não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.

Surf
É o esporte preferido de quem adora praia. É um excelente exercício cardiovascular, trabalha com todos os grupos musculares, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, além de ser um esporte praticado diretamente junto à natureza. Em uma hora de surf gasta-se cerca de 600 calorias.
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário