Curta e Siga


Esporte com Saúde no câncer de próstata





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Esporte com Saúde no câncer de próstata.


https://d13euxqllazyz2.cloudfront.net/media/products/uc_ii_colageno_tipo_2_artrose_e_articulacoes.jpg

Novembro é o mês do Novembro Azul que faz campanha apra o diagnóstico recoce do cancer de próstata.

A detecção precoce do câncer de próstata é um procedimento muito importante para a conservação da saúde masculina, mas nem todos sabem que existem hábitos simples do dia a dia que podem diminuir as chances do desenvolvimento dessa enfermidade. A doença, que é a segunda mais frequente entre os homens brasileiros, pode também ser combatida com a prática de exercícios físicos.

A realização de atividades físicas junto com a dieta rica em fibra e pobre em gorduras reduzem o risco de desenvolvimento da patologia. Pacientes que fazem exercícios regularmente também possuem uma menor chance de morte causada por câncer de próstata. Essa probabilidade diminui mais conforme maior frequência de exercícios.

No caso daqueles que praticam exercícios mais intensos, como corrida, tênis ou bicicleta, o risco de mortalidade foi reduzida em 35%. A atividade física diminui a produção de substâncias inflamatórias e estimula a resposta imunológica.

Contudo, os exames preventivos também devem fazer parte da rotina da população masculina, já que o câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta qualquer sintoma. Os métodos de detecção da doença consistem no PSA - Antígeno prostático específico (exame de sangue), toque retal e
biópsia de próstata realizada através de ultrassom transretal,  que confirma o diagnóstico do câncer.

O preconceito em relação ao exame toque retal ainda é um grande obstáculo para a descoberta da doença.  Os 50 anos é o período em que a população em geral deve começar a fazer os exames. No caso das pessoas que se enquadram nos fatores de risco (idade, hereditariedade, raça negra, obesidade, dieta rica em gorduras, tabagismo e etilismo), a idade recomendada é 45 anos.

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase 50% da população masculina brasileira nunca foi ao urologista e a perspectiva é que, até o fim do ano, 12 mil pessoas irão morrer devido à descoberta em estágio avançado da doença.

A prevenção com exames é importante mas estar em dia com a atividade fisica pode fazer com que haja uma prevenção num possível desenvolvimento da doença!

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário