Curta e Siga


Quais são os maiores benefícios da atividade física para idosos?





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Quais são os maiores benefícios da atividade física para idosos?.


 

Atualmente, percebemos o quanto que o exercício regular vem sendo reconhecido como essencial. Já se sabia, por exemplo, da importância da atividade física durante a infância. Apesar de várias discussões acadêmicas a respeito da Educação Física Escolar, hoje se tornou um cenário corriqueiro ver as famílias direcionando seus filhos à prática do esporte desde novos.

Durante a adolescência infelizmente esses números caem, pois é uma época em que o jovem está dedicado aos estudos, culminando na graduação ou na entrada no mercado de trabalho.

Na fase adulta, os cuidados com a família e a dedicação ao trabalho com carga cada vez maior de envolvimento impede muitos de ter como rotina a prática de exercícios físicos. Quando chegamos ao envelhecimento, normalmente considerado pelo marco etário de 60 anos em países como o Brasil, vemos o distanciamento dessas pessoas às práticas regulares de atividade física.

Com o passar dos anos, temos alterações funcionais e estruturais que podem comprometer o desenvolvimento e o dia a dia dos indivíduos que estão envelhecendo. As principais seriam alterações sensoriais, as doenças ósseas, cardiovasculares e o diabetes (Ruwer, Rossi&Simon, 2005). Vale ressaltar também que o processo de envelhecimento não é sinônimo de doença.

No processo de envelhecimento, temos duas distinções: a senescência, que seria o "somatório de alterações orgânicas, funcionais e psicológicas do envelhecimento normal" e a senilidade, "afecções que frequentemente acometem a pessoa idosa" (Papaléo Netto, 2006, p. 10). Os exercícios nos dois casos vêm como atividades que podem prevenir a ocorrência do aumento de alterações funcionais e estruturais do envelhecimento normal, como perda da mobilidade articular, diminuição da força, mas também nas condições patológicas como a obesidade, hipertensão, diabetes, dentre outras. Além disso, oferecem benefícios sociais relevantes como o aumento das relações sociais, diminuindo o risco de depressão, ansiedade, tristeza pela solidão e também proporcionando a manutenção da autoestima e bem-estar.

Será que você está Preparado para Prescrever Exercícios para Pessoas Idosas? Conheça o Curso Online "Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas". Clique aqui!

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário