Curta e Siga


Praticar atividade física pode reduzir o risco de glaucoma





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Praticar atividade física pode reduzir o risco de glaucoma.

Praticar atividade física pode reduzir o risco de glaucoma

Praticar atividade física e estar fisicamente em forma pode reduzir o risco de desenvolver glaucoma em 40% a 50%, segundo uma pesquisa recente.

O glaucoma é um dos distúrbios oculares mais comuns e causa de cegueira. Entre 1987 e 2005, o estudo analisou a atividade física semanal a aptidão cardiovascular de cerca de 10 mil pessoas nos Estados Unidos.

Após esses anos, os pesquisadores observaram que mesmo aqueles que se exercitaram menos que os recomendados 150 minutos por semana tiveram um risco menor de glaucoma do que aqueles que eram completamente sedentários. A conclusão foi publicada na revista Medicine and Science in Sports and Exercise.

As pessoas que seguiram as diretrizes de atividade física tiveram um risco 50% menor de glaucoma do que aquelas que não registraram atividade física no lazer durante a semana. Além disso, as pessoas com os melhores resultados de aptidão cardiovascular na esteira tiveram um risco 40% menor de glaucoma do que aqueles com os níveis mais baixos de condicionamento físico.

O estudo não foi projetado para determinar se ou como o exercício ou a aptidão física podem influenciar diretamente o risco de glaucoma. Outra limitação é que os participantes auto-relataram suas atividades, então os pesquisadores não podem ter certeza do quanto eles realmente se exercitaram.

No glaucoma, o nervo óptico se dilui. Os tratamentos atuais visam reduzir a pressão intra-ocular ou intra-ocular. Estudos anteriores observaram que a atividade física reduz essa pressão.

Apesar dos resultados animadores, a Dra. Bonnie Choy, da Universidade de Hong Kong, que não esteve envolvida no estudo, alerta: "Para aqueles com alto risco de desenvolvimento de glaucoma, incluindo uma história familiar, exames oftalmológicos regulares para detectar doenças precoces e iniciar o tratamento são provavelmente mais importantes do que apenas manter a forma."


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário