Curta e Siga


Aulas de Pilates para quem tem Fibromialgia





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Aulas de Pilates para quem tem Fibromialgia.



A Fibromilagia é uma síndrome clínica é caracterizada por dores praticamente em todo corpo, principalmente no sistema muscular, sem uma causa única.

Além disso, também apresenta sintomas como fadiga, insônia ou sono pouco repousante e intolerância a fazer exercícios físicos.

Da mesma forma, há muitos relatos do surgimento ou manifestação deste quadro após situações de traumas ou estresse intenso, por exemplo.

Essa síndrome afeta mais mulheres do que homens, numa proporção de 9 mulheres para cada homem acometido.

É possível tratar e desenvolver uma forma de intervenção positiva, através do Pilates, para melhorar a qualidade de vida de nosso aluno e ou paciente?

Primeiramente, é preciso que o aluno saiba que, por se tratar de uma doença ainda sem cura, deve ter uma rotina regular de exercícios físicos.

No Pilates, devemos então ter como principais cuidados, manter uma rotina de exercícios de alongamento das musculaturas mais utilizados, bem como fortalecimento das mesmas.

A liberação de hormônios e neurotransmissores é estimulada e, ao término da aula de Pilates, o indivíduo se sente revigorado, com uma sensação de bem-estar e ainda observa melhoras no sono, possibilitando uma diminuição da dosagem dos medicamentos.

À partir do momento que o corpo aprende a fazer o movimento com maior eficiência motora, menos esforço e compressão da musculatura e nervos, e aplica isso em suas atividades de vida diária, as crises de dor fibromialgias tornam-se mais espaçadas e menos intensas.

m dos princípios básicos do Método Pilates que nos ajudará muito no tratamento é a respiração. Normalmente, pacientes com fibromialgia têm a musculatura tensa e fadigada. Então, a respiração vai ajudar a melhorar a oxigenação das fibras musculares. Devemos sempre trabalhar uma boa musculação ao aplicar o Pilates na fibromialgia.

É possível tratar e desenvolver uma forma de intervenção positiva com o Método Pilates na fibromialgia. Ele é uma ferramenta importante que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos alunos e pacientes com fibromialgia. Um de nossos principais cuidados é manter uma rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento dos grupos musculares mais utilizados.

Pacientes com fibromialgia que chegam até o Studio de Pilates em busca de tratamento vem um pouco desacreditados. Eles provavelmente já testaram vários tratamentos isolados sem muitos resultados. Dentre eles temos o tratamento medicamentoso, um dos mais procurados antes do Pilates.

Atividades indicadasfibromialgia-pilates

Podemos iniciar com um aquecimento moderado para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos em geral.

Capriche nos alongamentos, mas peça para que o aluno/paciente os faça com movimentos lentos e controlados, observando seu limiar de dor para que execute com qualidade.

A rotina de exercícios deve ser feita com pesos entre leves e de média intensidade equilibrando as musculaturas, principalmente as da coluna.

Trabalhe exercícios que tenham relação com as atividades cotidianas dele(a), pois o ajudará bastante.

Finalmente, relaxe-o com mais alongamento, ou terapias manuais, sempre cuidando para que não haja dor – e sim relaxamento.

Nesse final de texto, vou te fazer uma pergunta, se for profissional: você já estudou a biomecânica do Pilates? Você sabia que Dominar a Biomecânica irá promover uma transformação radical na sua visão do Pilates e um incrível salto em qualidade nas suas aulas? Conheça esse curso online sobre Biomecânica do Pilates que tem conteúdo para você mudar o patamar da sua carreira. Clique aqui!

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário