Curta e Siga


Exercício físico na terceira idade trazendo qualidade de vida!





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercício físico na terceira idade trazendo qualidade de vida!.



Envelhecer corresponde a um conjunto de processos complexos e naturais que ocorrem desde o nascimento, no entanto as alterações inerentes são mais evidentes numa fase mais avançada da vida.

A par do crescimento global do número de idosos, aumentou também o interesse em descrever e compreender como envelhecer de forma mais ativa é um determinante de maior qualidade de vida. Dado que a qualidade de vida se encontra intimamente ligada a um bom desempenho motor, o aumento da aptidão física leva, independentemente da idade, a melhorias significativas no domínio específico do bem-estar físico. Atividades físicas são uma das práticas benéficas quando falamos em qualidade de vida, sobretudo, no processo de envelhecimento do ser humano.

Estamos perante uma sociedade com hábitos sedentários e portanto o risco do aumento da prevalência de doenças relacionadas com o sedentarismo é elevadíssimo. Sabemos que o exercício físico é importante para a saúde e bem-estar da população em geral, contudo muitas vezes o tempo escasseia para abordar diversos temas numa só consulta e não temos uma preparação técnico-científica adequada.

A necessidade de mudança de comportamentos em relação ao exercício físico é dupla. Os indivíduos devem realizar uma revisão às prioridades na sua vida e os médicos devem rever o seu papel na promoção da saúde e na prevenção da doença.

Está demonstrada a eficácia do aconselhamento de exercício físico baseado nos modelos de mudança de comportamentos e nos instrumentos/protocolos de apoio. Existem estratégias definidas para a realização de aconselhamento de exercício físico durante as consultas em cuidados de saúde primários.

Presentemente prescrever exercício físico é «imperativo ético», tão importante como a prescrição de um plano alimentar ou de um fármaco.

Independente da faixa etária e da expectativa, você deveria começar já uma atividade física! Isso vai repercutir na sua qualidade de vida e no envelhecimento ativo. Hoje nós não temos a menor dúvida de que a prática de atividade física está sempre relacionada a uma melhor desempenho no seu dia-a-dia, melhor desempenho nas atividades de instrumentais e uma diminuição de determinados tipos de doenças crônico-degenerativa

Para quem é profissional, não pode deixar de conhecer o Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas. Clique aqui e saiba mais sobre como se aperfeiçoar nesse assunto! 


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário