Curta e Siga


Alcool x Exercício Físico: cuidado com a hipoglicemia





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Alcool x Exercício Físico: cuidado com a hipoglicemia.



O exercício físico regular é um importante elemento na prevenção do risco de doenças crônico-degenerativas, tais como: a hipertensão arterial, o diabetes, o câncer, as doenças cardiovasculares, a obesidade, a osteoporose e a depressão.

Durante a prática de atividade física com álcool no organismo, caso a pessoa não tenha ingerido uma quantidade adequada de carboidratos, pode haver hipoglicemia, que é a diminuição do nível de glicose na corrente sanguínea. Glicose é energia, que dá força para as células. Se cai o nível dela, você não consegue praticar o exercício em sua plenitude.

O baixo nível de glicose faz com que a atividade física consuma massa muscular ao invés de formá-la. O organismo tem três fontes de energia: glicose, carboidratos e lipídios. O exercício físico consome glicose, que foi deteriorada pelo álcool. Além disso, um dos principais efeitos prejudiciais consiste na redução da capacidade do músculo em captar glicose, importante fonte energética, o que também compromete a metabolização e oxidação das gorduras. O corpo então passa a usar carboidratos, lipídios e a proteína do músculo, que é a massa muscular. Observa-se também diminuição de força, tempo de reação, velocidade, capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio e desidratação.

O álcool também causa aumento de peso, por se tratar de uma bebida bastante calórica: cada grama contém cerca de 7 calorias. Isso ocorre porque o álcool se transforma em ácido graxo e fica acumulado como gordura no corpo.

Estudos experimentais comprovam efeitos agudos e crônicos na relação álcool e exercícios físicos. Em um dos casos,


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário