Curta e Siga


Atividade Física na Saúde Mental





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Atividade Física na Saúde Mental.



O sedentarismo é antifisiológico para todos os sistemas que compõem o organismo, levando a um funcionamento não eficiente de seus órgãos. Há uma nítida relação entre a inatividade física e o aparecimento de doenças. Podemos citar como exemplo a hipertensão arterial, arteriosclerose, osteoporose. A atividade física regular é um componente importante no estilo de vida saudável.

São muitas as emoções presentes no nosso cotidiano: estresse, ansiedade, angústia preocupações em excesso, insatisfações, nervosismo.

Saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para a saúde mental.

Afinal, uma pessoa mentalmente saudável é capaz de encarar os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio, reconhece quais são os seus limites e busca ajuda quando necessário.

Como manter sua saúde mental em dia

Para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, isto é, dormir bem, alimentar-se de forma adequada e praticar exercício físico regularmente.

Atividade física: uma grande aliada da saúde mental

A prática de atividade física, por exemplo, proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e após a realização de uma atividade física. A liberação de endorfina – também conhecida como hormônio da alegria – ajuda a relaxar, reduz o estresse e a ansiedade e melhora o humor.

A saúde e a aptidão física estão relacionadas com a prevenção da maioria das doenças. Podemos citar doença coronariana, AVC (acidente vascular cerebral), câncer, AIDS, obesidade, hipertensão arterial sistêmica, cirrose, diabetes, acidentes, osteoporose e risco de morte prematura.

Quer ficar longe das doenças? Faça, promova e incentive a atividade física.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário