Curta e Siga


Benefícios da prática de exercícios físicos para crianças





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Benefícios da prática de exercícios físicos para crianças.




Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.

Ao praticarmos atividades físicas, queimamos a gordura que está em excesso no nosso corpo, e ao mesmo tempo melhoramos a nossa pressão arterial. Além disso, com exercícios físicos, o nosso corpo fica mais preparado e consegue driblar muitas doenças.

Muito se questiona que exercício físico para a criança é prejudicial, porém a atividade física pode ser uma brincadeira ativa na qual a criança se movimenta brincando. Brincar de pega-pega, pular amarelinha, pedalar, jogar bola, nadar e pular corda são algumas das alternativas para as quais as crianças podem ser direcionadas, de acordo com suas preferências. Os benefícios são diversos, como o exposto abaixo:

  • Estimula o Crescimento e Desenvolvimento
  • Melhora Postura e Equilíbrio
  • Fortalece Ossos, Músculos e Articulações
  • Tem Domínio do Corpo
  • Autoestima Elevada
  • Socialização
  • Promove a Saúde
  • Minimiza a Obesidade e Depressão
  • Minimiza Doenças relacionadas ao Sedentarismo

Devemos ressaltar que toda atividade, brincadeira ou exercício, deve entreter e ser do gosto da criança, para que seja algo prazeroso. E assim seja aproveitada a atividade física na infância.

O uso de aparelhos eletrônicos deve ter horários pré-estabelecidos, limitados a duas horas diárias (somados TV, computador e videogame). A eficácia de videogames ativos como exercício ainda é controversa.

Tão nocivo quanto o sedentarismo, é o outro extremo conhecido como ¨síndrome de overtraining¨. Buscando melhorar a performance, muitos adolescentes, às vezes incentivados  pelos próprios pais, excedem sua capacidade física em supertreinamentos e ficam sujeitos  a  lesões  e  estresse emocional.

Além de praticar atividades físicas, a criança também deve se alimentar bem. Uma boa alimentação inclui muitas verduras, legumes e frutas em seu cardápio. É bom que alimentos muito gordurosos, refrigerantes e doces sejam evitados.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário