Curta e Siga


Exercícios Físicos e a Artrite idiopática Juvenil





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos e a Artrite idiopática Juvenil.




A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma doença autoimune, crônica, de etiologia desconhecida, que acomete crianças menores de 16 anos de idade, caracterizada por dor articular e edema, podendo progredir para comprometimento da cartilagem e do osso, resultando em perda da função e deformidades articulares. Exercícios físicos têm como finalidade a melhoria do desempenho físico, logo, pode-se pensar neles como terapia adjuvante ao tratamento convencional da AIJ.

A atividade física tem como finalidade a melhoria do desempenho corporal por meio da sistematização e organização de exercícios físicos. Dessa forma, pode-se pensar na atividade e no exercício físicos como terapias adjuvantes ao tratamento convencional da AIJ.

Enquanto os medicamentos podem diminuir a dor e a inflamação, o treinamento físico, quer seja no solo ou em meio líquido, pode auxiliar a manter e melhorar a mobilidade articular, evitando a perda da capacidade elástica dos tecidos, mantendo a flexibilidade do sistema musculoesquelético e prevenindo deformidades, encurtamentos musculares e limitações das articulações.

Fortalecer a musculatura auxilia, ainda, nas atividades de vida diárias, tais como: andar, comer, escrever, brincar, entre outras. Contudo, aconselha-se que antes do início de qualquer a atividade física, o indivíduo comAIJ seja encaminhado para avaliação e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário