Curta e Siga


Condicionamento Físico para a Saúde





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Condicionamento Físico para a Saúde.




Independentemente do seu peso corporal atual, ter um bom condicionamento físico aumenta os níveis do HDL (High densitylipoprotein ou lipoproteína de alta densidade), também conhecido como bom colesterol, e diminui os triglicerídeos  associados a doenças cardíacas.

Os efeitos do condicionamento físico sobre os fatores de risco coronarianos são multifatoriais. Dados obtidos através de metanálises de estudos randomizados revelaram que a participação em programas de exercícios regulares é uma forma de intervenção eficaz na prevenção, tratamento e reabilitação da doença, objetivando não só interromper a progressão da aterosclerose como até mesmo a sua regressão 5.

Sabemos também que os exercícios físicos atuam na prevenção e tratamento da hipertensão e doenças circulatórias. Em indivíduos de meia idade, observou-se que a redução de 2 mmHg na pressão arterial proporciona uma diminuição direta de 4% na mortalidade por doença cardiovascular.

Além desse benefício, o bom condicionamento físico favorece outros mecanismos protetores para o praticante. A redução do peso corporal, da adiposidade visceral, da inflamação e a melhora na resposta endotelialatuam de maneira preventiva no surgimento de doenças relacionadas ao aparelho circulatório ou doenças cardíacas 6.

Um bom condicionamento físico ainda atua prevenindo o diabetes e beneficiando enormemente as pessoas já portadoras dessa doença. Diabéticos que se exercitam regularmente apresentam aumento da captação de glicose, diminuição da resistência à insulina, redução do colesterol ruim (LDL-c), aumento do colesterol bom (HDL-c) e a melhoria da eficiência cardíaca por meio da bradicardia de repouso.

Estes benefícios são decorrentes de modificações tais como o aumento do transporte de glicose na célula muscular e o aumento da sensibilidade da célula à ação da insulina. Lembrando que os principais fatores que atuam melhorando a taxa de captação da glicose são o aumento do aporte sanguíneo durante os exercícios, permitindo a disponibilidade da glicose para a musculatura, e o aumento da expressão do transportador de glicose (GLUT- 4) no músculo.

Outro benefício de um bom condicionamento físico é, sem dúvidas, a melhora da qualidade do sono. Pesquisadores do mundo todo têm voltado sua atenção para esse tema e muitos trabalhos foram feitos com o objetivo de desvendar como os exercícios atuam no padrão de sono de uma pessoa. Foram encontrados resultados positivos dos exercícios na melhora do sono e seus possíveis distúrbios.

Como começar? A caminhada sempre é uma boa dica. A caminhada é um exercício fácil de praticar e que não demanda muito além de um par de tênis confortáveis e um espaço para percorrer alguns quilômetros.

Quanto mais tempo você caminhar, mais vai acostumar seu organismo a esse tipo de exercício e, dessa maneira, aumentar a demanda de acordo com a progressão do seu condicionamento físico.

Exercite-se, de preferência, com a orientação de um bom profissional da Educação Física. Isso irá assegurar maior eficácia e segurança para você durante os treinos.

Para finalizar, indico um conteúdo Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular destinado para estudantes de Fisioterapia e Educação Física e tem como objetivo, aplicar os conceitos do sistema cardiovascular em diferentes situação do exercícios físico. Clique aqui e saiba mais!

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário