Curta e Siga


Treinamento Funcional aumenta a capacidade funcional em Idosos





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Treinamento Funcional aumenta a capacidade funcional em Idosos.




A atividade física é um dos únicos meios da manutenção da saúde, da inserção desses indivíduos na socieda de; é o único meio para estabelecer uma sequência de vida saudável e tentar diminuir os efeitos causados pelo processo gradativo do envelhecimento e suas alterações no decorrer dos anos. Mas deve-se considerar um fator bem importante: a terceira idade necessita de uma atenção especial quanto à atividade física, pois cada indivíduo tem seu problema, sua limitação, sua realidade, assim, é preciso um método de treinamento específico fazendo com que todos consigam executá-lo da melhor maneira possível, respeitando a individualidade biológica.

O ideal seria começar a prática de algu ma atividade física mais cedo, para manter uma sequência e chegar à terceira idade com bons hábitos alimentares, com hábitos de praticar atividade física, enfim, com uma vida saudável

Diante disso, torna-se importante o desenvolvimento de um trabalho de treinamento funcional e core training que tem por objetivo trabalhar a funcionalidade e os músculos estabilizadores do corpo, o qual começa com exercícios leves e de fácil execução, e com o tempo e a evolução dos praticantes, os exercícios vão mudando e aumentando o grau de complexidade, trabalhando gradativamente, com o intuito de proporcionar uma vida mais saudável e independente.

O treinamento funcional core training busca fazer exercícios simples e eficientes que irão ajudar nas AVDs. Ao atravessar uma rua movimentada, o idoso deve prestar atenção em várias fontes de informações, veículos, pedestres ao seu redor, obstáculos como calçadas e buracos e, ainda, planejar a ação a ser executada.

O fato é que, com o processo de envelhecimento, o idoso requer um tempo maior para o processamento da informação sensorial e seu consequente planejamento de ação motora.

Como a capacidade funcional sofre alterações em razão do processo de envelhecimento humano, o treinamento de força funcional e core training procura adaptar como meio de treinamento situações ou movimentos reais que o idoso vivencia no seu dia a dia procurando estimular uma melhora na capacidade funcional. Também é importante lembrar que para ter uma vida saudável é preciso praticar atividade física e na terceira idade ela é imprescindível; o método de treinamento proposto proporciona um estilo de vida ativo e saudável visando um dia a dia mais simples, prático e saudável.

Para terminar, quero indicar bons materiais para você, caso decida se especializar em exercícios para idosos.

 O Curso é voltado para Profissionais da Educação física que buscam ampliar seus conhecimentos em Prescrição de Exercícios para Pessoas com mais de 60 anos. O Curso foi desenvolvido baseado em Evidências Científicas recentes e está dividido em 11 módulos. Clique aqui!

Este E-book serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Clique aqui


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário