Curta e Siga


Exercícios Físicos melhoram a saúde do coração





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos melhoram a saúde do coração.




Não resta mais dúvidas que praticar exercícios aeróbicos e ter uma alimentação balanceada são as atitudes que você pode tomar para manter o coração saudável e ter uma vida mais longa.

Um treino aeróbico, como a corrida, também estimula a produção de novos vasos sanguíneos. Quanto mais vasos sanguíneos, mais fácil fica o fluxo de sangue e, consequentemente, melhor é a circulação.

Esse tipo de exercício também diminui e evita a inflamação nas artérias, reduzindo os níveis de gordura no sangue e o colesterol. Em termos práticos, fazer alguma atividade aeróbica como correr 30 minutos pelo menos três vezes por semana ajuda a manter as artérias flexíveis, garantindo um bom fluxo sanguíneo, a pressão arterial adequada e reduzindo os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Entre os benefícios fisiológicos dos exercícios aeróbicos estão ainda as melhorias na função muscular, na força e na capacidade do corpo de absorver e usar oxigênio. E quanto maior a capacidade de transporte e uso de oxigênio, menos fadiga o corpo sente ao realizar as atividades diárias regulares.

Em pessoas com diabetes, a atividade física aeróbica melhora a capacidade do organismo de usar insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. O exercício faz com que os músculos queimem uma maior quantidade de açúcar vindo do sangue. Por consequência, o pâncreas precisa produzir menos insulina para manter o nível glicêmico sob controle. Um estudo de 2007 da Universidade de Michigan comprovou que uma única sessão de exercícios aeróbicos já melhora a sensibilidade à insulina.

A lista é grande e motivos não faltam para vencer o sedentarismo e seguir em busca de um coração saudável, mas é sempre bom consultar um especialista antes de começar a praticar qualquer modalidade de exercício. Um profissional habilitado terá condições de avaliar seu estado de saúde e recomendar a melhor atividade para suas necessidades, bem como intensidade e frequência.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário