Curta e Siga


Esportes de alto impacto podem causar incontinência urinária





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Esportes de alto impacto podem causar incontinência urinária.



A incontinência urinária é um problema de saúde que não afeta só o corpo e a qualidade de vida das pessoas, mas também sua autoestima. Ela pode acometer homens e mulheres de todas as idades e apresentar variadas causas, desde fraqueza na musculatura da região até problemas funcionais causados por doenças neurológicas como AVC e Alzheimer.

Uma dessas causas pode ser a prática de esportes de alta performance. Embora estudos sobre esse tema são muito recentes, já há evidências de que a prática de atividades físicas e esportivas constituídas de exercícios que exijam muito esforço e alto impacto pode levar ao desenvolvimento de incontinência urinária.

Exercícios que geram alto impacto ou aumento da pressão intra-abdominal e podem alterar o mecanismo de continência pela grande força transmitida ao esfíncter urinário e músculos pélvicos. Dentre esses exercícios estão a musculação, crossfit, vôlei, futebol e até mesmo corrida. Eles podem comprometer os mecanismos de sustentação, suspensão e contenção da musculatura pélvica, que sofre sobrecarga intensa e repetida, promovendo o enfraquecimento do assoalho pélvico. Durante essas atividades, que geralmente envolvem saltos e contração muscular, os órgãos internos causam muita pressão na bexiga.

A incontinência urinária aparece mais frequentemente em pessoas do sexo feminino e acomete tanto aquelas na quinta ou sexta década de vida quanto mulheres jovens. A mulher está mais suscetível ao problema por ter a uretra mais curta que o homem e por possuir duas falhas naturais na musculatura do assoalho pélvico – o hiato vaginal e o hiato retal, diferentemente dos homens, que apresentam apenas o orifício retal. Isso faz com que a dinâmica da pelve feminina seja mais delicada e os aparelhos esfincterianos, bastante diferentes nos dois sexos.

Falando em tratamento

O tratamento da incontinência urinária depende do tipo, da gravidade e da causa subjacente. Em alguns casos, pode ser necessária uma combinação de tratamentos, mas, de uma forma geral, ele inclui mudanças comportamentais e de estilo de vida, como evitar excesso de líquidos, realizar micções periódicas e tratar obstipação e outros problemas clínicos como diabetes e obesidade. Também pode-se incluir a fisioterapia para o assoalho pélvico e bexiga. Existem igualmente medicamentos com ótima eficácia, notadamente para casos de incontinência de urgência em homens com problemas prostáticos.

Os exercícios mais conhecidos para a prevenção e tratamento da incontinência urinária de esforço são aqueles criados e popularizados pelo Dr. Arnold Kegel na década de 1950. O ginecologista norte-americano utilizou pela primeira vez cientificamente os exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica a fim de melhorar os mecanismos de continência urinária.

Exercício 1: A mulher deve contrair a uretra por 5 segundos e relaxar 10. Este exercício pode ser feito em qualquer lugar. Na primeira semana, a recomendação é fazer 10 repetições todos os dias. A cada nova semana, inclui-se mais 10 repetições. Caso a mulher não saiba como contrair a uretra, ela pode, enquanto está urinando, prender o xixi e depois liberá-lo.

Exercício 2: Sentada sobre uma bola de pilates, a mulher deve se movimentar para frente e para trás. Serão 10 repetições, 2 vezes ao dia, durante a primeira semana. Nas demais, a quantidade de repetições pode ir aumentando gradativamente, de 10 em 10.

Exercício 3: Deitada com as mãos na lateral do corpo, a mulher deve flexionar os joelhos e levantar o bumbum, até que o corpo forme um triângulo, depois abaixar o bumbum lentamente. Devem ser feitas 10 repetições, 2 vezes ao dia, durante a primeira semana. Nas demais, a quantidade de repetições pode ir aumentando gradativamente, de 10 em 10.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário