Curta e Siga


Exercícios para melhorar a Saúde Pulmonar





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios para melhorar a Saúde Pulmonar.




Será que é possível "fortalecer o pulmão" através de exercícios? Claro que é. Estão aí os fisioterapeutas pneumofuncionais que não me deixam mentir.

Começar ou manter uma rotina de exercícios traz uma série de vantagens para o organismo. No caso do pulmão, estudos apontam uma diminuição da resposta inflamatória, fortalecimento da musculatura torácica, melhora progressiva do desempenho e portanto, mais chances de ter uma vida saudável por mais tempo.

O pulmão tem como função principal oxigenar nosso sangue, fornecendo oxigênio para os músculos que continuamente são exigidos na atividade física. Quando nos exercitamos, o corpo precisa de uma condição aeróbica boa (de maior ventilação pulmonar), exigindo um maior volume e frequência da respiração.

A respiração pelo diafragma é a maneira de respirar corretamente, assim os pulmões se expandem e se enchem ainda mais de oxigênio. Nem todos dominam este tipo de respiração, contudo, com prática, pode-se conseguir. Somente deve se concentrar.

Se formos pensar em exercícios, opte pelos exercícios aeróbicos como trotar, caminhar, correr ou dançar. Dessa forma, fará com que seu ritmo cardíaco aumente e, por conseguinte, precise de mais oxigênio.

Quando o corpo se submete a este tipo de atividades, demanda uma maior quantidade de oxigênio, por isso deve controlar a respiração e tomar todo o ar que precise. Isso faz com que sua capacidade pulmonar aumente.

Os exercícios de intervalos são muito bons para fortalecer a saúde pulmonar, devido ao grau de exigência que têm. O corpo varia as demandas de oxigênio de acordo com a intensidade do exercício. Assim, deverá tomar o controle da respiração para se manter em movimento.

Outro exercício que contribui para a saúde pulmonar é o de soprar durante o tempo que puder. Pode praticar várias modalidades, uma delas é soprar um balão. Também existe outra muito divertida em que se pode usar uma tira de papel.

É muito importante praticar tais exercícios com frequência. Com eles, você poderá aumentar a sua capacidade respiratória, conseguindo realizar essa atividade de maneira muito melhor, o que trará benefícios para a sua vida.

Além de otimizar os seus desempenhos durante os treinos, a respiração é bastante relaxante, podendo auxiliar na redução do estresse ou amenizar crises de ansiedade e ataques de pânico.

Além de praticar tais exercícios de respiração, também é possível se utilizar de algumas atividades que demandam uma boa respiração, como yoga, Tai chi chuan, Qigong, relaxamento e até atividades físicas mais tradicionais, como uma caminhada.

Assim, você consegue se manter saudável física e mentalmente, ter um melhor estilo de vida e diminuir dores lombares e as chances de problemas cardiovasculares

Praticar exercícios de respiração é uma excelente maneira de eliminar toxinas e fortalecer os pulmões. A respiração profunda torna-os mais fortes e ainda limpa as vias aéreas.

Estimule as pessoas a exercitarem a musculatura pulmonar com exercícios respiratórios.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário