Curta e Siga


Saiba a importância das Fibras na sua alimentação





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Saiba a importância das Fibras na sua alimentação.



As fibras são Carboidratos ou derivadas dos carboidratos, provenientes dos alimentos vegetais, que não são digeridos pelas enzimas digestivas no nosso tubo digestivo.

Quando chegam na parte final do intestino (intestino grosso), as fibras são hidrolisadas (quebradas) totalmente ou parcialmente pelas bactérias presentes na flora intestinal.

Esse processo garante a saúde do intestino e manutenção da flora saudável.

As fibras exercem diversos benefícios para o nosso organismo, entre eles podemos destacar o adequado funcionamento do intestino, ajudando na formação das fezes e na sua eliminação. Por isso, são indicadas para pessoas com constipação (intestino preso) e com diarréia.

O consumo de fibras na alimentação constitui um hábito saudável, pois elas ajudam na prevenção e no tratamento de diversas doenças como ; diabetes mellitus, obesidade, câncer, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemias, etc.

Diariamente devemos consumir as fibras, a ingestão média recomendada para um adulto é de 20 a 30 gramas/dia.

As fibras são encontradas em alimentos vegetais como frutas, verduras (folhas e legumes), leguminosas (feijão, lentinha, grão de bico, ervilha, soja, etc.), cereais integrais (arroz integral, farinhas integrais, pães e biscoitos integrais), farelos , farinha e flocos de aveia, farelo de trigo, etc.

O aumento do consumo de fibras na alimentação deve ser feito de forma gradativa. Caso você não consuma alimentos fontes de fibras, inicie aos poucos introduzindo cada dia um alimento novo, permitindo uma adaptação dos seu organismo. Outra dica importante é aumentar o consumo de líquidos, principalmente nos intervalos das refeições.

A água ajuda as fibras a exercerem suas funções. Em média, um adulto deve beber 10 copos de líquido (2000 ml) ao dia. Segue uma sugestão de cardápios com alimentos ricos em fibras (em verde) e você verá como é facil ter uma alimentação saudável.

Ao lado fizemos uma comparação de uma alimentação (em vermelho) com menor quantidade de fibras. Bom apetite!!!

A escolha certa sempre fará a diferença !!!

Por: Nuno Mendes


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário