Curta e Siga


Ombro Doloroso





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Ombro Doloroso.

São várias as etiologias possíveis para a tendinite do supra-respinhoso e da coifa de rotadores. A inflamação por uso excessivo é uma delas, mas também existe outras etiologias como a falha na irrigação do tendão, posições viciosas, variações anatómicas e esforços repentinos. Como em tudo na vida, quando geramos energia libertamos calor. No tendão a energia residual que não é aproveitada para o movimento, é liberada na forma de calor. Nos exercícios contraímos e alongamos os músculos gerando energia.

Quando nos excedemos nos exercícios a liberação de calor pode atingir temperaturas de até 45 graus dentro do tendão, levando a morte e degeneração das células causando um processo inflamatório e portanto uma tendinite. Isto levará a um enfraquecimento gradativo no interior do tendão podendo culminar com sua ruptura completa. Nos estágios iniciais teremos os sintomas do processo inflamatório que nos incomodam e nos fazem diminuir.

Quando temos alterações anatómicas o músculo para produzir a mesma força tem que se contrair mais energicamente, logo aumentando a temperatura, e pela mesma razão criando um processo inflamatório. Quando é por movimentos bruscos como um "esticão" do braço a inflamação ocorre devido à morte e degeneração das células resultantes desse força brusca.

Uma possível causa é a falha na vascularização, assim no passado, acreditava-se que as lesões do manguito rotador eram ocasionadas por alteração na vascularização dessa região. Uma combinação de factores, podem estar na base de uma boa parte de possíveis causas de tendinites do supra-espinhoso e da coifa de rotadores, incluindo a menor vascularização e uma menor qualidade de células do tendão, assim como alterações nas fibras colágenas, decorrentes do processo de envelhecimento.

As tendinites mais comuns no nosso meio são a do manguito rotador (ombro), a epicondilite (cotovelo), a tendinite dos extensores do punho, a tendinite patelar (joelho) e a tendinite do Aquiles (tornozelo).

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário