Curta e Siga


Plataforma vibratória “salva” o carnaval





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Plataforma vibratória “salva” o carnaval.

Fim de ano e férias escolares quase sempre são sinônimos de aumento de peso. As mesas fartas das festas de Natal e réveillon e o excesso de ansiedade e de alimentação no mês de janeiro fazem com que as pessoas estejam com uns quilinhos a mais na balança. Faltando poucos dias para o carnaval, uma das perguntas mais frequentes é: será que ainda está em tempo de recuperar a boa forma para a maior festa popular brasileira?
 
Os fisioterapeutas Anna Flávia Mesquiari e Carlos Henrique Renó garantem que sim. Segundo os especialistas, uma opção para quem busca "enxugar" o corpo e tonificar os músculos em pouco tempo é a plataforma vibratória, um dos aparelhos mais modernos no mundo fitness.
 
De acordo com Renó, o equipamento de última geração proporciona resultados mais rápidos do que o exercício convencional em treinos mais reduzidos. Isso acontece porque a plataforma gera de 50 a 80 rotações mecânicas por segundo, promovendo na musculatura o que tecnicamente é chamado de "reflexo miotático", levando à aceleração do processo de tonificação muscular.
 
Mesquiari explica que a vibração faz com que a prática do exercício se torne mais difícil, exigindo uma supercompensação dos músculos. Uma comparação simples com o treino convencional mostra que enquanto esse utiliza 80% das fibras musculares, na plataforma são utilizadas de 90% a 95%.
 
Em 30 minutos de exercícios na plataforma, os professores ressaltam que é possível perder de 300 kcal a 400 kcal, dependendo do treino. "Para aumentar ainda mais o rendimento, é possível aliar a plataforma vibratória com exercícios aeróbicos e Pilates, o que pode chegar a duplicar a perda calórica", destaca o fisioterapeuta.
 
A indicação é que sejam realizadas de duas a três sessões semanais de exercícios na plataforma. As aulas são individuais e personalizadas e os resultados quanto à perda de peso e tonificação muscular aparecem já na quarta semana, se o praticante contar com uma alimentação equilibrada.
 
De outro lado, os fisioterapeutas lembram que, apesar dos resultados rápidos, é importante que as pessoas entendam que a atividade física deve ser incorporada no dia-a-dia. "É possível recuperar a forma rapidamente, mas os exercícios têm que ser para a vida toda, porque ajudam no combate ao estresse e à ansiedade e são um componente obrigatório para a qualidade de vida", recomenda Mesquiari.
 
2 em 1. Além da atividade física e dos alongamentos feitos na plataforma, o aparelho oferece massagens, que são realizadas no final das aulas. "É dois em um. Além do fitness, trabalha-se a parte de estética", afirma o fisiologista Carlos Henrique Renó.
 
As vibrações, quando trabalhadas como massagens, garantem a melhora da pele e a redução das celulites, com quebra de células de gordura e o aumento da circulação sanguínea. Os resultados desse programa são obtidos depois de 12 a 28 semanas.
 
Contraindicações. A plataforma pode ser utilizada por crianças a partir de 12 anos e por adultos até 80 anos de idade. As contraindicações absolutas do aparelho são gravidez, trombose, próteses metálicas e marcapassos.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário