Curta e Siga

Exercícios Físicos podem diminuir os sintomas da menopausa

Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios Físicos podem diminuir os sintomas da menopausa.

Diabetes: saiba como controlar a glicemia ao praticar exercícios físicos -  Revista Galileu | Saúde

A menopausa é um processo natural e inevitável na vida das mulheres. Entretanto, é um momento delicado e temido entre muitas de nós, pois o corpo sofre várias mudanças hormonais que causam desconfortos.

Os sintomas

A sensação de calor anormal independentemente do clima, conhecida como fogacho, é a que mais atinge a mulherada. Esse calorão pode durar entre três e cinco anos, mas algumas mulheres podem sofrer por mais tempo
— 10 anos. Entram no time as alterações de humor, como irritabilidade e depressão. Tonturas, dores de cabeça, redução da libido (acompanhada de ressecamento da mucosa que reveste a vagina) e insônia também podem fazer parte do pacote da menopausa. Os sintomas listados dependem de fatores variados: genética, doenças autoimunes e infecciosas podem contribuir para os desconfortos.

Mas será que a atividade física pode trazer benefícios para os sintomas da Menopausa?

Pesquisa publicada na revista norte americana "Medicine & Science in Sports & Exercise" mostra que as mulheres que praticam atividades físicas relatam menos estresse e ansiedade na menopausa.

Essa foi a conclusão a que chegaram os pesquisadores, após oito anos de acompanhamento de mais de 400 mulheres. As participantes relatavam suas atividades e os cientistas calculavam seu gasto energético semanal.

O objetivo era definir o efeito das atividades físicas sobre certos sintomas típicos do período que se segue ao fim das menstruações. Ansiedade, depressão e ondas de calor tiveram sua freqüência anotada e comparada às tabelas de atividade física das participantes.

O grupo de mulheres foi dividido em três subgrupos de acordo com a quantidade de quilocalorias gastas em exercícios por semana. Aquelas mulheres que estavam no grupo das mais ativas apresentaram menos sintomas, quando comparadas às que não praticavam atividades físicas ou as faziam em baixa intensidade.

As atividades físicas se mostraram um eficiente tratamento para ansiedade, depressão e estresse associados à menopausa. O interessante foi descobrir que as ondas de calor não foram afetadas pela atividade física em nenhum nível, intensa ou mesmo mínima.

De qualquer forma essa é mais uma evidência dos benefícios da prática de exercícios regularmente pelas mulheres, em especial por aquelas que estão começando as sentir os efeitos da chegada da menopausa.

Alguns exercicios que podem ser feitos:

Caminhada: Democrática por natureza, envolve poucos riscos. Faça sessões de pelo menos 30 minutos três ou quatro vezes na semana.

Bicicleta: Andar de bike pode ser um meio de transporte, torra calorias e gera pouco impacto nos joelhos.

Musculação: Conserva a massa magra e ajuda a manter a integridade óssea. Indicada duas ou três vezes por semana.

Treino funcional: Baseada nos movimentos naturais do corpo, a prática ajuda a reduzir a gordura e a azeitar as articulações.

Concluindo...

A atividade física é uma grande aliada das mulheres na menopausa, pois a prática da atividade física proporciona um aumento no processo onde as proteínas são captadas, retidas e estimuladas pelo músculo, desenvolvendo uma maior absorção de cálcio pelos ossos e reduzindo o risco de outras doenças.

A atividade física também ajuda no momento em que promove um alto gasto calórico, pois o esforço, a força empregada acaba por acelerar o metabolismo, além de gerar um aumento significativo de massa muscular.

Com o aumento da massa, ocorre um maior gasto energético, mesmo sem realizar atividade alguma, nos horários de lazer e descanso, se gasta mais energia quando a massa muscular é maior, o que acaba sendo de grande valia para lutar contra o acúmulo de gordura interna que surge com a mudança de padrão originada pela menopausa.

Além de todos estes benefícios, a prática da atividade física leva a uma socialização, leva ao contato com pessoas diferentes, com a troca de experiências com outras pessoas, conviver com diferentes grupos e ambientes, o que estimula a auto estima e a memória.

Publicada em 28/04/09 e revisado em 27/04/2020

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário