Curta e Siga


Exercícios físicos podem reduzir ansiedade em alguns doentes





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios físicos podem reduzir ansiedade em alguns doentes.


A ansiedade costuma acompanhar portadores de doenças crônicas, o que resulta em pior qualidade de vida e aumento da chance de abandonar o tratamento. E, segundo uma análise de pesquisas da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, exercícios físicos regulares podem reduzir seus sintomas em 20%.

Os cientistas analisaram os resultados de 40 ensaios clínicos aleatórios envolvendo cerca de 3 mil pacientes com variadas condições médicas, como patologias cardíacas, esclerose múltipla, câncer e dor crônica da artrite.

Em 90% dos estudos examinados, as pessoas escolhidas para colocar o corpo em ação apresentaram menos sentimentos de preocupação, apreensão e nervosismo, em comparação com o grupo sedentário.

"Nossos resultados adicionam ao crescente grupo de evidências o fato de que atividades físicas, como caminhada e musculação, podem vir a ser o melhor remédio que o médico pode prescrever para ajudar os seus pacientes a se sentirem menos ansiosos",disse o líder da pesquisa, Matthew Herring, ao site Science Daily.

Sessões de exercício superiores a 30 minutos se mostraram mais eficazes na diminuição da ansiedade do que as breves. Mas, surpreendentemente, programas com uma duração de três a 12 semanas pareceram ser mais efetivos quando comparados aos de mais de 12 semanas.

A explicação, de acordo com os pesquisadores, é que as pessoas analisadas tinham menor probabilidade de manter-se em atividades extensas.

"Como nem todos os participantes completaram cada sessão de exercício, o efeito da atividade física sobre a ansiedade relatada em nosso estudo pode estar subestimada", afirmou o co-autor Rod Dishman.

Fonte: Terra


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário