Curta e Siga


A hidratação ajudando a ter saúde no exercício físico





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre A hidratação ajudando a ter saúde no exercício físico.

http://gsesportes.com.br/wp-content/uploads/2013/08/higiene-saude-mulher-segurando-garrafa-agua.jpg

Quando você faz exercícios de maneira constante por uma hora, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir. Se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde. Portanto, é preciso ingerir a água que o seu organismo gasta todas as vezes que você realizar atividades físicas, principalmente no verão ou em dias de sol.

Durante a atividade física, seu corpo perde muito líquido através do suor, afinal a forma que ele encontra para manter a temperatura a 37°C é evaporar água pela pele. Por isso, durante um exercício intenso, como pedalar, nadar ou jogar vôlei, 90% da água que você gasta é eliminada pelo suor.

Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transporte de oxigênio para os músculos, através dos glóbulos vermelhos do sangue; eliminação do dióxido de carbono pela respiração e regulação da pressão arterial, para o bom funcionamento do coração e da circulação. O suor é composto por água (99%), alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco.

A  água pura "não é a bebida ideal quando se necessita repor líquido com rapidez e por completo". O ingrediente essencial que deve estar presente numa bebida de reidratação é o sódio. Além disso, acrescentar açúcar à bebida melhora o sabor e ajuda o organismo a assimilar a água e o sódio com mais rapidez.

Consumir os líquidos frios ou gelados é melhor porque assim a absorção da água é mais rápida. Também é preciso descartar os refrigerantes, as bebidas que contêm cafeína ou álcool (por causa do efeito diurético) e os sucos de frutas ácidas (laranja, limão, etc.). Uma forma prática de ficar bem hidratada nos dias de atividade física é tomar água fresca em pequenos goles, antes e durante os treinos. E também consumir bebidas esportivas, como as isotônicas, que são preparadas com os ingredientes ideais para hidratar o seu organismo em poucos minutos.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário