Curta e Siga


Tecido Adiposo e Exercício Físico





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Tecido Adiposo e Exercício Físico.

 Atividade física: como se preparar para os exercícios nas estações mais  frias - Bem Paraná


O tecido adiposo é um tecido formado por células gordas. Devido às influências hormonais, os homens têm maior tendência para acumular um excesso de gordura à volta da cintura, enquanto as mulheres têm uma maior tendência em armazenar gordura numa camada fina por baixo da pele e em zonas como as ancas e músculos. Quanto maior o excesso de gordura acumulado, especialmente à volta da cintura, maior o risco de se desenvolver um problema de saúde.

O nível de atividade física de um indivíduo é calculado fazendo um rácio entre o gasto energético total e o gasto energético em repouso, no decurso de um dia (24 horas). Quanto mais ativo é um indivíduo maior é o seu nível de atividade física. Abaixo de 1,49, considera-se que o nível de atividade é baixo; um nível de atividade física de aproximadamente 1,5 é médio e acima de 1,9 o indivíduo tem um nível de atividade física elevado.

A prática de uma atividade física intensa tem uma relação clara com a manutenção de um peso estável 1,2. Considera-se intenso qualquer tipo de exercício que eleve a frequência cardíaca e respiratória (falta de ar) e que requeira um esforço considerável. Alguns exemplos de atividades físicas vigorosas são: corrida, andar de bicicleta (rapidamente), praticar aeróbica, e desportos competitivos como o futebol, o hóquei e o voleibol.

As crianças e adolescentes que realizam uma importante atividade física apresentam níveis de gordura corporal inferiores aos que não praticam. Segundo alguns estudos, as crianças europeias com 9 e 10 anos de idade que praticam uma atividade física intensa, durante mais de 40 minutos por dia, têm um menor nível de gordura corporal do que as crianças que apenas praticam exercício físico intenso entre 10 a 18 minutos por dia.

Os estudos sugerem que se necessita de um nível de atividade física de cerca de 1,8 para minimizar qualquer ganho de peso. Este nível corresponde a uma atividade física moderada, como o estar de pé ou caminhar, como as donas de casa, vendedores, empregados de mesa, mecânicos e comerciantes. Para equiparar esta situação com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 30 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana, a maior parte dos indivíduos necessita de incluir alguma atividade física extra no seu dia-a-dia. As pessoas que praticam uma actividade física intensa têm um nível de atividade mais elevado porque gastam mais energia.

Pelo contrário, está comprovado que níveis de atividade física baixos e médios estão relacionados de forma significativa com o aumento da gordura corporal, tanto nos homens como nas mulheres. Assim, um indivíduo pode precisar de 60 a 90 minutos de caminhada (ritmo acelerado), ou uma quantidade equivalente de atividade por dia, de modo a gastar a quantidade de energia necessária para manter o seu peso estável . Contudo, reduzir o consumo de calorias também pode ajudar a manter o equilíbrio energético, não tendo no entanto os efeitos benéficos para a saúde que estão associados à actividade física.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário