Curta e Siga


5 exercícios de Alongamento para Idosos





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre 5 exercícios de Alongamento para Idosos.




É possível amenizar os efeitos do envelhecimento com a prática de exercícios físicos e adotando uma dieta saudável. Outra recomendação frequente são os alongamentos para idosos, que podem ser executados em casa e em diferentes períodos do dia.

No Mundo e principalmente no Brasil a taxa de crescimento de pessoas com idade acima dos 60 anos vem aumentando e, cada vez mais , este público necessita de profissionais ou acompanhantes que mostre a eles, exercícios práticos para uma vida mais saudável.  O E-book Exercícios de Alongamento para Idosos serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Saiba mais clicando aqui!

Ao envelhecermos, nosso corpo sofre alterações morfológicas e funcionais que podem ocasionar doenças como a artrite e a osteoporose. A prática de exercícios e uma dieta rica em alimentos saudáveis e nutrientes ajudam a minimizar os sintomas, desde que os idosos sejam orientados por bons profissionais.

Veja uma uma sequência básica de movimentos para o pescoço e para os membros inferiores e superiores. Com o tempo, você pode incluir outras opções na lista de atividades físicas. Na dúvida, procure um profissional de educação física especializado em lidar com exercícios e alongamentos para idosos.

Exercício 1

Em pé, flexione o cotovelo direito e, com a palma da mão na orelha esquerda, faça um movimento suave para o lado. Mantenha a posição por 15 segundos e repita do outro lado.

Exercício 2

Em pé, com as pernas afastadas, estique as mão acima da cabeça, em direção ao céu. Espreguice-se e mantenha a postura esticada. Conte 15 segundos e retorne à posição inicial.

Exercício 3

Em pé, com as pernas afastadas, estique o braço direito para o lado esquerdo, na mesma linha da altura do ombro. Com a mão esquerda, pressione o cotovelo direito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Repita do outro lado.

Exercício 4

Em pé, com as pernas afastadas, projete o corpo para a frente, dobrando a coluna. Segure a ponta de um dos pés com a mão do mesmo lado do corpo, estendendo o joelho e alongando o tornozelo. O joelho da outra perna deve estar flexionado para garantir a estabilidade durante o movimento. Conte pelo menos 15 segundos e retorne à posição inicial. Repita do outro lado.

Exercício 5

Sentado, com as pernas unidas e o mais esticadas possível, flexione o corpo para a frente, até que as mãos se aproximem o máximo possível da ponta dos pés – se possível, segure a sola do sapato ou os dedos do pé. Conte 15 segundos.

Estes exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer hora do dia e cada um deve ser repetido pelo menos 3 vezes ou de acordo com a recomendação do fisioterapeuta ou do instrutor, mas é importante também levar em consideração os limites do corpo para evitar lesões nos músculos ou articulações. A regularidade com que estes exercícios de alongamento são feitos também é importante para alcançar seus benefícios e, por isso, é recomendado fazer os exercícios, no mínimo, 3 vezes por semana.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário