Curta e Siga


Como o exercício excessivo pode causar transtornos alimentares?





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como o exercício excessivo pode causar transtornos alimentares?.



Os distúrbios alimentares podem ter apresentações diversas, como restrição da ingestão, anorexia, bulimia e outras. Tais distúrbios podem ser causas de alterações metabólicas importantes, principalmente se associados a um treinamento físico inadequado.

O hábito de uma prática excessiva de exercícios físicos ou o "Compulsive Exercise", assim como os Transtornos Alimentares, podem ser determinados por fatores genéticos, sociais, familiares ou culturais. Essa compulsão caracteriza-se pela prática diária de atividades físicas padronizadas, de forma ininterrupta e obsessiva, como se a vida do praticante dependesse disso. Os indivíduos apresentam sintomas de irritabilidade, ansiedade e depressão ao não fazê-lo, e mantém o hábito mesmo contra recomendações médicas, mediante compromissos sociais, ou qualquer tipo de impedimento.

As alterações relacionadas com os exercícios são em sua maioria benéficas do ponto de vista psicológico com melhora da autoestima, bem estar geral e diminuição da ansiedade. No entanto, o exercício em excesso pode contribuir para os transtornos alimentares, em especial, a ortorexia (pessoas com hábitos saudáveis extremamente rígidos que atrapalham nas relações sociais e no trabalho do indivíduo) que traz grande prejuízo para a saúde da paciente.

Relacionado ao transtorno alimentar, o excesso de exercícios físicos ocorre em função de uma distorção e insatisfação da própria imagem corporal, ou seja o modo de sentir o peso, o tamanho ou a forma corporal mostra-se exageradamente maior e inaceitável. Assim o exercício aparece como uma estratégia de submeter o corpo às perdas instantâneas, ou em formas inatingíveis pela determinação genética, ou mesmo como uma compulsão em si, levando ao ciclo anoréxico de restrição alimentar e excesso de atividade física. A imagem corporal, o ideal de beleza e os rígidos padrões de beleza socialmente aceitos são fortes fatores no desenvolvimento de transtornos alimentares e compulsão por exercícios físicos.

Para terminar esse post, preciso falar que professor Paulo Gentil resolveu colocar em evidência tudo que aprendeu em todos os anos de estudo e experiência profissional que possui. Ele compilou seu conhecimento numa Master Certification Paulo Gentil com debate de assuntos como emagrecimento, obesidade, hipertrofia e exercícios para mulheres, crianças e idosos. Bem completo. Clique aqui e saiba mais!


Livre de vírus. www.avast.com.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário