Curta e Siga


Exercícios para Idosos em época de Pandemia





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Exercícios para Idosos em época de Pandemia.




Não é segredo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o estilo de vida é um fator essencial para se ter uma boa saúde, especialmente nos idosos. Isso porque o impacto positivo da atividade física não é limitado apenas à saúde física, como melhora da postura e equilíbrio, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, neoplasias (cólon e de mama, dentre outras), mas também traz benefícios psicológicos, como melhora da autoestima, diminuição do risco de depressão, ansiedade e estresse.

Apesar de todos os benefícios da atividade física, o sedentarismo na população é comum e é ainda maior em idosos acima dos 65 anos, afetando 37,1% dos homens e 37,2% das mulheres nesta faixa etária, como mostra um estudo epidemiológico brasileiro e podemos supor que é ainda maior em tempos de pandemia como a atual. 

Com o envelhecimento, a mobilidade e força muscular acabam comprometidas e os exercícios são fundamentais para melhorar o sistema imunológico, tão falado no momento, a resistência, a coordenação motora, o equilíbrio e a disposição ao longo do dia. Além de melhorar a saúde cardiovascular, respiratória e diminuir o estresse nas articulações.

A epidemia do COVID-19 mudou a rotina de praticamente todo o planeta. E, particularmente, afetou a vida de centenas de milhões de idosos, que estão no principal grupo de risco do novo coronavírus, justamente pelas complicações advindas das características normais da idade avançada. Questões como a imunidade e o perigo maior quanto a doenças crônicas fazem com que o quadro de quem contrai o vírus se agrave. 

Alongamentos, caminhadas leves, mesmo que pelos cômodos da casa, além de atividades que fazem uso do próprio peso corporal e danças são recomendadas e essenciais. Além dos benefícios para o corpo físico, as atividades auxiliam também na redução da ansiedade durante esse momento de pandemia

Para finalizar, estamos enfrentando uma pandemia com o COVID-19,inúmeros idosos tiveram que parar suas atividades, há um guia de exercícios práticos, Exercícios para realizar com Idoso, para que um familiar possa realizar os exercícios. O Guia contém exercícios prescritos por Fisioterapeutas, especializado em Ortopedia e Traumatologia, Doutorando em Saúde. Clique aqui e saiba mais!



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Algumas dicas:
Grupo de Whatsapp de Educação Física com Saúde
Entre no grupo do Telegram.


Deixe seu comentário:

Nenhum comentário